Buscar

Valências de um Laboratório de Análises Clínicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Valências de um Laboratório de Análises Clínicas
 As análises clínicas são importantes meios complementares de diagnóstico e consistem, fundamentalmente, na deteção e/ou medição de determinadas substâncias ou microrganismos em amostras de produtos biológicos (sangue, urina, fezes, saliva, etc.). Um laboratório de análises clínicas pode estar dividido em várias secções, sendo estas definidas segundo valências (áreas de conhecimento). As principais valências de um laboratório de análises clínicas são: 
 Hematologia: consiste no estudo do sangue, dos seus elementos figurados (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas) e patologias relacionadas (anemias, hemoglobinopatias, coagulopatias, doenças hematológicas clonais, leucemias). Dentro desta valência, as principais análises realizadas são: - Citologia das células sanguíneas (morfologia e contagem); - Estudo físico-químico e funcional das células do sangue; 
 Bioquímica: consiste principalmente no estudo da química dos processos biológicos que ocorrem nos seres vivos. No âmbito laboratorial, é efetuado o doseamento de diversas substâncias, como: colesterol, glicose, ureia, enzimas, oligoelementos, vitaminas, porfirinas e ácidos biliares. 
 Microbiologia: referente ao estudo de microrganismos (bactérias, vírus ou fungos) e ao seu impacto na saúde. Dentro desta valência temos a bacteriologia, a micologia e a virologia. 
 Imunologia: relativa ao estudo do sistema imunitário e das suas patologias. São efetuados testes para determinar a atividade do sistema imunitário em relação a determinados microrganismos ou substâncias. Temos como exemplos: - Imunologia celular e Imunoquímica; - Autoimunidade e Imunoserologia. A alergologia é um ramo específico da Imunologia, que visa o estudo e tratamento das doenças alérgicas. 
 Endocrinologia: baseia-se no estudo das glândulas endócrinas, das hormonas e das patologias relacionadas com o sistema endócrino (ex: diabetes). As principais análises realizadas são às hormonas: do eixo hipotálamo-hipofisário, da tiroide e paratiroide e das gónadas renais, suprarrenais, gastrointestinais e pancreáticas. 
 Monitorização de Fármacos e Toxicologia Clínica: resume-se ao estudo do doseamento de drogas terapêuticas e drogas de abuso. 
 Genética 
 Patologia Molecular

Continue navegando