Buscar

Frequência relativa Estatistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Histograma - Estatistica
Um histograma nada mais é que uma representação gráfica de uma distribuição de frequência. Um histograma é formado por retângulos sobreposto, sendo que a base do retângulo é formada pelos intervalo de classe e a altura do retângulo é proporcional à frequência do intervalo. Um histograma fornece uma representação visual da distribuição dos dados.
Em geral é mais adequado construir um histograma da frequência relativa. Uma das razões é que a influência do tamanho da amostra é minimizada. A área total do histograma (soma das áreas de cada retângulo, considerando a base como sendo igual a 1) é 1 ( ou 100%). Dessa forma é possível comparar duas distribuições.
O histograma é uma ferramenta extremamente útil para conhecer os dados. Ele nos mostra informações importantes, como centro e dispersão de conjunto de dados. 
 O histograma de frequência relativa é o valor percentual que é obtido por meio do resultado da divisão entre o valor absoluto e a quantidade de elementos da população ou da amostra. Para a construção da frequência relativa e acumulativa, é preciso fazer uma tabela associando a classe ao porcentual em que ela aparece no conjunto de dados. É o quociente entre a frequência absoluta da classe correspondente e a soma das frequências. 
 As vantagens de se fazer um histograma são, visão rápida de análise comparativa de uma sequência de dados históricos, rápido de elaborar, tanto manual como com o uso de um software (Por exemplo, o Excel, da Microsoft). Facilita a solução de problemas, principalmente quando se identifica numa série história a evolução e a tendência de um determinado processo.
 Podemos fazer um histograma, coletando os dados com número maior de trinta. Determinar a amplitude “R”: R= maior valor – menor valor, determinar a classe “K”. Escolha o número da classe usando o bom senso. k≈√n  determinar o intervalo da classe “H”. H = R /k. R = Amplitude (maior valor – menor valor). Determinar o limite da classe. O maior e o menor valor levantado na coleta de dados da amostra. Determinar a média de cada classe: soma do limite superior + inferior dividido. Determinar a frequência de cada classe. Fr = (F / n) x 100. Construir o gráfico, no eixo vertical à altura da classe com a frequência calculada e no eixo horizontal o intervalo de cada classe. 
Referências.
Fonte: http://www.gcseguide.co.uk/histograms.htm 04/05/2017
Fonte: http://quarknet.fnal.gov/toolkits/new/histograms.html 06/05/2017
{\displaystyle {\text{frequência relativa}}={\frac {4}{18}}\times 100\%=22,22\%}

Outros materiais