Buscar

Respostas de Direito nas Organizações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

RESPOSTA (A)- A extrafiscalidade mostra-se presente dentro de todos os impostos que compõem a sigla IOF; isto ocorre devido aos diferentes problemas existentes no mercado financeiro e à amplitude de incidência do imposto. Tanto é verdade que, devido a seu caráter extra fiscal, existe uma espécie de relativização da incidência de alguns princípios do direito tributário sobre o IOF.
RESPOSTA (A)-Justificativa: A constituição Federal no inciso III do seu art. 146 estabelece que pertence à lei complementar estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos nela discriminados, a dos respectivos fatos geradores, base de cálculo e contribuintes.
RESPOSTA(D)-Sempre que houver uma divergência na interpretação das normas, devemos utilizar os princípios que são condutores para soluções interpretativas. Os princípios constitucionais tributários oferecem as diretrizes fundamentais da nossa constituição em matéria tributária.
RESPOSTA(A)O principio da anterioridade segundo o artigo 150 é claro: o mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou; antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, observado o disposto na alínea.
RESPOSTA (B)- Conforme os princípios constitucionais tributários as alternativas corretas são II e III, onde a União não pode criar tributo que não atinja todo o território nacional, nem que de preferência a determinado estado ou município. Segundo o principio da irretroatividade tributaria a União, os Estados, o Distrito Federal e aos Municípios não pode cobrar tributos referentes a anterioridade do inicio da vigência da lei, somente após.
 RESPOSTA (E)- "Art. 112. A lei tributária que define infrações, ou lhes comina penalidades, interpreta-se da maneira mais favorável ao acusado, em caso de dúvida quanto: I à capitulação legal do fato/II- à natureza ou às circunstancias materiais do fato, ou a natureza ou a extensão dos seus efeitos;/III- à autoria, imputabilidade ou punibilidade;/IV- à natureza da penalidade aplicável ou à sua segurança.
RESPOSTA (E)- Conforme o Art. 3º Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
RESPOSTA (C)- Incorreta, pois a taxa é o tributo exigível em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização efetiva ou potencial de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição (art. 145, II, CF, e art 77, CTN). É um tributo vinculado a uma atividade estatal específica. A taxa é um tributo de contraprestação: você paga para o Estado agir, fazer algo para você.
RESPOSTA (E)- O serviço de iluminação pública não pode ser remunerado mediante taxa.
RESPOSTA (A)- No direito, lei complementar é uma lei que tem, como propósito, complementar, explicar e adicionar algo à constituição. A lei complementar diferencia-se da lei ordinária desde o quorum para sua formação.

Outros materiais