Buscar

História da Saúde no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Devido a chegada do progresso no início do século XX ocorriam muitas mudanças no país, mas também ocorriam epidemias. Além da febre amarela epidemia constatada no Rio de Janeiro e São Paulo, outras doenças assolavam outras cidades do Brasil. Em 1904 ocorreu a Revolta da Vacina por ter sido instituída a vacinação obrigatória contra:
		
	
	Malária
	
	Tuberculose
	 
	Varíola
	
	Cólera
	
	Difteria
	
Explicação:
No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
	
	 
	Ref.: 201408193786
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	O presidente Rodrigues Alves no início do século XX tem o objetivo de sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro. Indica para o programa de saneamento o médico Oswaldo Cruz, que alguns dos seus objetivos era eliminar a peste, febre amarela e instituir a vacinação obrigatória. Porque que gerou revolta na população as ideias de Oswaldo Cruz?
		
	
	Porque a vacina era apenas para as classes mais pobres.
	
	Porque criou muitas mudanças na vida das pessoas
	
	Porque ele não informou qual era a vacina.
	 
	Porque era uma campanha feita sobre a forma de imposição.
	
	Porque o desejo de querer ajudar a população foi muito repentino.
	
Explicação:
Contando com uma população de mais de 800 mil habitantes, a cidade era constantemente vitimada por surtos de febre amarela, varíola, peste bubônica, malária, tifo e tuberculose. Na tentativa de pôr fim a esse triste quadro epidemiológico, o presidente Rodrigues Alves convocou o médico sanitarista Oswaldo Cruz, que, de imediato, pôs em marcha um ambicioso plano de saneamento e higienização da cidade Seu projeto, porém, envolvia controvertidas medidas de controle da população e de seus hábitos de higiene. Por ter um caráter de forma de imposição, autoritário e invasivo, adentrando lares e desrespeitando privacidades, sobretudo da população mais pobre, a nova política sanitária foi alvo da mais hostil reação popular.
	
	 
	Ref.: 201408720709
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No início do século a população pobre só dispunha de atendimento filantrópico nos hospitais de caridade mantidos pela Igreja. Com a falta de saneamento básico e de outras estruturas a cada dia surgiam mais doentes. As epidemias ficando cada vez mais graves. O então Presidente Rodrigues Alves traçou como objetivo sanear e reurbanizar o Rio de Janeiro.  Inicia-se o programa de saneamento proposto por Oswaldo Cruz. Dentre as ações realizadas, uma é FALSA, identifique:
		
	
	Para combater a peste removeu lixos.
	
	Para combater a peste usou brigadas sanitárias espalhando raticidas.
	
	Vacinação obrigatória contra varíola.
	 
	O objetivo era eliminar a peste e a Dengue.
	 
	Para combater a febre amarela eliminou mosquitos transmissores da febre amarela.
	
	 
	Ref.: 201408740990
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX foi instituído o plano de erradicação dos cortiços, casa de cômodo e valorização dos espaços centrais da cidade do Rio de Janeiro, trazendo sérias consequências para a população de baixa renda que eram expulsas de suas casas. Esta reforma ficou conhecida como:
		
	
	reforma econômica.
	
	reforma protestante.
	 
	reforma urbana.
	
	reforma popular.
	
	reforma agrária.
	
	 
	Ref.: 201408720703
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Durante o governo de Getúlio Vargas no período conhecido como governo constitucional foi criado o Tribunal do Trabalho, a legislação trabalhista e o:
		
	 
	 Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS).
	 
	Instituto de Aposentadoria e Pensões (IAP).
 
	
	Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
	
	 Sistema Nacional de Assistência social (SINPAS).
	
	 Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (IAPAS).
	
	 
	Ref.: 201408905646
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, assinale quais das seguintes afirmativas estão corretas: I. o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; II. O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social. III. O processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
		
	
	Apenas I e III estão corretas;
	
	Apenas I e II estão corretas;
	
	Nenhuma esta correta;
	 
	Todas estão corretas.
	 
	Apenas II e III estão corretas;
	
Explicação: A evolução da história da Política de Saúde no Brasil nos mostra que o modelo de saúde adotada tem estreita relação com a economia de cada época. A economia brasileira, até a metade do século XX, era basicamente agroexportadora, baseada no café. Dessa forma, o que se exigia do sistema de saúde era, sobretudo, uma política de saneamento dos espaços de circulação das mercadorias exportáveis e a erradicação ou controle de doenças que poderiam prejudicar a exportação; O sanitarismo campanhista significa uma visão de inspiração militarista de combate a doenças de massa, com criação de estruturas destinadas a essa finalidade, com forte concentração de decisões e com um estilo repressivo de intervenção sobre os corpos individual e social, sendo o processo de industrialização, que pôs fim ao modelo econômico agroexportador, induziu ao aparecimento da assistência médica da Previdência Social.
	
	 
	Ref.: 201408193768
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No início do século XX o país vivia um momento histórico de grandes mudanças. A chegada do progresso, epidemias como a febre amarela no Rio de Janeiro e São Paulo e outras doenças também aconteciam em outras cidades do Brasil. Diante desses fatos um médico em São Paulo, morou com os doentes de febre amarela para provar que a doença não pegava por contato. Diante dessa informação assinale o nome desse médico:
		
	
	Eloy Chaves
	
	Rodrigues Alves
	 
	Oswaldo Cruz
	
	Sérgio Arouca
	 
	Emílio Ribas
	
Explicação:
Em 1903, o doutor Emílio Ribas realizou uma curiosa experiência. Trancou-se numa sala com alguns voluntários e deixou-se picar por um mosquito contaminado com o vírus da febre amarela. Em outra sala fez voluntários dormirem vestindo camisas de doentes de febre amarela sujas de urina e vômito. Dessa maneira o médico, contaminado pela febre amarela, provou que a doença não se adquire por contato direto com pessoas doentes. Felizmente, ele ficou apenas algumas semanas de cama e se restabeleceu.
	
	 
	Ref.: 201408720705
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A reforma urbana foi realizada com a retirada da população pobre do centro da cidade e derrubando vários cortiços, esse movimento se refere ao acontecimento ocorrido no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro apelidado pela população como:
		
	 
	Bota- abaixo 
	
	Revolta Tenentista.
	
	Revolta de Canudos.
	
	Revolta da Armada.
	
	Revolta da Vacina.

Outros materiais