Buscar

Química AVA2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro, 23 de abril de 2018.
Nome: 
Matrícula:	 Unidade: Centro 
Avaliação - Trabalho da Disciplina 2 [AVA 2]
Resposta:
 		No dia seguinte ao desabamento de uma estrutura metálica que deixou quatro pessoas feridas, o perito criminal Thiago Duarte do Instituto de Criminalística da UVA foi designado para proceder ao exame no local, a fim de ser atendida uma solicitação da AVA 2, bem como a responder os quesitos nela apresentados. A cobertura metálica apresenta problemas estruturais e é totalmente inapta a desenvolver o trabalho para o qual foi construída, porque o projeto mostrou materiais impróprios para esse tipo de construção e além disso, também foi observado a sua falta de conservação, que aliados, provocaram a degradação corrosiva e o seu desabamento da cobertura. Helene (1986, p. 1) define o processo de corrosão como sendo a interação destrutiva de um material com o ambiente, podendo ocorrer por reação química ou eletroquímica. A corrosão sofrida por barras de aço gera o processo mais crítico de deterioração, Cascudo (1997, p. 18) relata que a corrosão aquosa trata-se de um ataque de natureza eletroquímica, desencadeado pela formação de uma pilha de corrosão, com eletrólito formado a partir da presença de umidade e diferença de potencial entre trechos da superfície do aço. Ribeiro et al. (2014) explica que esta corrosão acarreta a formação de óxidos/hidróxidos de ferro, denominado ferrugem. Algumas características são indispensáveis para o desencadeamento desta manifestação, sendo que as principais são a existência de água, para atuar como eletrólito, a presença de oxigênio, e a existência de uma diferença de potencial. Segundo Helene (1986, p. 3), quando um aço é submergido em uma solução, ocorre a transformação de alguns átomos desse material em cátions de ferro. Essa situação combinada com a presença de reagentes acarreta na produção de íons ferro. E Verbeck (1975, HELENE, 1986, p. 3) fala que qualquer diferença de potencial produzida entre dois pontos da barra é capaz de desencadear pilhas de corrosão. Essa diferença de potencial pode ser gerada por diferença de umidade, aeração, concentração salina e tensão no aço. Conclusão técnica, quando um metal é afetado pela corrosão, perde as propriedades metálicas essenciais, tais como ductilidade, elasticidade e resistência mecânica, o que neste caso de perícia foi o fator provocante do desabamento. 
REFERÊNCIAS
CASCUDO, O. O CONTROLE DA CORROSÃO DE ARMADURAS EM CONCRETO: INSPEÇÃO E TÉCNICAS ELETROQUÍMICAS. 1. ED. SÃO PAULO: PINI, 1997.
HELENE, P. R. L. CORROSÃO EM ARMADURAS PARA CONCRETO ARMADO. 1. ED. (4. TIRAGEM) SÃO PAULO: PINI, 1986 (TIRAGEM 1999).
RIBEIRO, D. V. (COORD.); SALES, A.; SOUSA, C. A. C. DE; ALMEIDA, F. DO C. R.; CUNHA, M. P. T.; LOURENÇO, M. Z., HELENE, P. CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO: TEORIA, CONTROLE E MÉTODOS DE ANÁLISE. 1. ED. RIO DE JANEIRO: ELSEVIER, 2014.
VERBECK, G. J. MECANISMOS DE CORROSÃO DE AÇO EM CONCRETO. EM: CORROSÃO DE METAIS EM CONCRETO, 1975. DETROIT, AMERICAN CONCRETE INSTITUTE, 1975, P. 21-38.

Outros materiais