Buscar

Estudou-se, no livro da disciplina, sobre a necessidade estratégica de promover a evolução tecnológica da engenharia de transportes no

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Logística Pública
Estudou-se, no livro da disciplina, sobre a necessidade estratégica de promover a evolução tecnológica da engenharia de transportes no País, e mediante o aproveitamento sinérgico da inteligência nacional foi criado o Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centram). Fruto da parceria entre o Ministério dos Transportes e o Ministério da Defesa, estabelecida pela Portaria Interministerial MT/MD n. 407, de 28 de março de 2005. (Referência: LAURINDO, A. M; TEIXEIRA, A. V. A logística da Administração Pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014).
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o objetivo deste Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran):
	
	A
	Transformar conhecimento em tecnologia aplicada
	
	B
	Contabilizar os gastos efetivos do transporte.
	
	C
	Fiscalizar as legislações aplicadas no setor.
	
	D
	Mediar as ações tecnológicas e políticas.
	
	E
	Calcular receitas obtidas dos projetos.
Questão 2/5 - Processos Decisórios
Chama-se nimmu certo tipo de gimu (dever) de pagar as dívidas para com o próprio trabalho. Além desse tipo de gimu, existe certo tipo de giri, o dever de participar, isto é, de retribuição para com os colegas de trabalho. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Com base na informação apresentada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
	
	A
	Nas relações de trabalho, como princípio, um indivíduo japonês é devedor de obrigações para com o seu patrão (o dono), seus chefes e para com o próprio trabalho, além de ter obrigações de reciprocidade com os colegas.
	
	B
	Nas relações de trabalho, como princípio, um indivíduo japonês não é devedor de obrigações para com o seu patrão (o dono).
	
	C
	Nas relações de trabalho, como princípio, um indivíduo japonês não é devedor de obrigações para com o seu patrão (o dono), não havendo obrigações de reciprocidade com os colegas.
	
	D
	Nas relações de trabalho, como princípio, um indivíduo japonês é devedor de obrigações somente a seus colegas de trabalho; jamais deverá obrigações para com o seu patrão (o dono).
	
	E
	Nas relações de trabalho, como princípio, um indivíduo japonês é devedor de obrigações somente para o seu patrão e jamais será devedor de obrigações para com seus colegas.
Questão 3/5 - Logística Pública
Verificou-se nas considerações do livro da disciplina que, em relação ao cenário econômico atual, com a globalização e a integração de mercados, avulta a importância da logística, pois cada região detém uma vantagem sobre as demais no que diz respeito a alguma especialidade produtiva. Um sistema logístico eficiente permite às regiões explorarem suas vantagens inerentes, por meio da especialização de esforços produtivos naqueles produtos em que são fortes bem como pela exportação destes a outras regiões. (Referência: LAURINDO, A. M; TEIXEIRA, A. V. A logística da Administração Pública: conceitos e métodos. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Com base no contexto acima e nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente qual a finalidade principal de qualquer sistema logístico:
	
	A
	Satisfação do consumidor.
	
	B
	Competitividade.
	
	C
	Redução de despesas salariais.
	
	D
	Redução do tempo de produção.
	
	E
	Economia de insumos.
Questão 4/5 - Processos Decisórios
Geralmente, por ser detentor de maior parcela de meios de produção (terras, ferramentas) e de guerra (armas, cidadelas), o pater tinha o dever de oferecer oportunidade de trabalho, defesas e, sobretudo, diretrizes estratégicas que constituíssem sua base de poder. Em decorrência da ausência ou do enfraquecimento do pater, é possível ocorrer uma fragmentação do poder. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
Com base na informação apresentada, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
	
	A
	Enquanto o pater é forte e presente, o processo decisório é efetivamente descentralizado, de soma-um.
	
	B
	Quando o poder se fragmenta, um processo decisório soma-zero pode ficar fora de controle, colocando em risco a própria sobrevivência do sistema.
	
	C
	Quando o poder se fragmenta, um processo decisório soma-um pode ficar fora de controle, colocando em risco a própria sobrevivência do sistema.
	
	D
	Quando o poder se fragmenta, um processo decisório soma-um dará maior segurança e controle, garantindo a sobrevivência do sistema.
	
	E
	Quando o poder se fragmenta, um processo decisório soma-dois é forte e deve ser utilizado sempre a fim de garantir a sobrevivência da organização.
Questão 5/5 - Processos Decisórios
Realize a leitura do texto abaixo e responda ao que se pede:
Toda decisão organizacional é coletiva e existe a coobrigação entre todos, na forma de deveres giri de participar. As decisões não são tomadas fora de um contexto social ou organizacional; são coletivas para evitar a desonra de um indivíduo tornar-se devedor de uma decisão que alguém tomou em seu lugar, pois é de conhecimento cultural que os trabalhos são mutuamente dependentes. (CRUZ, Eduardo Picanço; BARRETO, Cesar Ramos; FONTANILLAS, Carlos Navarro. O Processo Decisório nas Organizações. Curitiba: InterSaberes, 2014.)
O texto está se referindo ao conceito de:
	
	A
	Teoria das decisões.
	
	B
	Teoria do poder.
	
	C
	Decisão coletiva.
	
	D
	Teoria fordiana.
	
	E
	Decisão individual.

Outros materiais