Buscar

gestao mercadologica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o texto a seguir:
A globalização e os cenários de alta mudança trazem também impactos nas formas de comunicação organizacional. Cada vez mais, os líderes precisam compreender os ambientes em que suas empresas estão inseridas para saberem como lidar com as questões de seu dia-a-dia. Suas estratégias de comunicação interna e externa deverão levar em consideração a situação econômica em que sua empresa está inserida, local e globalmente. Desafios e obstáculos como o gerenciamento de horários de reuniões entre colaboradores que estão em diferentes países, idioma a ser escolhido para suas conversações, aspectos culturais e até mesmo legais devem ser considerados. Sobre as formas de comunicação, analise os elementos a seguir, e enumere, as explicações que se relacionam a cada um deles.
I - Comunicação Institucional
II - Comunicação de Produto
III - Comunicação Financeira
IV - Comunicação de Crise
(  ) Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
(  ) Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
(  ) É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
(  ) Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	IV, II, I, III.
	
	B
	III, IV, I, II.
Você acertou!
A sequência correta é III, IV, I, II. I. Comunicação Institucional: É aquela que se ocupa de construir a boa imagem e reputação de uma organização, bem como de divulgar essa imagem aos públicos interno e externos da organização.
II. Comunicação de Produto: Não ocorre somente por meio da Publicidade em si, mas também por outras estratégias de marketing e comunicação, como a Assessoria de Imprensa, que irá divulgar as novidades junto à Imprensa. Hoje em dia as redes sociais também são importantes canais deste modelo de comunicação, pois promovem a interação direta com o público, sem intermediários. III. Comunicação Financeira: Esta forma de comunicação estabelece a interação com clientes, fornecedores, acionistas e parceiros, com objetivos comerciais ou de negócios. Quanto mais estruturada e bem elaborada for esta comunicação, melhores serão os resultados.
IV. Comunicação de Crise: Este tipo de comunicação trabalha com a possibilidade de que nenhuma empresa está livre de se ver envolvida em alguma polêmica ou notícia negativa. Acidentes aéreos, de trânsito, ambientais, denúncias de desvio de verbas, incêndios e desabamentos são alguns exemplos de acontecimentos que podem acontecer a qualquer momento, pondo em cheque a imagem da organização.
	
	C
	II, I, IV, III.
	
	D
	I, III, IV, II.
	
	E
	III, I, II, IV.
Questão 2/5
Em relação ao nível de relevância – ou importância –, as informações podem ser classificadas em quatro categorias: irrelevante, potencial, mínima e crítica. A figura abaixo ilustra essas categorias e o impacto que representam para as organizações.
Assinale “C” para a informação crítica, “M” para a informação mínima, “P” para a informação potencial e “I” para a informação irrelevante, nas afirmações abaixo, e depois marque a alternativa correta. Considere a empresa como sendo uma fábrica de equipamento eletrônico.
 
(     ) Espera-se um aumento de 40% nas vendas por dispositivos móveis
(     ) O lucro líquido foi de 102 mil reais no mês de fevereiro
(     ) O clima terá um aumento de 1% na temperatura global
(     ) O refugo de peças na prensa foi de 5% do total produzido por ela.
 
 
	
	A
	P-C-M-I;
	
	B
	M-C-I-P;
	
	C
	P-M-I-C;
	
	D
	P-C-I-M;
Você acertou!
Informações críticas são aquelas que garantem a sobrevivência da organização. As informações mínimas são usadas para o gerenciamento das atividades. As informações potenciais são aquelas que podem ter um impacto futuro, tipicamente usadas para buscar diferenciais competitivos para as empresas. As informações irrelevantes não causam impacto algum sobre a organização, e devem ser descartadas. A primeira proposição é potencial (indicador de mercado), a segunda é crítica (indicador financeiro), a terceira é irrelevante para o contexto e a quarta é mínima (indicador de qualidade de produção).
	
	E
	M-P-I-M;
Questão 3/5
Os dados são geralmente coletados em grandes volumes e em formatos inadequados para serem usados diretamente pelas pessoas. Para que se tornem úteis, é necessária a sua conversão por meio de algum tipo de formatação ou configuração que permita sua interpretação.  De acordo com o exposto, podemos exemplificar uma situação, onde José é um gerente de vendas e recebe uma planilha de vendas na região Sul no semestre corrente. Como constam todas as vendas, José decide fazer uma análise dividindo as vendas por cidade. Esta tarefa é um tipo de transformação de dados em informação, ou seja:
	
	A
	Categorização;
A divisão de vendas por cidade é categorização, pois José quer saber como está sendo a venda de cada uma delas, ou seja, saber um componente essencial. Assim, precisa classificar as vendas de acordo com as cidades. Não é cálculo, pois este se refere explicitamente a alguma operação matemática ou estatística sobre os dados. Não é condensação; na condensação tende-se a aglutinar os dados. Não caracteriza correção; a correção faz o filtro dos dados. Também não caracteriza contextualização, os dados para José já estão contextualizados na região analisada.
	
	B
	Cálculo;
	
	C
	Condensação;
	
	D
	Correção;
	
	E
	Contextualização
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Segundo os conteúdos abordados nas aulas, o modelo de comunicação junto a órgãos do governo, cuja proposta é uma forma de se estabelecer um relacionamento saudável da empresa com essas instituições, são conhecidos como:
	
	A
	Relações com a comunidade local.
	
	B
	Relações com a câmara de deputados.
	
	C
	Relações com stakeholders.
	
	D
	Relações governamentais.
Você acertou!
Relações governamentais. Frise-se que o estabelecimento deste bom relacionamento nada tem a ver com a busca por qualquer tipo de favorecimento ou práticas ilícitas. Pelo contrário, é uma maneira de se esteitar relações para evitar ruídos e eventuais problemas. Este modelo de relações atende todas as esferas governamentais.
	
	E
	Relações com a concorrência.
Questão 5/5
Um tema que está sendo muito discutido ultimamente é a geração de informações que agreguem valores às instituições, isto é, informações com qualidade e que deve ser uma das principais preocupações que uma instituição deve ter. Essas informações podem ser divididas em dois grandes grupos: informações quantitativas e qualitativas. De acordo com os nossos estudos, assinale “1” para as informações quantitativas e “2” para as informações qualitativas listadas abaixo.
 
(      ) O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente
(      ) As vendas superaram em 24% o ano anterior
(      ) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado
(      ) A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior
(      ) As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período
	
	A
	2-1-1-2-2;
Você acertou!
Informações quantitativas podem ser medidas,expressas em números e são geralmente usadas para comparar metas e resultados, especificar recursos ou produtos finais. As informações qualitativas têm natureza subjetiva e são representadas de forma descritiva, expressando julgamentos de valor ou opiniões. As informações qualitativas são: “O serviço prestado não foi apreciado pelo cliente”, “A quebra de máquinas no setor aumentou muito em relação ao mês anterior” e “As medidas de segurança adotadas foram mínimas no período”. As informações quantitativas são: “As vendas superaram em 24% o ano anterior” e “) Em 7 dos 12 meses do ano houve produção acima do planejado”.
	
	B
	2-2-1-2-2;
	
	C
	1-2-2-2-1;
	
	D
	1-2-1-1-2;
	
	E
	2-2-1-2-1;

Outros materiais