Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA INTRODUÇAO A PEDAGOGIA

Prévia do material em texto

UNIVERITAS
PEDAGOGIA
INTRODUÇAO À PEDAGOGIA
PROFESSOR EXECUTOR: 
TUTOR: FILYPE MORAIS
ALUNO: LUCIANE LANGE
Prezado(a) aluno(a),
Convido você a elaborar e executar uma entrevista sobre a prática cotidiana de um profissional em pedagogia, fica a seu critério a escolha do profissional, afinal, você já possui o conhecimento necessário do amplo campo de atuação do pedagogo.
Desta forma, solicito essa entrevista como cumprimento da atividade contextualizada da nossa IV unidade, reforço que se faz necessário a elaboração e execução de uma entrevista com o objetivo de obter maiores esclarecimentos sobre a prática docente ou não do pedagogo escolhido e ao fim uma breve descrição com sua conclusão a respeito. Seria muito interessante que a escolha do profissional fosse pautada na sua perspectiva de avaliação de sua futura profissão, o que acha?
Apresento no final do Guia de Estudo da IV unidade dois roteiros, estes podem ser usados como modelo para sua entrevista, porém, lhe deixo à vontade na escolha das perguntas.
Solicito um breve relato de no mínimo 30 linhas com sua conclusão a respeito junto a pesquisa.
Releia o guia com atenção e mãos à obra!
ENTREVISTA COM AS PEDAGOGAS DO SETOR DE ATENDIMENTO ESCOLAR DO 1° AO 5° ANO CURSO: 
 O que você entende por Pedagogia Hospitalar? E qual a função de um pedagogo dentro do Hospital? 
 O que o motivou a trabalhar a educação na classe hospitalar, e não na escola?
 Como acontece essa interação entre Hospital e escola? Há uma troca de informações em relação ao desenvolvimento de seus alunos-pacientes
 Há planejamentos, rotinas, avaliações dentro do Hospital?
 Como se dá a escolha das atividades propostas para esses pacientes, de acordo com que objetivos?
 Sob seu ponto de vista, como as crianças reagem diante dessa oferta de ensino hospitalar?
 RESPOSTAS DO QUESTIONARIO:
Pedagoga Rafaela: ``Eu acho que a função que é de todo professor em qualquer espaço, que é a de orientação e transmissão de conhecimento. Penso que em qualquer espaço o professor sempre vai ser um mediador, por isso trazemos conosco um termo do Paulo Freire que é MEDIADOR, então eu acho que é isto, em qualquer espaço sermos representante do conhecimento. Penso que o professor sempre vai ser este representante do conhecimento. É fazer uma orientação pedagógica que é o que nós fizemos, a gente orienta pedagogicamente a criança. Você trouxe os deveres? Então vamos ajudar você! Você quer um livro para ler aqui no leito? Então vamos trazer um livro para você. Acho que é mais ou menos isto``.
Pedagoga Caroline: ``Bom, falando como minha função, é estar levando uma continuidade da escola para dentro do hospital. Mas eu não vou fazer o que a escola faz ou não faz. Eu vou dar um apoio a esta criança durante este período que ela está internada, pensando na reinserção desta criança, de como ela vai voltar para a sala de aula, quando ela retornar para a escola``.
Em presença das falas das professoras, é possível compreender que o pedagogo tem um importante papel a ser desenvolvido para/com as crianças. E este papel não deixa de ser o mesmo de um professor que atua dentro de uma sala de aula em uma escola dita formal, ou seja, ele vai dar suportes para que as crianças se desenvolvam cognitiva e socialmente até a sua reinserção na escola.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
.

Outros materiais