Buscar

FILOSOFIA DA EDUCAÇAO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERITAS
PEDAGOGIA
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR EXECUTOR: BIANCA FIGUEIREDO
TUTOR: BIANCA FIGUEIREDO
ALUNO: LUCIANE LANGE
Estudo de Caso
 Tema: A importância do apoio da família na formação escolar das crianças.
 A diretora de uma escola da rede pública de ensino, Judith Gonçalves estava sentada em sua sala, analisando as informações dos resultados obtidos pelos alunos do segundo ano do Ensino Fundamental I. Verificando os relatórios de notas, ela constatou um nível muito abaixo do objetivo desejado na apreensão dos conteúdos. Judith também identificou um baixo crescimento no desenvolvimento do conhecimento. Os relatórios dos professores abordaram queixas quanto à falta de apoio das famílias desses alunos na formação escolar das crianças. Quando falamos de falta de apoio da família na formação escolar das crianças, inclui cuidados com o acompanhamento nas atividades para casa, como: a tarefa de casa, a valorização dos responsáveis no trabalho realizado pelo aluno nas atividades escolares, o apoio da família em valorizar a figura do profissional da educação, em especial o (a) “professor (a)”. Nesse contexto é muito importante, salientar os valores, a ética, a cultura do grupo social a qual faz parte. Pois, nesse processo de apoio da família à criança na escola é fundamental à formação do conhecimento e à conduta dos indivíduos em sociedade. Sabemos que a sociedade moderna enfrenta problemas políticos, devido ao modo de produção capitalista, o qual leva a comunidade global a desafios econômicos. Muito embora, essas questões não apresentem as causas imediatas, elas são consequências, e desencadeiam uma série de problemas no cotidiano dos indivíduos em coletividade. O desejo de “ter” mais e mais, pregado pelo discurso do consumismo leva as pessoas a se preocupar em conquistar “coisas”, trabalhar mais, ou mesmo, a necessidade de honrar com os compromissos econômicos assumidos pela família, enquanto que responsabilidades com a formação escolar das crianças são repassadas para a escola. Diante do exposto, pensemos como poderia modificar essa situação se utilizássemos como ferramenta a tendência pedagógica da Escola Nova, da Liberal, o que essas tendências podem contribuir para uma interação entre a família e a escola? Pois, os apoios da família à boa formação escolar envolvem muitos fatores, aqui podemos citar alguns fatores para reflexão: o afeto junto à criança na valorização das atividades escolares, o cuidado com o tipo de cobranças pelos resultados máximos das provas, compreender as dificuldades de aprendizado dos conteúdos, apoio nas atividades esportivas e culturais.
Vamos então ao nosso propósito:
· A partir dos fatos abordados acima, o que vocês fariam ao deparar com uma situação como essa?
· Façam uma análise do contexto do caso acima descrito e apresentem um relatório com as seguintes recomendações:
1. Elabore uma ação pedagógica com base teórica em uma das tendências pedagógicas abordada pelo curso.
2. Analise a seguinte condição, imagine: se as crianças do segundo ano do Ensino Fundamental I, da escola pública em que Judith Gonçalves é a diretora tivessem o apoio, atenção, cuidados e acompanhamento dos responsáveis da família, quais seriam os resultados obtidos por essas crianças no processo ensino aprendizagem? Como essa situação deveria ser abordada na escola? Como essas famílias deveriam encarar os resultados? Com cobranças ou apoio?
Conforme proposto irei criar uma dissertação baseada na teoria de uma ação pedagógica de uma escola nova, onde encontraremos, as necessidades sentidas, a análise da dificuldade encontrada, alternativas para solução do problema, a experimentação das soluções e pôr fim a solução.
Educando os pais para educar seus filhos.
 O capitalismo trouxe mudanças em ritmo acelerado na realidade social, econômica e cultural, afetando diretamente o papel dos professores e das escolas, que têm ficado sobrecarregados em sua missão educativa sem o apoio das famílias dos alunos.
 A escola e a família têm, ou pelo menos deveriam ter o objetivo comum de educar e ensinar, preparando esse aluno para a vida em sociedade. Se uma dessas instituições falhar e não cumprir o seu papel corretamente, o futuro do aluno pode estar ameaçado.
 A primeira ação a ser feita com a família que ainda não sabe da sua responsabilidade para com o aluno é explicar qual o papel da escola e qual é o papel dos pais ou responsáveis no processo de aprendizagem e formação do aluno. A escola deve ajudar expondo de forma clara e objetiva que a participação da família no desenvolvimento educacional do aluno é de extrema importância e incentivar a família em suas ações com mudanças de comportamento, como por exemplo, mostrar interesse nas atividades feitas pelo aluno, valorizar essas atividades, valorizar o Professor, disciplinar em sua rotina um momento para o estudo sem cometer exageros, cultivar na rotina familiar a importância do saber.
 É preciso alertar a família sobre os riscos e resultados negativos da falta de apoio na rotina de ensino do aluno, colocando para os mesmos, que o papel da escola deve ser voltado para a pedagogia e que por se tratar de um ambiente coletivo será preciso trabalhar a formação moral e ética dos alunos e que essa formação moral e ética deve ser ensinada principalmente pela família.
 A escola deve ser pensada como uma extensão do que o aluno aprende em casa, integrando toda uma rotina socialmente positiva para esse aluno. Muitas vezes para poder educar os filhos, temos que primeiro educar os pais, pensando nisso talvez seja necessário à criação de um "modelo ideal" de família participativa para ilustrar de maneira didática o objetivo desse trabalho.
 Se a família não apoiar a escola e tão pouco acompanhar a criança ou adolescente em sua rotina estudantil, pode gerar no aluno o sentimento de negligência e abandono e esse sentimento gera condutas caóticas e desordenadas, que refletem na escola e também em casa com falta de disciplina e baixo rendimento escolar.
 Entendemos que a competitividade no mercado de trabalho impulsionada pelo Capitalismo, faz com que muitos familiares tenham que buscar sempre o aperfeiçoamento profissional, o que tem influenciado diretamente no afastamento familiar e que gera ações controversas entre esses familiares e seus filhos.
 A escola serve a sociedade, presta contas do seu trabalho, mas para isso funcionar de forma positiva precisa criar ações para que a família participe da vida escolar do aluno. Deve haver muito diálogo para que haja a compreensão de ambas as partes. Ouvir o que os pais têm a dizer em relação ao problema do mau desenvolvimento dos alunos e juntos achar soluções para construir uma boa relação entre a escola e a família, é um ótimo início para a resolução dos problemas.
 Desfazer a confusão de papéis que a escola e a família possuem é primordial, pois a família tem o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotinas de estudo. Conseguindo uma ligação estreita entre essas instituições, resultando em ajuda recíproca e frequente, obtemos a correta divisão de responsabilidades.
 É preciso em muitos casos que a família recupere a autoridade fisiológica, sem autoritarismo excessivo, pois há nessa nova geração de pais uma permissividade que pode ser sentida pelo próprio aluno como desinteresse e abandono. Não impor limites pode ser prova de humildade, mas também gera o descompromisso em relação aos filhos e ao futuro da sociedade. Essa generosidade libertária é vista pelos próprios alunos como uma grande ausência dos seus familiares. Para que isso não aconteça, é preciso enxergar a educação como um ato de amor de ambas as partes envolvidas nesse processo. Muitas vezes os pais trabalham, chegam cansados e mal perguntam para seus filhos como foi o dia deles, atitudes como essas fazem surgir os problemas de convivência, crises existenciais, frustrações inúmeras para a vida desse aluno. Enxergando o problema por esse contexto, a família deveter a consciência de que a falta de apoio e atenção na vida estudantil do aluno, também pode ser considerada uma violência contra o bem-estar do mesmo.
 Por outro lado, a escola de hoje tem funções que a obriga ir além da sala de aula, pois o contato com a realidade de cada aluno de maneira afetuosa é primordial para conseguir o apoio da família.
 De acordo com o trabalho existente em países asiáticos, o engajamento familiar no processo de aprendizagem tem surtido excelentes resultados, pois tais estudantes estão sempre nas listas dos melhores do mundo. Com aplicações de ações pedagógicas em conjunto com as famílias, levando em conta que ambos têm muito a aprender uns com os outros, os estudantes são extremamente beneficiados, uma vez que esse vínculo forma uma grande família. O principal responsável em promover grandes iniciativas como, atividades culturais, projetos educacionais, orientações contínuas para os pais, é da escola. Abrindo suas portas a escola leva a família a participar constantemente do ambiente de aprendizagem. A família por sua vez tem o dever de participar dessas ações sem se limitar apenas em ajudar nas lições de casa e nas idas as reuniões de pais e mestres.
 Essa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível, pois ter uma educação de qualidade é um objetivo antigo da nossa sociedade. Mas essa mesma sociedade que deseja ver mudanças na área da educação, precisa entender que não depende apenas dos governantes ou professores, é preciso que cada um faça sua parte para que tudo isso se torne realidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/importancia-familia-processo-ensino-aprendizagem-dos-alunos-escola-maria-nazare-oliveira-jardim-ii.htm
. 
http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/1843/1431

Outros materiais