Buscar

Relatório analitica

Prévia do material em texto

Química Analítica 
I
I
, Relatório Experimental
 Final.COMPLEXOMETRIA
Nomes dos autores
Caroline Ieque Silveira.
Data de Entrega: 28/ fevereiro/ 2018
OBJETIVO
Determinar por titulação complexométrica o teor de Ca2+ no leite, utilizando como titulante a solução de EDTA.
INTRODUÇÃO
A titulação por complexação é uma técnica de análise volumétrica que utiliza métodos baseados na formação de compostos complexos, que são compostos originados da ligação coordenada de pares eletrônicos disponíveis além do octeto com íons metálicos. Nesta técinca a formação de um complexo colorido formado entre o analito e o indicador, que posteriormente torna-se livre com uma outra coloração, é usada para indicar o ponto final da titulação.
 ¹ As reações de formação de complexos apresentam diversas utilidades em química analítica, mas sua aplicação clássica está nas titulações complexométricas. Nessas titulações um íon metálico reage com um ligante adequado para formar um complexo, e o ponto de equivalência é determinado por um indicador ou por um método instrumental apropriado (SKOOG, 2005).
O agente complexante de maior importância é o EDTA, que formam complexos muito estáveis com vários íons metálicos. Ainda nestas titulações é muito importante o ajuste do pH do meio em análise, uma vez que em meio ácido, os íons H+ competirá com os íons metálicos na quelação e em meio alcalino os íons metálicos tendem à formação de hidróxidos alcalinos pouco solúveis. Como a ação máxima complexante do EDTA é em meio fortemente alcalino, muitas vezes há necessidade de adição de um agente complexante auxiliar nas titulações.
Os indicadores usados na volumetria de complexação, chamados de indicadores metalocrômicos, são agentes complexantes fracos que exibem cores diferentes na forma complexada e na forma livre. Quando esse indicador é adicionado à solução a ser titulada, ocorre a formação de um complexo colorido com o analito.
O indicador que foi usado para a pratica foi a murexida, que foi usada para manter o ph alcalino, e para ajudar na titulação pela mudança de coloração.
METODOLOGIA 
3.1 – Materiais e equipamentos
	
Erlenmeyer 
Bureta
Béquer
Espátula 
Proveta
Pipeta Volumétrica
EDTA 0,01mol
NaOH 4%
Murexida
Água Destilada
Amostra (leite)
3.2 – Procedimento
Preparar uma solução de 500 ml de EDTA (que foi preparado na aula prática, pesando 1,86205g de EDTA e diluindo em um balão de 500ml)
No erlenmeyer colocar: (repetir em três erlenmeyer)
1 ml de amostra (leite)
100 ml de água destilada
10 ml de NaOH 4%
Uma pitada de Murexida
Medir o PH das soluções nos erlenmeyer e certificar que o ph esteja maior ou igual a 12 
A solução ficará rósea, e após a titulação deverá ficar violeta 
RESULTADOS E DISCUSSÃO 
Preparamos a bureta com o EDTA para a titulação; logo após colocarmos a amostra, a água destilada, o NaOH e a Murexida em três erlenmeyer .
Figura 1: Soluções antes da titulação com EDTA
Tabela 1
	Titulação
	Volume gasto de EDTA (mL)
	Concentração de EDTA (mol.L-1)
	1ª
	3,9
	0,0039
	2ª
	3,8
	0,0038
	3ª
	3,7
	0,0037
	
Média ()
	3,8
	0,0038
Figura 2: Soluções após a titulação com EDTA
 
Cálculos: 
1ª Titulação:
 
 
2ª Titulação:
 
3ª Titulação: 
 
 
Calculamos a média da mCa	²+
 
Calculo do Desvio
Comparando com o rotulo do leite a diferença é de 	95mg a mais, pois no rotulo consta mCa²+ igual a 209mg 
CONCLUSÃO
Através das titulações utilizando a solução de EDTA preparada, de concentração aproximada de 0,01 mol/L, pode-se determinar à concentração de Ca²+ no leite, onde esta se mostrou superior à contida no rótulo.
REFERÊNCIAS
	
1 Skoog, D. A.; West, D. M.; Holler, F. J.; Crouch, S. R., Fundamentos de Química Analítica, São Paulos: Thomson, 2005. (Citação)
ATKINS, P; JONES, L. Princípios de química; questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto alegre: Bookman, 2006.
Vogel, A. I.; Análise Química Quantitativa, Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1992
https://www.infoescola.com/quimica/complexometria/ . acesso em 26/02/2018
4

Continue navegando