Buscar

Questionário Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL 4 – PEDRON
O que e funcionário público para efeitos penais?
A lei penal estabelece em seu art. 327 que considera-se funcionário público, para efeitos penais quem embora transitoriamente ou sem remuneração exerça cargo, empregou ou função pública.
E o que funcionário público estrangeiro para efeitos penais?
Segundo o art. 337 considera-se funcionário público estrangeiro para efeitos penais quem ainda que transitoriamente ou sem remuneração exerce cargo, emprego ou função pública em entidades estatais ou em representações diplomáticas de país estrangeiro. Além disso por equiparação quem exerce cargo emprego ou função pública em emprestas contratadas pelo poder público de país estrangeiro.
Diferencie corrupção passiva, ativa, concussão e excesso de exação?
Corrupção passiva: se solicita ou se recebe, para si ou para outros diretas ou indiretamente ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mais em razão dela vantagem indevida. Crime próprio.
Corrupção Ativa: Oferecer a vantagem indevida a funcionário público em troca de algum favor quando a vantagem e exigida por funcionário público a outro ao crime e de concussão.
Excesso de exação: O funcionário público exige um pagamento que ele sabe ou deveria saber ser indevido.
Diferencie os crimes de contrabando descaminho e facilitação de contrabando e descaminho, identificando quem pode ser sujeito ativo e passivo em cada crime?
Contrabando: E a pratica de importação ou exportação clandestina de mercadoria ou bens de consumo que dependa de registro, análise ou autorização de órgão público competente.
Descaminho: É a entrada ou saída de produtos permitidos mais sem pagar pelos tramites burocráticos tributários devidos. 
O crime de descaminho e o de contrabando trata-se de crimes comuns o sujeito ativo pode ser qualquer pessoa. Sujeito passivo será o estado em caso de contrabando.
Facilitação de contrabando e descaminho: Caso o funcionário público que figure como polo ativo infrinja seu dever funcional de fiscalizar figurará o crime de fiscalização de contrabando e descaminho. Art. 318
Quais os tipos de peculato existentes?
Peculato apropriação
Peculato desvio
Peculato furto
Peculato culposo 
Peculato mediante erro de outrem (peculato estelionato)
Peculato eletrônico.
Em que consiste o delito de resistência?
Consiste em opor-se a execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxilio, art. 329.
Diferencie os delitos de tráfico de influência, concussão, prevaricação, corrupção ativa e passiva?
Tráfico de influência: Consiste na prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoa em posição de autoridade, para obter favor ou benefícios para si ou para terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento.
Concussão: E o ato de exigir para si ou para outrem direta ou indiretamente ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mais em razão dela vantagem indevida.
Prevaricação: E o crime cometido por funcionário público que usa o cargo e poder para satisfazer interesses pessoas atrasando ou deixando de praticar suas funções de ofícios.
Corrupção ativa: É oferecer vantagem indevida a funcionário público em troca de algum tipo de favor ou benefício.
Corrupção passiva: É um crime previsto no código penal brasileiro que consiste no ato de o agente público pedir ou receber algum tipo de compensação ilícita em troca de serviço relacionado com a sua atividade pública.
Diferencie crimes funcionais próprios e impróprios?
Crimes funcionais próprios: São aqueles cuja a exclusão da qualidade de funcionário público torna o fato atípico. Ex: Prevaricação.
Crimes funcionais próprios impróprios: São aqueles em que excluindo-se a qualidade de funcionário público haverá a desclassificação para crime de outra natureza. Ex: Peculato.
Diferencie prevaricação de condescendência criminosa?
Prevaricação: É o crime cometido por funcionário público que usa o cargo e poder para satisfazer interesses pessoais, atrasando ou deixando de praticar as suas funções de oficio.
Condescendência criminosa: De acordo com o descrito no C.P, ‘’deixar o funcionário, por indulgencia, de responsabilizar subordinado que cometeu infração no exercício do cargo ou, quando lhe faltar competência, não levar o fato ao conhecimento da autoridade competente.
Diferencie os crimes de tráfico de influência de exploração de prestigio?
Tráfico de influência: Consiste na prática ilegal de uma pessoa se aproveitar da sua posição privilegiada dentro de uma empresa ou entidade, ou das suas conexões com pessoa em posição de autoridade, para obter favor ou benefícios para si ou para terceiros, geralmente em troca de favores ou pagamento.
Exploração de prestigio: Este crime consiste em obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em funcionário público no exercício da função, crime cuja conduta do agente seja pretexto para influir em juízo; jurado; órgão do ministério público; funcionário da justiça; perito; tradutor; interprete ou testemunha.
Diferencie os crimes de constrangimento ilegal, excesso de exação e violência arbitraria?
Constrangimento ilegal: Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou fazer o que ela não manda.
Excesso de exação: Se o funcionário público exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando devido, emprega na cobrança meio vexatório ou gravoso, que a lei não autoriza.
Violência arbitraria: Crime contra a administração pública em que o funcionário público pratica constrangimento físico no exercício de funções ou a pretexto de exercê-la
Diferencie os crimes de advocacia administrativa do de prevaricação?
Advocacia administrativa: patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário.
Prevaricação: Retardar ou deixar de prática, indevidamente ato de oficio ou pratica-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Qual o momento da consumação do delito de abandono de função?
A consumação do delito dar-se quando o servidor público intencionalmente e por mais de 30 dias consecutivos, sem justificativa previa, salvo nos casos previsto na lei 10.261/68 .
Diferencie os delitos de resistência de desobediência?
Resistência: Art. 329 e a oposição de ato legal de funcionário público mediante violência ou grave ameaça.
Desobediência: E o não cumprimento, a não obediência a ordem legal de funcionário público, desobedecendo a ordem (Civil, Administrativa e Penal).
Brasileiro nato pode responder pelo crime de ingresso de estrangeiro expulso, justifique?
O brasileiro nato pode responder por concurso de pessoas na qualidade de participe. 
Diferencia os delitos de calunia, denunciação caluniosa e comunicação falsa de crime ou contravenção?
Calunia: E a imputação falsa de crime contra a honra da vítima, cuja o processo e movido pelo ofendido ou representante legal, que consiste em imputar falsamente fato definido como crime, ação penal privada.
Denunciação caluniosa: Crime contra a administração da justiça cujo o processo e movido pelo MP, onde o autor tem o objetivo de prejudicar a vítima perante as autoridades com imputação falsa de crime ou contravenção. Ação penal pública condicionada.
Comunicação falsa de crime ou contravenção: provocar ação de autoridade por comunicação de crimes ou contravenção inexistente que sabe não se ter verificado, onde implica prejuízo para a administração da justiça onde a denúncia não necessita de autor determinado.
Diferencie os crimes de favorecimento pessoal e o de favorecimento real?
Favorecimento pessoal: Pode ser na forma tentada, admite exclusa absolutória, deixa de subsistir causa de exclusão de antijuricidade, culpabilidadeda punibilidade e extinção da punibilidade, assegura a fuga do autor, auxilio ao autor e não ao crime.
Favorecimento real: Não pode ser na forma tentada, não admite escusa absolutória, não deixa de subsistir por existe causa de exclusão de culpabilidade ou extinção da punibilidade. Assegura o proveito do crime.
Diferencie os crimes de patrocínio infiel e tergiversação?
Patrocínio infiel: E um dos crimes praticados contra a administração da justiça consiste em trair, na qualidade de advogado ou procurador, o dever profissional prejudicando interesse cujo o patrocínio em juízo lhe e confiado.
Tergiversação: E o patrocínio sucessivo ao mesmo tempo aos clientes.
Diferencie os crimes de arrebatamento de preso e motim de preso?
Arrebatamento de preso: Tira com violência pessoa cuja a prisão foi decretada, incluindo-se aqueles que, cautelarmente foram detidos, prisão temporária, preventiva ou semelhante e os que estão cumprindo pena afim de maltrata-lo, do poder de quem o tenha sobre custodia ou guarda. O fato e atípico quando se tratar de menor infrator, pois não se pode considera-lo preso.
Motim de preso: Revoltar-se ou entrar em conflito com a ordem vigente preso, perturbando a ordem ou a disciplina da prisão o delito e de concurso necessário, embora somente se possa falar em motim ou revolta, com perturbação da ordem, quando houver mais de três presos sublevando-se.
Diferencie os crimes de fuga de preso presa ou submetida a medida de segurança, evasão mediante violência contra a pessoa e arrebatamento de preso?
Fuga de pessoa presa ou medida de segurança: Promover ou facilitar a fuga de pessoa legalmente presa ou submetida a medida de segurança detentiva. O fato e atípico quando se tratar de fuga de menor infrator pois não se pode considera-lo preso ou submetido a medida de segurança.
Evasão mediante violência contra a pessoa: evadir-se ou tentar evadir-se o preso ou individuo submetido a medida de segurança detentiva, usando de violência contra a pessoa exercida contra o ser humano, não se incluindo, a violência contra coisa como ocorre com o detendo que serra as grades da prisão.
Arrebatamento de preso: Tira com violência pessoa cuja a prisão foi decretada, incluindo-se aqueles que, cautelarmente foram detidos, prisão temporária, preventiva ou semelhante e os que estão cumprindo pena afim de maltrata-lo, do poder de quem o tenha sobre custodia ou guarda. O fato e atípico quando se tratar de menor infrator, pois não se pode considera-lo preso.

Outros materiais