Buscar

PAPER PRÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

� PAGE \* MERGEFORMAT �3�
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NA VIDA ACADÊMICA
Ângela Souza de Moura
Marco Antônio Arend
Paulo Roberto Cabreira Soares
Professora - Ângela Cristina Valentini Schiochetti
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Curso (EMD0802) – Prática do Módulo I
18/12/17
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da metodologia do trabalho acadêmico no ensino superior e quais os benefícios que essa disciplina oferece na vida acadêmica. O propósito deste estudo é diferenciar e reconhecer os vários tipos de pesquisas aplicadas e sua metodologia na formação dos profissionais, visando à produção de trabalhos focados em pesquisas científicas, levando o aluno a expressar-se de maneira clara, apresentando um pensamento organizado e ordenado estimulando assim a prática da leitura da análise e interpretação de textos e a formação de uma opinião de valor, crítica ou apreciação. A tipologia utilizada neste trabalho foi a pesquisa documental, através de análises técnicas e bibliográficas, possibilitando assim, a identificação e avaliação da importância da pesquisa na vida acadêmica. Através deste estudo foi possível identificar e avaliar o quanto essa disciplina é fundamental para as práticas acadêmicas nas Instituições de ensino superior. 
 
 
Palavras-chave: Pesquisa acadêmica. Tipos de pesquisa. Métodos. Ensino Superior
1 INTRODUÇÃO
Este estudo objetiva conhecer os vários tipos de metodologias usadas pelas Instituições acadêmicas no nível superior assim como identificar a importância da metodologia que cada Instituição adota para o desenvolvimento das práticas acadêmicas e as contribuições dessa disciplina para a formação de profissionais capazes de produzir trabalhos fundamentados em pesquisas, pois, a metodologia almeja levar o aluno a comunicar-se de forma inteligível, demonstrando um pensamento estruturado, plausível e convincente, através de regras que facilitam e estimulam à prática da leitura, da análise e interpretação de textos e consequentemente a formação de juízo de valor com argumentação. 
2 CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
Podemos afirmar que a prática nasce da concepção sobre o que deve ser realizada e qualquer tomada de decisão, fundamenta-se naquilo que se afirmar como o mais lógico, racional, eficiente. Os trabalhos de graduação devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento (FONTE, 2014). 
No campo da Educação, a ciência se faz presente, segundo Betti (2005)
“Tal área de atuação” não se caracteriza, apenas, como uma ciência especifica, mas como uma área acadêmica – profissional com necessidades e características próprias, que se vale das diversas ciências e da filosofia para construir seus objetos de reflexão e direcionar sua intervenção pedagógica.
3 TIPOS DE PESQUISA
De acordo com Araujo e Salgues (2008):
“A pesquisa surge, no contexto universitário, como sendo uma possibilidade de superação do ensino – pesquisa, um passo a mais no sentindo da interdisciplinaridade. Não é agrupando os saberes, em forma de disciplinas, mas reunindo as atividades dos docentes, pela pratica do trabalho cooperativo, juntos em torno de um mesmo problema de pesquisa, que os conhecimentos integrados e interdisciplinares serão produzidos”.
 Metodologia e tipo de Pesquisa Qualitativa: Não se preocupa com relação aos números, mas sim com relação ao aprofundamento e de como ela será compreendida pelas pessoas. 
Metodologia de Pesquisa Quantitativa: Diferente da pesquisa qualitativa, este método busca por resultados que possam ser quantificados, pelo meio da coleta de dados sem instrumentos formais e estruturados de uma maneira mais organizada e intuitiva. 
Pesquisa Acadêmica: Esta é realizada na academia, ou seja, em uma instituição de ensino superior sempre sendo conduzida por pesquisadores que geralmente são os professores universitários ou pesquisadores independentes. Este tipo de pesquisa visa o conhecimento para determinada disciplina que o acadêmico esteja estudando. 
Pesquisa Exploratória: Esta pesquisa busca constatar algo em um organismo ou em determinado fenômeno de maneira a se familiar com o fenômeno investigado de modo que o próximo passo da pesquisa possa ser bem compreendido e com maior precisão.
 Pesquisa Experimental: Esta pesquisa envolve qualquer tipo de experimento que auxilie no desenvolvimento da pesquisa.
Pesquisa Laboratorial: Muitas vezes confundida com a pesquisa experimental mesmo que algumas sejam de cunho experimental, porém, muitas vezes as ciências sociais e humanas deixam de lado este tipo de pesquisa por tratar de estudos que envolvem experiências. O que o denomina como laboratorial é o fato de que elas ocorrem em situações controladas. A maioria das pesquisas é realizada em locais fechados (laboratórios) e até mesmo ao ar livre ou em ambientes artificiais. Em todas as pesquisas laboratoriais necessitam de um ambiente possível de ser controlado, estabelecido de forma prévia de acordo com o estudo a ser desenvolvido.
Pesquisa empírica: Realizada em qualquer ambiente, se dá por meio de tentativa e erro. A principal finalidade desta pesquisa é testar hipóteses que tratam de relações de causa e efeito.Pesquisa de campo: Este tipo de pesquisa vai muito além da observação dos fatos e fenômenos e faz uma coleta do que ocorre na realidade a ser pesquisada. Depois disso, elas são analisadas e seus dados são interpretados com base em uma fundamentação teórica sólida com o desígnio de elucidar o problema pesquisado.
Pesquisa Teórica: Este tipo de pesquisa faz uma análise de determinada teoria, sempre utilizando embasamentos teóricos para explicar a pesquisa que está sendo levantada. Artigos científicos é um exemplo de uma pesquisa teórica.
4 DIFERENÇA ENTRE MÉTODOS E TÉCNICA
E então, como podemos diferenciar método e técnica? 
Veja o que Fachin (2003, p. 29) escreve:
Vale a pena salientar que métodos e técnicas se relacionam, mas são distintos. O método é um conjunto de etapas ordenadamente dispostas, destinadas a realizar e antecipar uma atividade na busca de uma realidade; enquanto a técnica está ligada ao modo de se realizar a atividade de forma mais hábil, mais perfeita. [...] O método se refere ao atendimento de um objetivo, enquanto a técnica operacionaliza o método.
	
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A importância da disciplina em relação à formação profissional está relacionada com alguns princípios como: reconhecer a importância da Metodologia no processo ensino-aprendizagem, como instrumento teórico-prático, envolvendo a pesquisa, extensão e a prática de ensino na escola ou outras instituições; expressar-se nos documentos técnicos e específicos e nas relações interpessoais; Verificou-se através dessa pesquisa que a metodologia é importante para os acadêmicos, pois os auxilia a fundamentar suas ideias e organizar seus pensamentos para que ao redigir seus trabalhos possam estar coerentes e dentro das normas da ABNT. Na avaliação o conteúdo é o mais importante, porém a estrutura física do trabalho deve ser levada em consideração para que este esteja bem organizado e apresentável.
Através dos trabalhos acadêmicos e com a metodologia os alunos passam a conhecer as diversas etapas pelas quais precisam passar para realizar suas pesquisas, precisam aprender a se organizar, adaptando-se as condições as quais se encontram como: o tempo, dedicação da qual devem dispor, ambiente, local e custo da pesquisa. Para o acadêmico a metodologia funciona não apenas como método para elaboração de trabalhos, mas também como um instrumento na busca pelo conhecimento.
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de Metodologia Científica. São Paulo: Pioneira, 1997.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 7ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
EDUCAÇÃO, Portal. Metodologia Científica: Tipos de pesquisa. Disponível em https://www.portaleducacao.com.br 
ARAÚJO.F.R.de.S, SALGUES.L.J.de.V. A problemática da interdisciplinaridade nos cursos de graduação em administração: proposta para reflexão teórica 2006. Disponível em www.ead.fea.usp.br/Semead/8semead/resultado/trabalhos PDF/64.pdf. 
FACHIN, Odília, Fundamentos de metodologia. São Paulo: Atlas, 2003, p. 29)
BETTI.M. Educação física como prática científica e prática pedagógica: reflexão a luz da filosofia da ciência. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes. São Paulo V.19 n.3, julho/setembro 2005;

Outros materiais