Buscar

FISICA TRES APRENDIZADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

EXERCICIO AULA 01
1.Questão 	
Em um laboratório de elétrica, desenvolveu-se o experimento que consistia em colocar duas cargas elétricas positivas, de Q1=4 C e Q2=5 C, em vácuo separadas pela distância de 20cm. (Considere k0 =9x109 N.m2/C2)
RESPOSTA=90N
 	
2.Questão 	
Considere o circuito com resistores abaixo:
Se o valor de cada um dos resistores tiver um valor de 6 ohms, a resistência equivalente total será de:
RESPOSTA=1,5 ohms
 	
3.Questão 	
Consideremos um circuito fechado, com uma bateria cuja força eletromotriz seja igual a 12 V, e com um resistor de 3 ohms. A resistência interna da bateria é de 1 ohm. Se utilizarmos um amperímetro (considere sua resistência interna nula) para medir a corrente que passa pelo circuito, ele indicará
RESPOSTA=3 A
 	
4a Questão 	
Três esferas condutoras idênticas I, II e III têm, respectivamente, as seguintes cargas elétricas: 4q, -2q e 3q. A esfera I é colocada em contato com a esfera II e, logo em seguida, é encostada à esfera III. Pode-se afirmar que a carga final da esfera I será:
RESPOSTA=2q 	
5a Questão	
Seja E o vetor campo elétrico num ponto de A de um campo elétrico. Colocando-se uma carga elétrica puntiforme q em A, a força elétrica F a que a carga fica submetida
RESPOSTA=tem o mesmo sentido de E se q > 0 e sentido oposto se q < 0;
6a Questão 	
Joana penteia seu cabelo. Logo depois verifica que o pente utilizado atrai pequenos pedaços de papel. A explicação mais plausível deste fato é que:
RESPOSTA=o pente se eletrizou;
   	
Exercício: AULA 02 
1a Questão	
Uma carga puntiforme de -10 x 10-6 C é lançada em uma campo elétrico de intensidade 10 6 N/C e a mesma adquire um sentido horizontal. Podemos afirmar que a intensidade da força que atua sobre a carga neste caso é igual a:
RESPOSTA=10 N
 	
2a Questão 	
Em um experimento de Física, um aluno dispunha de 4 esferas idênticas e condutoras (A, B, C e D), carregadas com cargas respectivamente iguais a -2Q, 4Q, 3Q e 6Q. O estudante então colocou a esfera em contato com a esfera B e a seguir com as esferas C e D sucessivamente. Ao final do processo feito pelo aluno, podemos afirmar que a carga adquirida pela esfera A foi:
RESPOSTA=4Q
3a Questão 	
Na figura a seguir, um bastão carregado positivamente é aproximado de uma pequena esfera metálica (M) que pende na extremidade de um fio de seda. Observa-se que a esfera se afasta do bastão. Nesta situação, pode-se afirmar que a esfera possui uma carga elétrica total
RESPOSTA=POSITIVA
4a Questão 	
São bons condutores elétricos os materiais compostos por
RESPOSTA=metais e soluções eletrolíticas.
5a Questão 	
Duas cargas, de 2 micro C e 4 micro C, estão, no vácuo separadas por uma distância d. Se dobrarmos a distância entre elas bem como o valor das cargas, a força de repulsão entre elas :
RESPOSTA=Não se alterará.
 	
6a Questão	
Uma esfera condutora com carga elétrica +Q é aproximada de outra esfera condutora neutra, sem encostar ou gerar descargas elétricas. Durante a aproximação, a esfera neutra:
RESPOSTA=somente sofre indução eletrostática
 	
Exercício: AULA 03 
1a Questão 	
A figura mostra a configuração das equipotenciais (linhas tracejadas) de um campo eletrostático. Uma carga de 0,02 C deve ser deslocada entre os pontos A e B, pela trajetória indicada por traço cheio, na figura. O trabalho realizado pelas forças eletrostáticas no deslocamento de A para B é de:
RESPOSTA=0,08 J
2a Questão 	
Considere a situação onde uma carga puntiforme Q, de 2x10-6 C e que está no vácuo, gera um campo elétrico. Podemos afirmar que, em um ponto A, situado a 2m da carga Q, é gerado um potencial elétrico de intensidade: (Considere k=9x 10 9N.m 2/C 2)
RESPOSTA=9000V
 	
3a Questão 	
A figura abaixo mostra o movimento de elétrons livres ao longo de um fio de cobre. Desejando-se obter um tipo de movimento exatamente igual ao mostrado na figura, é necessário adotar o seguinte procedimento:
 
RESPOSTA=conectar as extremidades do fio em uma bateria que gere uma diferença de potencial, sendo que na extremidade esquerda deve ficar o pólo positivo.
 
4a QuestAO	
Campo elétrico pode ser entendido de forma qualitativa como sendo a influência do campo da carga elétrica, que pode assumir diversas configurações.  Seja um campo elétrico um
Considerando o exposto, calcule a distância entre dois pontos A e B em um campo elétrico uniforme de linhas paralelas e de intensidade igual a 400V/m e d.d.p igual 40V.
RESPOSTA=0,10 m
   	
5a Questão 	
Um elétron-volt (eV) é, por definição, a energia cinética adquirida por um elétron quando acelerado, a partir do repouso, por uma diferença de potencial de 1,0 V. Considerando a massa do elétron 9,0 x 10-31 kg e sua carga elétrica em valor absoluto 1,6 x 10-19 C, a velocidade do elétron com energia cinética 1,0 eV tem valor aproximado:
RESPOSTA=6,0 x 105 m/s
6a Questão	
O conceito de potencial representa um sofisticado recurso matemático para a resolução de problemas de eletromagnetismo.
Considere o campo elétrico gerado por uma carga puntiforme Q=16mC no vácuo. Determine o potencial elétrico no ponto A a 8 cm da carga.
RESPOSTA=1.800V
  
EXERCICIO AULA 04
1a Questão 	
Dois resistores, A e B, estão ligados em paralelo e sua resistência equivalente é 8 ohms. Sendo a resistência de A quatro vezes maior que a de B, podemos afirmar que a resistência de A, em ohms, é:
RESPOSTA=40.
 	
2a Questão 	
Uma carga elétrica puntiforme cria no ponto P, situado a 20 cm dela um campo de módulo 900 V/m. O potencial no ponto P é:
RESPOSTA=!80 v
3a Questão	
Nos quatro vértices de um quadrado são fixadas quatro cargas +Q e - Q, alternadamente. Considere o campo elétrico e o potencial no centro do quadrado como E e V, respectivamente. Assinale a opção correta:
RESPOSTA=V maior que zero e E igual a zero.
4a Questão 	
As unidades de resistência, diferença de potencial e intensidade de corrente elétrica são, respectivamente
RESPOSTA=ohm, volt e ampère;
5a QuestãO	
Amperímetro é um aparelho que serve para medir
RESPOSTA=intensidade de corrente elétrica;
6a Questão 	
No gráfico abaixo pode-se observar a variação da corrente elétrica i em função do tempo t através da secção transversal de um condutor. A partir dos dados fornecidos, podemos afirmar que a carga elétrica total que circulou por esta secção. Considere a carga do elétron = 1,6.10 ¿ 19 C.
RESPOSTA=0,6C
EXERCICIO AULA05 	
1a Questão 	
Considere um fio longo reto, percorrido por uma corrente elétrica constante. O módulo do vetor indução magnética produzido pela corrente a 2,0 cm do fio é igual a 2,0T. Qual a intensidade do vetor indução magnética a 1,0 cm do mesmo fio, quando percorrido pela mesma corrente?
RESPOSTA=4,0T
2a Questão 	
Considere que um gerador de resistência de 8 Ω é ligado por um fio de resistência de 4 Ω a um receptor, em série, com o qual está um resistor de 20 Ω. O gerador tem uma fem de 500 V e o receptor, uma força contra-eletromotriz de 100 V. A corrente terá intensidade de:
RESPOSTA=12,5 A
3a Questão 	
Um aparelho quando ligado a uma rede elétrica que fornece uma tensão de 120 V, dissipa uma potência de 30 W. A corrente estabelecida nesse aparelho tem valor igual a:
RESPOSTA=250 mA
4a Questão 	
A figura a seguir representa a ligação de quatro dispositivos D1, D2, D3 e D4 de mesma resistência e que suportam, sem se danificarem, correntes elétricas máximas de 2A, 3A, 5A e 8A, respectivamente. Se chegar ao ponto P do circuito uma corrente de 25A, será(ão) danificado(s)
 
RESPOSTA=apenas D1, D2 e D3.
5a Questão 	
Se tivermos, em um circuito com bateria de 48 V e resistência interna desprezível (r=0), dois resistores associados em série, um com 2 ohms e outro com 4 ohms, a corrente e potência totais no circuito serão de, respectivamente:
RESPOSTA=8 A e 384 W
6a Questão 	
No circuito esquematizado a seguir, a diferença de potencial entre os terminais da bateria é de 12 V. Qual a corrente elétrica que flui no resistor
de resistência igual a 60 ohms ?
 
RESPOSTA=0,1 A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais