Buscar

Avaliando Aprendizado 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506279739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao preparo recursal, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	No ato de interposição do recurso, o recorrente comprovará, quando exigido pela legislação pertinente, o respectivo preparo, sob pena de deserção, com exceção do porte de remessa e retorno.
	
	A insuficiência no valor do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, implicará deserção se o recorrente, intimado na pessoa de seu advogado, não vier a supri-lo no prazo de 10 dias.
	
	O recorrente que não comprovar, no ato de interposição do recurso, o recolhimento do preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, será intimado pessoalmente para realizar o recolhimento em dobro, sob pena de deserção.
	 
	São dispensados de preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, os recursos interpostos pelo Ministério Público, pela União, pelo Distrito Federal, pelos Estados, pelos Municípios, e respectivas autarquias, e pelos que gozam de isenção legal.
	
	É dispensado o recolhimento do porte de remessa e de retorno no processo em autos eletrônicos, salvo nas cartas precatórias.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506262608)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Pedro ingressou com uma ação de cobrança em face da empresa Monsenhor. Diante da dissolução irregular da empresa, o autor requereu a desconsideração da personalidade jurídica com o objetivo de viabilizar a condenação dos sócios ao pagamento da respectiva dívida. O Juiz indeferiu o requerimento de desconsideração da personalidade jurídica e, após a fase instrutória, condenou a empresa ré a pagar o montante devido. Pedro interpôs recurso de apelação contra a sentença condenatória visando reformar tão a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica. Diante do caso, assinale a opção correta:
		
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que não há mais preclusão das decisões interlocutórias proferidas ao longo do processo.
	
	Pedro agiu corretamente, considerando que cabe ao recorrente optar entre interpor agravo de instrumento contra decisões interlocutórias no prazo legal ou impugnar todas as decisões interlocutórias no recurso de apelação em razão da ausência de preclusão das questões incidentes na Lei nº 13.105/2015.
	
	Pedro agiu equivocadamente, pois somente cabe impugnação de decisões interlocutórias, em preliminar de recurso de apelação, quando o recorrente pretender, também, a reforma do mérito julgado na sentença.
	 
	Pedro agiu equivocadamente, pois, neste caso, operou-se a preclusão temporal considerando que não foi interposto agravo de instrumento no prazo legal, sendo incabível a impugnação da respectiva decisão interlocutória em sede de apelação.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506279719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506262600)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marcio ajuizou ação indenizatória em face da Fazenda Pública estadual visando obter compensação pelos danos sofridos em decorrência de ter sido mantido preso em período excessivamente superior ao fixado na sentença penal. Considerando que o pedido foi julgado improcedente Marcio interpôs recurso de apelação contra a respectiva sentença, que foi enviado ao Tribunal de Justiça após as formalidades legais. Após a distribuição do recurso Márcio pretende desistir do recurso. De acordo com a teoria geral dos recursos assinale a alternativa correta:
		
	
	A desistência somente poderá ser homologada após a anuência da parte contrária e poderá ser indeferida caso o relator identifique má-fé do recorrente.
	
	A desistência será homologada, independente de anuência da parte recorrida, desde que seja requerida antes da intimação da parte contrária para apresentação das contra-razões.
	
	A desistência do recurso principal não impede o julgamento de eventual recurso adesivo interposto pela parte recorrida.
	 
	A desistência do recurso não impedirá a análise pelo Tribunal de questões cuja repercussão geral já tenha sido reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506262618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o regime do agravo interno disposto na Lei nº 13.105/2015 é correto afirmar:
		
	 
	O relator, após a intimação do agravado para se manifestar acerca do recurso, poderá exercer o juízo de retratação e reconsiderar a decisão proferida monocraticamente.
	
	É cabível contra decisão colegiada que inadmite a apelação e o agravo de instrumento.
	
	É vedado ao relator, em qualquer hipótese, reproduzir os fundamentos da decisão agravada no julgamento do agravo interno.
	
	O órgão colegiado poderá arbitrar multa de 5% do valor da causa quando o agravo interno for rejeitado, por ser considerado protelatório, inclusive nas hipóteses de julgamento por maioria de votos.

Outros materiais