Buscar

CURRÌCULO exerc

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409768475)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Estudos sobre currículo realizados a partir das décadas 1960-1970 destacam a existência de várias concepções. Pleno, formal, real, oculto são algumas delas. O currículo oculto define-se como sendo:
		
	
	Todas as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor.
	
	Tudo aquilo que foi estabelecido pelos sistemas de ensino ou instituição educacional.
	 
	Tudo aquilo o que os alunos aprendem pela convivência espontânea em meio às várias práticas, atitudes, gestos, percepções que vigoram no meio social escolar.
	
	Tudo o que foi submetido às transformações pelos professores e alunos.
	
	Tudo o que de fato acontece na sala de aula em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409768430)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em seu livro intitulado "A construção do currículo na sala de aula: o professor como pesquisador", Silva (1990, p.10) afirma que a perspectiva do currículo como ciência é essencialmente a de um currículo-formação, voltado para consciência crítica, para emancipação e humanização do homem. De acordo com essa perspectiva, os educadores precisam:
		
	
	improvisar as ações do processo educativo.
	
	instituir questões de natureza puramente técnica.
	
	evitar temas polêmicos e existenciais.
	
	padronizar as ações curriculares.
	 
	incluir no cotidiano escolar temas de natureza ética.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201409768545)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A partir dos anos 1990 foram realizadas várias reformas curriculares no âmbito das instituições educativas, dentre elas, as propostas de reorganização dos anos de escolaridade em ciclos, que trouxeram mudanças significativas para a estruturação curricular e a avaliação, com a implantação da progressão continuada. Tais experiências fizeram constatar que a implementação de novas propostas nas escolas necessita que as(os)
		
	
	programas de formação continuada aconteçam depois do processo de implementação.
	 
	ações pedagógicas e administrativas sejam modificadas de forma coletiva e participativa.
	
	particularidades da implementação em cada escola sejam programadas pelos níveis centrais.
	
	equipes diretoras aceitem a proposta e a desenvolvam com o apoio do coordenador pedagógico.
	
	projetos oficiais prescrevam com clareza as ações a serem executadas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201409768455)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia o fragmento a seguir sobre o conceito de Currículo para responder a questão:
"[...] compreendemos o currículo como uma ''tradição inventada'' (GOODSON, 1998), como um artefato sócio-educacional que se configura nas ações de conceber/selecionar/produzir, organizar, institucionalizar, implementar/dinamizar saberes, conhecimentos, atividades, competências e valores visando uma ''dada'' formação, configurada por processos e construções constituídos na relação com conhecimento eleito como educativo. [...] Em geral, o senso comum educacional percebe o currículo como um documento onde se expressa e se organiza a formação, ou seja, o arranjo, o desenho organizativo dos conhecimentos, métodos e atividades em disciplinas, matérias ou áreas, competências, etc.; como um artefato burocrático preescrito. Não perspectivam o fato de que o currículo se dinamiza na prática educativa como um todo e nela assume feições que o conhecimento e a compreensão do documento por si só não permitem elucidar. O fato é que professores e educadores em geral, nos seus cenários formativos, atualizam, constroem e dão feição ao currículo, cotidianamente, relacionalmente, tendo como seu principal objetivo a formação e seus processos de interpretação e veiculação, daí sua inerente complexidade" (MACEDO, 2007, 24-26). Marque a alternativa que define o pensamento de Goodson:
		
	
	O conhecimento eleito como educativo é aquele que é igual para todas as formações, sem que ocorra um processo de seleção de conteúdos.
	
	O senso comum educacional está certo em conceber o currículo como um documento, feito por professores apenas em diálogo com as suas práticas.
	 
	O currículo como tradição inventada não é algo que se considere como pronto, mas uma construção atualizada nos cenários formativos, por processos e construções constituídos nas relações socioeducativas.
	 
	O currículo é o conjunto de disciplinas que compõem a matriz curricular de um curso, sem sequer se questionar os processos de seleção cultural responsáveis pela inclusão de saberes no currículo.
	
	O currículo é um artefato burocrático prescrito e orientado por um documento que apenas define atividades práticas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409768590)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Em diferentes discursos ou teorias sobre CURRÍCULO estão implicadas diferentes concepções de sujeito, de homem, de sociedade e de cultura, de forma não aleatória, sendo construções, e não apenas descrições de uma realidade configuradas social e historicamente. Esse campo do saber é múltiplo e complexo, resultante dos diferentes contextos, dos diferentes paradigmas, das diferentes funções que ele vem assumindo na prática pedagógica, ao longo dos diferentes tempos, cenários e espaços. Tomando metaforicamente a etimologia da palavra CURRÍCULO significa.
		
	
	( )teorias curriculares.
	 
	( )pista de corrida.
	
	( )percurso percorrido.
	
	( )obstáculo a ser superado.
	 
	( )descrição de uma realidade.

Outros materiais