Buscar

Avaliando Aprendizado 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506254799)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Quanto à classificação dos recursos, é incorreto afirmar:
		
	
	D) o recurso é eclético quando tem como objeto discussão não apenas da matéria como relativas a própria formação do processo.
	 
	B)o recurso adesivo caracteriza-se por sua independência porém como se trata de recurso adesivo, uma vez tendo a parte desistido do recurso principal o adesivo também será extinto.
	
	A) os recursos que tem fundamentação vinculada impõem que o recorrente demonstre, além do interesse recursal, um prejuízo específico previamente previsto na lei, a exemplo dos embargos de declaração e de infringência;
	
	C)o recurso é considerado parcial quando o grau de inconformismo do recorrente é parcial;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506279719)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca dos recursos no Novo CPC, assinale a alternativa correta:
		
	
	A renúncia ao direito de recorrer independe da aceitação da outra parte, salvo nas ações que corram em segredo de justiça.
	
	O recorrente poderá, sem a anuência do recorrido ou dos litisconsortes, desistir do recurso, desde que não tenham sido apresentadas as contrarrazões recursais.
	 
	Os recursos não impedem a eficácia da decisão, salvo disposição legal ou decisão judicial em sentido diverso.
	
	O recurso pode ser interposto pela parte vencida, pelo terceiro prejudicado e pelo Ministério Público, apenas como fiscal da ordem jurídica.
	
	Dos despachos não cabe recurso, apenas embargos de declaração.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506286978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em. Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este estranho que merece ser compreendido. 2015. Disponível em. Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
		
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido.
	 
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos.
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506279747)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Acerca da apelação no Novo CPC, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá: I - os nomes e a qualificação das partes; II - a exposição do fato e do direito; III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade; IV - o pedido de nova decisão; V - provas a serem usadas pelo recorrente.
	
	Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões no prazo de 5 (cinco) dias.
	 
	As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar agravo de instrumento, não são cobertas pela preclusão e devem ser suscitadas em preliminar de apelação, eventualmente interposta contra a decisão final, ou nas contrarrazões.
	
	Os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, após juízo de admissibilidade.
	
	O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias, salvo nos embargos de terceiro, quando o prazo será de 10 (dez) dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506279973)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Da decisão que recebe apelação:
		
	
	cabe agravo regimental.
	 
	não cabe recurso.
	
	cabe agravo de instrumento.
	
	cabe agravo retido.
	
	cabe apelação.

Outros materiais