Buscar

Avaliando Aprendizado 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201506254791)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(NCPC) Movida ação de mandado de segurança perante o tribunal de Justiça a parte teve seu pleito negado. Diante de tal fato tem-se que poderia interpor recurso
		
	 
	E) Ordinário perante o Superior Tribunal de Justiça; com efeito devolutivo
	
	D) Especial perante o Tribunal Regional Federal, com efeito suspensivo;
	
	A) Apelação perante o tribunal de Justiça; com efeito devolutivo e suspensivo;
	
	B) Extraordinário perante o Supremo Tribunal Federal; com efeito suspensivo;
	
	C) Ordinário perante o Supremo Tribunal Federal ; com efeito devolutivo;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506286978)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(...) É sabido que o processo civil brasileiro foi concebido a partir de uma visão individualista, onde a filosofia era pautada pelo liberalismo, preocupando-se, apenas, com a eliminação de conflitos no campo individual, garantindo-se a propriedade privada, a liberdade individual e a autonomia da vontade (...) e mesmo com mecanismos voltados às tutelas coletivas, como ação civil pública, ação popular, lei de improbidade administrativa, lei n. 6938/81 sobre o meio ambiente, código de defesa do consumidor e mandado de segurança coletivo, (...) continuam subsistindo as demandas repetitivas ou demandas de massa, voltadas à mesma tese jurídica, as quais necessitam de uma dogmática diferenciada, onde as soluções para casos de mesma fundamentação jurídica tenham uniformidade e garantam uma maior racionalização nos julgamentos. (NETO, Ney Castelo Branco. Primeiras impressões sobre o incidente de resolução de demandas repetitivas no projeto do novo CPC. Disponível em . Acesso em: 16 de maio de 2015, p.267). Em mesmo sentido, o IRDR pode ser conceituado como incidente pelo qual "são apreciadas somente questões comuns a todos os casos similares, deixando a decisão de cada caso concreto para o juízo do processo originário, que aplicará o padrão decisório em consonância com as peculiaridades fático-probatórias de cada caso. (NUNES, Dierle, O incidente de resolução de demandas repetitivas do novo CPC: este ¿estranho¿ que merece ser compreendido. 2015. Disponível em . Acesso em: 13 de julho de 2015). Sendo certo que a sistemática proposta pelo NCPC valoriza a adoção dos precedentes, é possível visualizar a existência de outros mecanismos na nova norma para que se possa alcançar a formação do procedente. São eles:
		
	 
	Assunção de Competência, Repercussão Geral, Julgamento de Recursos Repetitivos.
	
	Recursos Ordinários com expansão subjetiva dos seus efeitos.
	
	Assunção de Competência, com efeito diferido.
	
	Assunção de Competência, RESP e REXT.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506262646)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paulo, insatisfeito com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, interpôs recurso extraordinário visando reformar acórdão que, segundo as razões de recorrente, violou frontalmente a lei federal e a Constituição Federal de 1988, justificando adequadamente a repercussão geral no caso concreto. O Ministro Relator, ao considerar que a violação ao texto constitucional era reflexa ou indireta, inadmitiu o respectivo recurso. Considerando as normas processuais sobre o tema é correto afirmar:
		
	
	Neste caso o Ministro deveria ter admitido o respectivo recurso extraordinário e encaminhá-lo para ser julgado improvido pelo colegiado devido à fundamentação inadequada.
	 
	O Ministro agiu equivocadamente, pois nessas hipóteses o recurso extraordinário encaminhar para o Superior Tribunal de Justiça para que o respectivo recurso seja julgado como recurso especial.
	
	Agiu acertadamente o Ministro considerando que o recurso extraordinário somente é cabível nas hipóteses em que a violação ao texto constitucional seja direta.
	
	Caberá ao Supremo Tribunal Federal julgar recursos extraordinários nas hipóteses de violações diretas e indiretas ao texto constitucional.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201506262806)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O Código de Processo Civil de 2015 regulamentou de forma detalhada o procedimento especial para dissolução parcial de sociedade empresária. Neste contexto, assinale a alternativa correta sobre esse procedimento especial:
		
	
	É cabível apenas para dissolução da sociedade empresária sendo vedada qualquer discussão acerca da apuração de haveres.
	
	A citação da sociedade é obrigatória, mesmo nos casos em que todos os sócios forem devidamente citados.
	 
	O cônjuge ou companheiro do sócio, ao final do casamento ou união, poderá utilizar esse procedimento especial para apuração de seus haveres na sociedade em relação a quota do ex-cônjuge ou ex-companheiro.
	
	Não se admite, em nenhuma hipótese, a utilização deste procedimento especial por acionista de sociedade anônima.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201506262818)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sérgio e Claudia viveram em união estável por 08 anos. No período da união adquiriam um imóvel e tiveram um filho, Juliano, que hoje tem 04 anos de idade. Diante da impossibilidade de se manter a vida em comum, o casal decidiu romper consensualmente com a união e contrataram um advogado, Dr. Antônio, para promover a extinção da união estável e a partilha de bens. Neste caso, assinale a afirmativa correta:
		
	
	O advogado poderá promover a extinção consensual por escritura pública, considerando que, neste caso, não há conflitos em relação à extinção da união estável.
	
	O advogado deverá ajuizar ação de dissolução de união estável, pelo procedimento contencioso, e requerer a realização prévia da mediação judicial.
	 
	O advogado deverá promover a extinção consensual da união através do procedimento da jurisdição voluntária.
	
	O advogado poderá promover a extinção consensual da união por escritura pública ou ajuizar ação de extinção consensual pelo procedimento da jurisdição voluntária.

Outros materiais