Buscar

Questionario Unidade II - Jogos e Brinquedos na Infância

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1 - A brincadeira de faz de conta pode ser observada. Ao vermos uma criança brincando, nos sentimos atraídos pelas representações que ela desenvolve. Assinale a alternativa correta em relação à brincadeira de faz de conta:
R: (A) - As cenas se desenrolam de maneira a não deixar dúvidas do significado que os objetos assumem dentro de um contexto.
2 - A importância do jogo, de acordo com Piaget, está na sua explicação para o desenvolvimento cognitivo da criança. O autor entende que:
R: (B) – Há uma sequência para o desenvolvimento cognitivo: jogo motor, simbólico e de regras.
3 - Brougère afirma que só podemos compreender o que o brinquedo faz à criança ao olhar o que a criança faz com seu brinquedo. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
R: (A) – A criança não recebe passivamente o brinquedo e sim o interpreta, o utiliza, até desenvolver com ele uma atitude criativa, dando-lhe significado e sentido.
4 - Gilles Brougère afirma ser uma grande confusão utilizar o adjetivo “educativo” aos brinquedos e que esse termo precisa ser explicado. O autor reconhece a importância do investimento educativo dos pais e da sociedade na infância. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta:
R: (A) – O autor chama a atenção para as grandes transformações nesse período de vida, e que ao centrar-se somente no brinquedo educativo, corre-se o risco de ocultar outros aspectos do desenvolvimento infantil desse período.
5 - Gilles Brougère defende que a criança faz o brinquedo, e não que o brinquedo faz a criança. O que isso significa?
R: (A) - Podemos afirmar que as crianças são produtos da sociedade na qual elas vivem, mas com o que brincar, quando, onde e com quem são decisões da criança.
6 - O jogo de faz de conta recebe outras denominações, como:
R: (C ) - Jogo imaginativo, jogo simbólico, jogo de papéis e jogo sociodramático
7 - Piaget afirma que, quando a criança brinca, assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribui. Assinale a alternativa correta em relação a esse tema:
R: (B) - Para Piaget, a criança é um ser ativo em seu próprio desenvolvimento, construindo e adaptando-se ao ambiente, modificando seus esquemas básicos.
8 - Qual a concepção do brincar presente no RCNEI?
R: (B) - É uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento e a educação das crianças pequenas
9 - Segundo Brougère, a criança não recebe passivamente o brinquedo. Isso acontece porque ela:
R: (E) - Escolhe o brinquedo, quando brincar, onde brincar, com quem, a que horas iniciar a brincadeira e quando parar.
10 - É por meio do jogo, do brinquedo e da brincadeira que a criança cresce e se desenvolve, conhece o mundo e constrói seu conhecimento. Com base nessa afirmação, é correto afirmar que:
R: (A) - O faz de conta permite que a criança compreenda nossa linguagem, nossa forma de viver, nossos valores.

Outros materiais