Buscar

Propriedades Atômicas e Ligações Químicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é energia de ionização? É a energia mínima necessária para que um átomo ou íon possa perder um ou mais elétrons. 
Qual as diferenças verificadas entre 1ª e 2ª energia de ionização para um mesmo elemento químico? A 1ª é muito baixa por ter tendência de repulsão, pois o elemento está no ultimo nível. A 2ª não é favorável, pois tem um próton a mais e aumenta a força de atração e o raio diminui. 
Com varia o raio atômico quando o elemento sofre uma ionização? O raio atômico é a distância do núcleo para o ultimo elemento, neste caso, quanto for a distância do raio menor será a ionização 
Quais os motivos pelos quais o Césio(Cs) apresenta baixíssima energia de ionização? Como o Césio é da família 1ª(alcalinos), ele possui 6 níveis sendo que o ultimo nível tem 1 elétron, assim ele sofre uma força de repulsão muito grande(baixa energia de ionização), além do processo exotérmico.
O que é energia de afinidade e como ela varia de grupo do oxigênio(Gp 16)? É a energia mínima necessária para que um átomo oi íon possa ganhar um ou mais elétrons. Como a família do grupo de oxigênio precisa de poucos elétrons no ultimo nível, ele não quer perder e sim ganhar, pois eles possuem alto nível de ionização.
Diferencia de eletronegatividade entre o Flúor(4,0) e o Cloro(3,5)? Como o flúor tem 2 níveis e o cloro tem 3, o raio atômico do flúor fica mais próximo do núcleo, por tanto a eletronegatividade é maior.
Com o octeto e a camada de blindagem interferem na energia de ionização e de afinidade eletrônica? Quando o ultimo nível chega a oito elétrons, a ionização fica muito maior, sendo desfavorável ele perder ou ganhar elétrons, formando a camada de blindagem.
Por que o Chumbo(Pb) e o Carbono(C), mesmo estando no mesmo grupo, apresentam características tão diferentes? Por que o chumbo possui mais níveis do que o carbono, por tanto o carbono fica mais próximo do núcleo 
Por que a primeira energia de ionização do Lítio(Li) é maior que a do Sódio(Na)? Quanto maior o raio atômico, mais fácil será “arrancar” seu elétron, como o raio do sódio é maior que o do lítio, vemos que esse terá menor energia de ionização.
Qual o motivo da primeira energia de ionização do Magnésio(Mg) ser menor que a segunda energia de ionização para o mesmo elemento? Por que quanto mais elétrons são retirados, maior é a atração que o núcleo exerce sobre os demais elétrons, aumentando a energia de ionização, sendo necessário mais energia para romper essa atração com o núcleo.
Qual o motivo da altíssima reatividade do elemento químico Flúor(F)? O flúor por ser muito eletronegativo tem a capacidade de atrair os elétrons de outro átomo presente na ligação.
Por que os raios aniônicos são maiores do que seus respectivos átomos no estado fundamental, gasoso e isolado? Ganham elétrons e aumenta a força de repulsão Inter eletrônica fazendo com que haja a expansão da eletrosfera. 
Por que os raios catiônicos são menores que os elementos que o originou? Por que o número de elétrons nas eletrosferas passa a ser maior que o número de prótons no núcleo, tornando a força de atração maior, diminuindo o raio atômico, assim o cátion será sempre menor do que o elemento que o originou. 
 Explique as cores de alguns metais quando recebem grandes quantidades de energia? A cor do alumínio é o branco prateado, é a cor que reflete todos os raios luminosos e o cobre com sua cor azul é resultado da sobreposição dos pigmentos ciano e magenta.
Por que as soluções aquosas de cobre são coloridas? O cobre forma um complexo com a água, quando a luz o atravessa emite a coloração azul característica. Os demais compostos são solúveis em agua e formam apenas um meio eletrolítico.
Por que o Magnésio(Mg) metálico queima com a liberação de uma luz muito intensa e prateada? Com o aquecimento os elétrons soltam para níveis mais altos(acumulam energia), liderando energia na forma de fóton. 
Qual o motivo do Césio(Cs) ser tão usado em fotocélulas? Pela sua energia de ionização ser muito baixa.
Por que o raio atômico do elemento sódio é maior que o do cloro? Ambos possuem 3 camadas porem o cloro tem 17 prótons no núcleo e o sódio 11, quem tem maior número atômico exerce maior força de atração sobre os elétrons que ficam mais próximo do núcleo. 
Qual o motivo do Lítio ter menor raio atômico que o sódio? com o menor número atômico há menos prótons e consequentemente menos elétrons assim o raio é menor.
Características e exemplos de sólidos iônicos, covalentes, moleculares e metálicos? S.Me: São pouco duros, macios, muito quebradiços, mau condutores de corrente elétrica, ex: gelo. S.Ion: Mau condutor no estado solido e excelente no estado liquido, material duro e quebradiço, ex: Nacl. S.C: Duros, não se desformam, são mau condutores de corrente elétrica(exceto grafite)e de calor, ex: diamante.
 S.Me: Bons condutores de calor, são maleáveis, tem brilho metálico, ex: ouro.

Outros materiais