Buscar

Exercício de Biologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Biologia Celular
Indique os componentes químicos inorgânicos da celular. Especificar o percentual médio de água na formação da celular.
R= A célula é constituída por varias substâncias e elas podem ser inorgânicas como a água e os sais minerais que constituem moléculas simples e pequenas e são encontradas livres na natureza ou fazendo parte de um organismo, ou podem ser orgânicos carboidratos, lipídeos, proteínas.
Componentes Inorgânicos:
Água - Recobrindo 3/4 da superfície da terrestre, a água é a substância química mais abundante em nosso planeta. As principais funções da água no nosso planeta são:
Dispersar substâncias: ela dispersa substâncias orgânicas ou inorgânicas. Todas as reações químicas da natureza biológica ocorrem em estado de solução.
Transportar substâncias: tanto de dentro pra fora como de fora pra dentro, as moléculas se difundem na água e por elas são transportadas.
Equilíbrio térmico: o excesso de calor pode ser dissipado pelo suor, ajudando na manutenção da temperatura interna de um ser homeotérmico.
Lubrificar: ajuda a diminuir o atrito entre os ossos nas articulações, por exemplo.
Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos etc. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
Explique a importância da água para o metabolismo.
 R= A água é a principal substância responsável pelo planeta como o vemos hoje,sem ela, nenhuma forma de vida conhecida atualmente existiria ou sobreviveria. No corpo humano, essa substância exerce variadas atividades essenciais para garantir o equilíbrio e funcionamento adequado do organismo como um todo. Além disso, a água também exerce papel primordial na eliminação de substâncias tóxicas. É, principalmente, por meio da urina, que é 95% composta de água, que liberamos para fora do corpo substâncias que estão em excesso ou que não possuem função no nosso organismo. A água também é um importante componente do plasma sanguíneo, sendo responsável, portanto, pelo transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células. Assim como ela atua levando substâncias, também funciona transportando os produtos do metabolismo até os locais de sua eliminação. Uma parcela significativa dos problemas de saúde são mais fáceis de se desenvolverem em pessoas que não têm o hábito de beber água. O envelhecimento precoce, a desaceleração do metabolismo e o ganho de peso são consequências da escassez do líquido no corpo.
Cite a principal função dos carboidratos.
 R= Os carboidratos fornecem energia para o organismo, é com ele que você consegue fazer as atividades do dia a dia. Ele pode ser encontrado em pães, massas, arroz, feijão, doces, cereais, etc.
Indique a principal função de cada um dos polissacarídeos abaixo relacionados:
Amido: é um polissacarídeo formado por glicose e serve como reserva energética nos vegetais.
Glicogênio:é a nossa reserva, dos animais. Quando ingerimos muita glicose, nossa as células do nosso fígado captam o excesso e transformam-no em glicogênio, que é armazenado no fígado ou nos músculos.
Celulose: também é constituída de glicose e está presente na parede celular das células vegetais.
Cite três funções dos lipídeos no organismo humano.
- Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios.
 
-Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares.
 
-Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos.
Citar duas funções básicas das proteínas.
 - Atuam no sistema de defesa do organismo, neutralizando e combatendo vírus, bactérias e outros elementos estranhos. Vale lembrar que os anticorpos são compostos por proteínas.
 - Agem como catalizadoras de reações químicas que ocorrem no organismo dos seres humanos. As enzimas exercem esta importante função.
 7- Caracterizar os ácidos nucleicos.
 R= Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico fosfato, um glicídio monossacarídeo com cinco carbonos pentoses e uma base nitrogenada purina ou pirimidina, constituindo o material genético de todos os seres vivos.
 Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:
-um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
-um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4);
-uma base orgânica nitrogenada.

Outros materiais