Buscar

Apol 01 Comportamento Empreendedor e Fundamento de Gestão

Prévia do material em texto

Apol 01
Comportamento Empreendedor e Fundamento de Gestão
Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o caso a seguir, o qual se refere a criatividade e empreendedorismo.
João e Pedro são empreendedores, estruturaram um organização não governamental (ONG) chamada INOVA. Esta ONG atua junto a jovens de baixa renda que querem estruturarem seus próprios negócios. João e Pedro são profissionais conectados ao mercado, têm bons relacionamentos com diversas empresas, planejaram o negócio, logo conseguiram patrocínio de grandes empresas públicas e privadas. A INOVA está se desenvolvendo, isto tem levado João e Pedro a refletirem sobre a importância de criar novos caminhos para a ONG, entendem que criatividade é um fator relevante. Em uma reunião, ao analisarem suas posturas, João percebe que, por vezes, sente medo de errar, tende a ser prático e diante de uma nova ideia tende a achá-la sem lógica. Pedro sente que está sempre buscado novas ideias, gosta de inventar, está sempre atento e se permite sonhar. João e Pedro são empreendedores, mas têm diferentes posturas frente à criatividade.
Tendo em vista o caso acima, no que se refere às posturas de João e Pedro, analise sentenças a seguir e assinale a alternativa certa.
I – Pode-se perceber que João apresenta bloqueios em sua criatividade. Estes bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa a um novo e melhor patamar de criatividade.
II –  Pode-se perceber que Pedro está sempre procurando uma resposta certa e quase não procura outras alternativas, portanto apresenta bloqueios em sua criatividade.  
III – Pode-se perceber que João é um empreendedor que incorpora a criatividade, mas devido as crenças limitadoras sobre que ele é e o que pode fazer, nunca age de forma a tornar seu sonho realidade.
IV – Pode-se perceber que Pedro é um empreendedor que desenvolve a sua criatividade, pois exercita ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa II, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou!
Ao analisar as posturas de João e Pedro pode-se perceber que:
João apresenta bloqueios em sua criatividade. Schneider (2012, p. 49, citando Oesch, 1988)  aborda sobre os 
bloqueios da criatividade,  diz que os bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa um novo e 
melhor patamar de criatividade.
Pedro é empreendedor que desenvolve a sua criatividade. Schneider (2012, p. 50) comenta que "é importante que 
o administrados desenvolva sua criatividade". Continua o autor,  pode-se exercitar algumas ações e incorpora
 hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo (p. 50).
 
O item II está incorreto, pois Pedro não apresenta bloqueios em sua criatividade, mas sim,  procura desenvolvê-la (Schneider, 2012, p. 50).
O item III está incorreto. João percebe bloqueio em sua criatividade. O caso de João não retrata um empreendedor
 que incorpora a criatividade.  O caso também não fala que João tem as crenças limitadoras sobre o que ele é e o
 que pode fazer, embora Schneider (2012, p.49) comente que as pessoas que têm bloqueios em sua criatividade 
possam demonstrar crenças limitadoras.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Existem dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora.
Analise as sentenças a seguir, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas em relação aos tipos de visões que levam o empreendedor a empreender.
 
(    ) Na visão do empreendedorismo por necessidade a caminhada empreendedora pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. 
(    ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade, pois o empreendedor brasileiro sabe onde está, o que é, para onde deseja ir e como pretende seguir.  
(    ) A visão motivada pela oportunidade, é um tipo de ação competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso. 
(    ) A visão motivada pela necessidade, é um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, F, F
Você acertou!
Os dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora são: a  motivada pela necessidade e a motivada pela oportunidade.
A visão motivada pela necessidade se refere a caminhada  que pode ser motivada pela falta de alternativas 
satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. (Schneider, 2012, p. 28). Portanto, 
a primeira sentença é verdadeira.
De acordo com Schneider (2012 pág. 30),  "No Brasil, percebe-se a mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos de empreendedores. A cada estudo,
 nota-se uma tendência maior em executar planejamento do ato de empreender de modo mais amplo e eficiente". Portanto, a segunda afirmativa é falsa.
A terceira afirmativa se refere a visão motivada pela necessidade e não pela visão motivada pela oportunidade. A motivada pela necessidade  "é um tipo de ação mais 'sofrida' e competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso" (Schneider, 2012, p. 28). 
A quarta afirmativa se refere a visão motivada pela oportunidade e não pela visão motivada pela necessidade.
 A visão motivada pela oportunidade "É um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e
 menos influenciada pela emoção" (Schneider, 2012, p. 28).
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Leia e analise o texto abaixo. Depois, com os conceitos de comportamento empreendedor, assinale a alternativa que responde corretamente ao questionamento apresentado:
O texto aborda um aumento expressivo na demanda de lápis coloridos, e a ação dos empreendedores em relação a esse movimento do mercado. Qual das alternativas abaixo melhor descreve o motivo do sucesso no resultado das fabricantes de lápis?
Nota: 20.0
	
	A
	Tiveram sucesso porque tiveram visão para antecipar o “boom” de vendas que se aproximava, e se 
preparam para a demanda ampliada.
	
	B
	Tiveram sucesso porque os concorrentes não se interessaram em investir no mercado com a mesma intensidade.
	
	C
	Tiveram sucesso porque foram capazes de mobilizar seu marketing na direção do aproveitamento da oportunidade que lhes surgiu.
Você acertou!
Alternativa “C”. A gerência dos fabricantes de lápis foi ágil e competente em identificar a demanda ampliada e se organizarem tanto em termos produtivos como de comercialização para aproveitar essa "onda de sorte” que
 tiveram, portanto, o marketing foi mobilizado para aproveitar a oportunidade que lhes surgiu. As alternativas
 “A” e “E” estão incorretas, porque as empresas não visualizaram antecipadamente o aumento da demanda, mas corrigiram o curso e aproveitaram em tempo a oportunidade. As alternativas “B” e “C” não corresponde aos 
elementos tratados no texto (Aula 1, Tema 2).
	
	D
	Tiveram sucesso porque fecharam parcerias com as editoras que criaram os livros para pintura para 
adultos.
Questão 4/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o texto abaixo:
Nas considerações finas do “Estudo de Tendências e oportunidades de negócio em Goiás”, desenvolvido pelo SEBRAE GOIÁS há a seguinte abordagem: “As oportunidades identificadas são baseadas nas necessidades e nos anseios que os consumidores demonstraram em nossos estudos. Vale ressaltar que todo empreendimento começa com uma oportunidade de negócios que, ao ser identificada, deve ser analisada detalhadamente. E os profissionais do Sebrae Goiás, envolvidos no processo de esclarecimentoe direcionamento dos potenciais empreendedores, devem enfatizar o cuidado que eles devem tomar em contextualizar a oportunidade à sua devida realidade, capacidade de investimento, nível de conhecimento (se é necessário maior especialização e os passos que devem ser tomados), localidade, entre outros, encorajando o planejamento, a pesquisa de mercado, enfim, todos os cuidados necessários que o início de um empreendimento demanda”.
Analise as afirmações abaixo, de acordo com o texto apresentado:
I- Oportunidades são questões a serem aproveitadas pelos habitantes da localidade em que a mesma será desenvolvida.
II- Identificação de oportunidades é um processo criativo que exige do empreendedor apenas um alto poder de imaginação e abstração da realidade.
III- O estudo de identificação de oportunidade deve levar em conta o contexto do momento da avaliação, sendo pouco relevante estudar o passado ou futuro daquele segmento de negócio.
IV- Pesquisa de mercado, por menor que seja o possível empreendimento, é algo a ser considerado para avaliação do potencial de uma oportunidade.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmações corretas:
Nota: 0.0
	
	A
	I e III apenas.
	
	B
	IV apenas.
Alternativa “B”. Apenas a última é pertinente, pois realizar pesquisa de mercado é essencial e independe do 
porte do negócio a ser criado em termos do aproveitamento de oportunidades de negócio. Não há qualquer
 referência relacionada ao fato de oportunidades terem de ser aproveitadas por moradores do local de ocorrência 
da mesma, considerando que isso pode e deve acontecer, mas não é algo exclusivo a eles. Por mais que se use a criatividade, o processo de identificação de oportunidades também é um exercício racional, formal e de pesquisa, portanto, utiliza não somente o lado criativo do empreendedor, mas também seu lado racional e lógico, calcado na realidade do local e as efetivas condições materiais, humanas e de mercado. Sobre o que considerar em termos 
temporais na identificação de oportunidades, não se deve restringir à realidade atual. É de extrema importância o
 estudo do histórico e tendências do mercado. Sendo assim, as três primeiras afirmações não correspondem à 
realidade de identificação de oportunidades. (Aula 2)
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	II apenas.
	
	E
	I, III e IV apenas
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
No começo do século XX, após a Revolução Industrial, grandes transformações aconteceram no processo produtivo. Frederick Taylor influenciou e auxiliou, com suas ideias, o desenvolvimento do processo produtivo e Henry Ford criou a empresa de automóveis Ford.
Analise as alternativas abaixo, identifique as ideias de Taylor e Ford e defina com V (verdadeiro) ou F (falso).
(  ) Para Taylor, o controle do tempo e do  movimento tem como objetivo otimizar o processo produtivo.
(  ) Através da Administração Científica, Taylor se preocupa com a qualidade de vida  dos trabalhadores.
(  ) Ford fortaleceu os princípios da produção em massa, com peças padronizadas e trabalho especializado.
(  ) O taylorismo surge pela falta de recursos, está enraizado no trabalho em equipe e no combate ao desperdício.
(  ) O fordismo é um sistema de gestão focado no trabalho em equipe, e identifica a força do grupo informal.
Na sequência, marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V, V, V, F, F
	
	B
	F, F, V, F, V
	
	C
	V, F, V, F, F
Você acertou!
Estão certas a primeira e a terceira alternativas, pois a administração científica tem como base o controle
 do tempo e movimento, para otimizar o processo produtivo, conforme aula 02, tema 1: “Taylor e Ford”.
A segunda, a quarta e a quinta questões estão erradas, pois a preocupação com a qualidade de vida dos
 trabalhadores e a ênfase no trabalho em equipe é foco de estudo do Elton Mayo, na Escola de Relações Humanas.
Obra Teoria Geral da Administração, p. 114 a 128.
	
	D
	F, V, F, V, V
	
	E
	F, V, F, F, F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes