Buscar

Apresentação2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Transaminase glutâmico-oxalacética (TGO).
Transaminase glutâmico-pirúvica (TGP).
Gama-GT (GGT).
Ana Sara Venceslau Tavares
Antes da coleta do sangue é importante ficar em jejum pelo menos 4 horas. 
TGO(AST) e TGP(ALT) São enzimas que se distribuem amplamente por todo o organismo. Estas enzimas estão envolvidas no metabolismo dos aminoácidos. O principal local de degradação dos aminoácidos é o fígado e a principal causa que contribui para elevação dos valores séricos de TGO e TGP é a lesão dos hepatócitos (células do fígado). Nesta situação, a TGP é um indicador mais específico que a TGO.
Gama-GT (Gama Glutamil Transferase) Esta enzima apresenta-se elevada no sangue em toda e qualquer forma de patologia hepática. Este pode ser ainda um teste de sensibilidade para o reconhecimento do alcoolismo oculto. 
TGO está presente no interior de diversas células do corpo (fígado, miocárdio do coração, músculo esquelético, pâncreas, rins, glóbulos vermelhos).
 TGP é encontrada quase que unicamente nas células do fígado. 
 Gama GT mede o nível sanguíneo dessa enzima presente no fígado, pâncreas, rins, baço, coração e cérebro.
Os valores de referência variam de laboratório para laboratório, mas geralmente:
​TGO = de 5 a 40 U/L;
TGP = de 7 a 56 U/L.
 Gama-GT =Homem: 08 a 61 U/L;
 Mulher: 05 a 36 U/L.
Os exames de TGO e TGP costumam ser realizados juntos para que, com a comparação dos resultados, o médico possa determinar se há algum problema no fígado, podendo identificar e diagnosticar, doenças hepáticas; como hepatite, cirrose e isquemia (deficiência de fluxo sanguíneo no órgão).
Ressaltando que resultados anormais no exame de TGO, isoladamente, podem apontar problemas, como insuficiência cardíaca, infarto, mononucleose, danos musculares e pancreatite. 
Quando os níveis de TGO e de TGP estão altos: são problemas hepáticos.
Quando os níveis TGO estão altos e os de TGP estão normais: são problemas de outras ordens (coração, rins, músculos ou pâncreas).
Para o GGT alterado a mais frequente e no caso a mais importante é a inflamação no fígado, que pode ser decorrente do uso ou abuso de substâncias químicas como o álcool (bebidas alcoólicas) e/ou qualquer droga.
Quanto mais alto o valor de GGT maior é o grau de inflamação hepática.
Com um exame só do GGT não é possível estabelecer diagnóstico algum.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais