Buscar

QUESTÕES DE D. DO TRABALHO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 • Q351288      
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 17ª Região (ES) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Trabalho doméstico;  Direito do Trabalho;  Das relações laborais; 
Parte superior do formulário
Em relação aos princípios e fontes do direito do trabalho, aos direitos constitucionais dos trabalhadores e à relação de emprego, julgue os itens a seguir. 
O salário-família é um direito constitucional dos trabalhadores urbanos estendido aos empregados domésticos, independentemente de qualquer regulação infraconstitucional.
 Certo       Errado
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
O salário-família é benefício concedido ao empregado pelo artigo 7º, XII da CRFB, mas a sua concessão aos domésticos depende de regulamentação, conforme artigo 7º, parágrafo único da CRFB, razão pela qual ERRADA a questão.
2 • Q350488      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
O artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho prevê que as condições estabelecidas em Convenção Coletiva de Trabalho, quando mais favoráveis, prevalecerão sobre as estipuladas em Acordo Coletivo de Trabalho. Tal dispositivo consagra o princípio da 
 a) continuidade da relação de emprego.
 b) primazia da realidade sobre a forma.
 c) imperatividade das normas trabalhistas.
 d) norma mais favorável ao empregado.
 e) irrenunciabilidade de direitos.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre um dos princípios do Direito do Trabalho e que vem estampado no artigo 620 da CLT, que é o da norma mais favorável, pressupondo a aplicação do diploma normativo que trouxer mais benefícios ao empregado. No caso em tela, trata-se especificamente da sua aplicação no direito coletivo laboral, sendo utilizado em consonância com a teoria do conglobamento, pela qual em havendo dois diplomas negociais coletivos, aplicar-se-á aquele que for mais favorável ao empregado considerado em seu contexto geral, e não através do somatório das cláusulas mais benéficas de cada um (teoria da acumulação). 
a) A alternativa “a” trata do princípio da continuidade da relação de emprego, pela qual se pressupõe que a relação empregatícia é contínua, sem predeterminação de prazo ou interrupções ou suspensões, salvo comprovação, não se amoldando à questão em tela, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” trata do princípio da primazia da realidade sobre a forma, que entende que a forma documental somente presunção relativa de veracidade, podendo ser afastada de acordo com a verdade dos fatos apuradas no processo e através de quaisquer outros meios legais, não se amoldando, no entanto, à questão em tela, restando incorreta.
c) A alternativa “c” trata do princípio da imperatividade das normas trabalhistas, pela qual as normas trabalhistas devem ser observadas obrigatoriamente, não podendo ser afastadas livremente pelas partes, salvo quando autorizado por lei e em determinados casos negociados coletivamente, desde que sem abuso do direito e sem supressão de direito do empregado, não se tratando de análise na questão em tela, restando incorreta.
d) A alternativa “d" versa exatamente sobre o princípio da norma mais favorável, como é o caso em tela, merecendo a marcação no gabarito como correta.
e) A alternativa “e” trata do princípio da irrenunciabilidade de direitos, decorrência da imperatividade das normas trabalhistas, pela qual o empregado não pode simplesmente renunciar a direitos consagrados constitucional e legalmente, assim como não pode o empregador suprimi-los, ainda que coletivamente, não sendo o caso de sua análise na presente questão, restando incorreta.
3 • Q350491      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Alterações do contrato de emprego;  Direito do Trabalho;  Alteração, interrupção e suspensão do contrato de emprego; 
Parte superior do formulário
O princípio da inalterabilidade contratual lesiva está fundamentado na regra segundo a qual os contratos devem ser cumpridos. Nessa seara, observadas as normas contidas na Consolidação das Leis do Trabalho, é INCORRETO afirmar que
 a) é lícita a alteração das condições do contrato de trabalho por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado.
 b) não se considera transferência a alteração do local de trabalho que não acarretar necessariamente a mudança no domicílio do empregado.
 c) é licita a transferência de local de trabalho quando ocorrer extinção do estabelecimento em que trabalhar o empregado.
 d) é lícita a determinação do empregador para que seu empregado volte ao cargo efetivo que ocupava anteriormente, deixando de exercer função de confiança.
 e) o empregador poderá transferir o empregado para localidade diversa da contratada, pagando adicional de transferência de 20% (vinte por cento) do salário, correndo por conta do trabalhador as despesas resultantes da transferência.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
O princípio da inalterabilidade contratual lesiva vem muito bem estampado principlamente no artigo 468, caput da CLT, pelo qual "nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia", assim como em seu parágrafo único, pelo qual "não se considera alteração unilateral a determinação do empregador para que o respectivo empregado reverta ao cargo efetivo, anteriormente ocupado, deixando o exercício de função de confiança". Trata-se da vedação da alteração das condições contratuais que prejudiquem o trabalhador, sob pena de ser considerada nula de pleno direito. Atente o candidato que a questão exige a marcação do item incorreto.
a) A alternativa “a” trata exatamente do artigo 468, caput da CLT, retratando o princípio da inalterabilidade contratual lesiva, restando correta, não merecendo marcação no gabarito.
b) A alternativa “b” versa sobre o disposto exatamente no artigo 469, caput, parte final da CLT, restando correta, não merecendo marcação no gabarito.
c) A alternativa “c” versa sobre o disposto exatamente no artigo 469, §2° da CLT, restando correta, não merecendo marcação no gabarito.
d) A alternativa “d" versa sobre o disposto exatamente no artigo 468, parágrafo único da CLT, restando correta, não merecendo marcação no gabarito.
e) A alternativa “e” vai de encontro ao contido expressamente no artigos 469, §3° e 470 da CLT, já que fala do adicional de 25% e despesas a cargo do empregador, razão pela qual incorreta e merecendo a marcação no gabarito, conforme exigido na questão.
4 • Q351103      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Fontes do Direito do Trabalho ; 
Parte superior do formulário
Conforme previsão expressa contida na Consolidação das Leis do Trabalho, a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirá conforme o caso, NÃO podendo utilizar como fonte supletiva do Direito do Trabalho 
 a) a jurisprudência.
 b) os usos e costumes.
 c) valores sociais da livre iniciativa.
 d) os princípios gerais do Direito.
 e) a analogia e equidade.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre fontes e forma de integração do Direito do Trabalho, que são analisadas de acordo com o artigo 8° da CLT, que precisa "As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições
legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público".
a) A alternativa “a” é uma das fontes e formas de integração utilizadas pelo Direito do Trabalho para, conforme artigo 8° da CLT, motivo pelo qual correta, não merecendo a marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” trata de duas fontes e formas de integração utilizadas pelo Direito do Trabalho para, conforme artigo 8° da CLT, motivo pelo qual correta, não merecendo a marcação no gabarito da questão.
c) A alternativa “c” versa sobre matéria inexistente no artigo 8° da CLT, não sendo fonte ou forma de integração do Direito do Trabalho, mas um dos princípios gerais da atividade econômica, conforme artigo 170 da CRFB, motivo pelo qual incorreta, merecendo a marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d” é uma das fontes e formas de integração utilizadas pelo Direito do Trabalho para, conforme artigo 8° da CLT, motivo pelo qual correta, não merecendo a marcação no gabarito da questão.
e) A alternativa “e” trata de duas das fontes e formas de integração utilizadas pelo Direito do Trabalho para, conforme artigo 8° da CLT, motivo pelo qual correta, não merecendo a marcação no gabarito da questão.
5 • Q351104      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Das relações laborais;  Direitos sociais dos trabalhadores; 
Parte superior do formulário
O artigo 7º da Constituição Federal elenca um rol de di- reitos dos trabalhadores urbanos e rurais, que visam à melhoria da sua condição social, dentre os quais tem-se
 a) a proteção em face da automação, na forma da lei.
 b) a possibilidade de distinção entre trabalho manual, técnico e intelectual.
 c) a distinção entre os direitos do trabalhador com vínculo empregatício permanente e o avulso.
 d) o direito de participação na CIPA da empresa, aposentado, desde que filiado ao sindicato.
 e) a permissão de trabalho insalubre ao menor na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre os direitos sociais do artigo 7° da CRFB, que seriam um patamar civilizatório mínimo do trabalhador.
a) A alternativa “a” trata do artigo 7°, XXVII da CRFB, razão pela qual correto, merecendo marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” vai de encontro ao artigo 7°, XXXII da CRFB, razão pela qual incorreto, não merecendo marcação no gabarito da questão.
c) A alternativa “c” vai de encontro ao artigo 7°, XXXIV da CRFB, razão pela qual incorreto, não merecendo marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d” vai de encontro ao artigo 8°, VII e VIII da CRFB, razão pela qual incorreto, não merecendo marcação no gabarito da questão
e) A alternativa “e” vai de encontro ao artigo 7°, XXXIII da CRFB, razão pela qual incorreto, não merecendo marcação no gabarito da questão.
6 • Q346737      
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Direito do Trabalho;  Fontes do Direito do Trabalho ;  Questões essenciais relativas aos contratos de emprego;  Súmulas e Jurispridência do TST; 
Parte superior do formulário
Assinale a opção correta no que diz respeito aos princípios e fontes do direito do trabalho.
 a) Aplica- se o princípio da primazia da realidade à hipótese de admissão de trabalhador em emprego público sem concurso.
 b) Conforme expressa previsão na CLT, independentemente do período de tempo durante o qual o empregado perceba gratificação de função, sendo este revertido ao cargo efetivo de origem, ainda que sem justo motivo, ser- lhe- á retirada a gratificação, não cabendo a aplicação ao caso dos princípios da irredutibilidade salarial e da estabilidade financeira.
 c) As convenções coletivas de trabalho, embora sejam consideradas fontes do direito do trabalho, vinculam apenas os empregados sindicalizados, e não toda a categoria.
 d) A CLT proíbe expressamente que o direito comum seja fonte subsidiária do direito do trabalho, por incompatibilidade com os princípios fundamentais deste.
 e) De acordo com entendimento do TST, com fundamento no princípio da proteção, havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro.
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre princípios e fontes do direito do trabalho, conforme abaixo analisado.
a) A alternativa “a” trata do princípio da primazia da realidade, pelo qual a verdade dos fatos possui prevalência em relação à formalidade contratual. No caso de contratação sem concurso público, por mais que de fato o trabalhador tenha sido contratado pelo ente estatal de fato e prestado serviço, a verdade dos fatos não poderá prevalecer no sentido de considerá-lo como empregado de direito, face à vedação constitucional do artigo 37, II da CRFB, conforme Súmula 363 do TST, razão pela qual o princípio da primazia da realidade não possui prevalência de aplicação nessa hipótese, razão pela qual incorreta a alternativa.
b) A alternativa “b” refere-se merece análise de acordo com o artigo 468 da CLT e Súmula 372 do TST, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata de uma restrição de aplicação das convenções coletivas como somente aos empregados sindicalizados, o que não resta correto, conforme artigo 611, caput, parte final da CLT, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d" vai de encontro ao artigo 8°, parágrafo único da CLT, que informa ser o direito comum fonte subsidiária do direito do trabalho, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” retrata exatamente o disposto na Súmula 51, II do TST, razão pela qual correta.
7 • Q346738      
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 8ª Região (PA e AP) - Analista Judiciário - Área Judiciária
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Questões essenciais relativas aos contratos de emprego;  Súmulas e Jurispridência do TST; 
Parte superior do formulário
Em relação aos direitos constitucionais dos trabalhadores, assinale a opção correta.
 a) Embora a CF disponha que a duração do trabalho normal não deva superar oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, o TST admite a jornada de doze horas de trabalho por trinta e seis de descanso, prevista em lei ou ajustada por acordo coletivo de trabalho ou convenção coletiva de trabalho.
 b) Segundo a CF, a relação de emprego é protegida contra a despedida sem justa causa, que ocorre quando o empregado pratica um ato faltoso que acarreta o rompimento do pacto de emprego.
 c) O seguro- desemprego, direito trabalhista previsto na CF, tem por finalidade prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa, não se aplicando à despedida indireta.
 d) O constituinte federal assegurou aos empregados domésticos, independentemente de condições estabelecidas em lei, que a remuneração do trabalho noturno seja superior à do diurno.
 e) A remuneração do serviço extraordinário deverá ser cinquenta por cento superior à do normal, não podendo norma coletiva estabelecer percentual maior que o previsto constitucionalmente.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre direitos constitucionais estampados sobremaneira  no artigo 7° da CRFB e direcionados aos trabalhadores.
a) A alternativa “a” expressa o contido no artigo 7°, XIII da CRFB, acerca da limitação de jornada, assim como a Súmula 444 do TST, acerca da jornada de 12hx36h, razão
pela qual correta, merecendo a marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” retrata o artigo 7°, I da CRFB, mas não de forma correta, tendo em vista que a dispensa sem justa causa é quando o empregador livremente dispensa o empregado do serviço sem qualquer razão de ordem jurídica, econômica ou social, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” refere-se ao seguro-desemprego, estampado no artigo 7°, II da CRFB, que é recebido pelo empregado dispensado sem justa causa, o que se aplica igualmente no caso de rescisão indireta, já que seus efeitos são os mesmos para a relação laboral, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d" refere-se ao artigo 7°, parágrafo único da CLT, que concede o adicional noturno ao empregado doméstico, mas se trata de direito que depende de regulamentação legal, ou seja, incorreta a alternativa.
e) A alternativa “e” trata do artigo 7°, XVI da CRFB, que trata do adicional mínimo de 50% e não máximo, podendo norma coletiva prever em percentual maior, razão pela qual incorreta.
8 • Q328881      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 6ª Região (PE) - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Entidades sindicais: organização;  Direito Coletivo do Trabalho;  Direito internacional;  Direito do Trabalho;  Princípios do direito coletivo; 
Parte superior do formulário
A liberdade sindical, tratada pela Convenção no 87 da OIT, caracteriza-se como um dos princípios fundamentais de todas as sociedades democráticas pluralistas.De acordo com o entendimento adotado pela OIT,NÃO constitui elemento da liberdade sindical: 
 a) liberdade de elaboração dos estatutos dos sindicatos de acordo com as lei gerais do país, que não podem estabelecer regras restritivas em relação a eles.
 b) existência predefinida de categorias profissionais e econômicas representativas dos interesses de trabalhadores e de empregadores. 
 c) liberdade de organização e constituição dos sindicatos. 
 d) liberdade de filiação e de desfiliação ao sindicato. 
 e) vedação de dissolução dos sindicatos por via admi- nistrativa.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a ideia da liberdade sindical de acordo com entendimento da OIT, especialmente conforme a sua Convenção 87. Observe que a questão exige a marcação do item incorreto.
a) A alternativa “a” vai ao encontro do artigo 3º, item 1 da Convenção 87 da OIT, razão pela qual correto, não merecendo marcação na questão.
b) A alternativa “b” vai de encontro aos artigos 2º, 3º e 4º da Convenção 87 da OIT, razão pela qual incorreto, merecendo marcação na questão.
c) A alternativa “c” vai ao encontro do artigo 2º da Convenção 87 da OIT, razão pela qual correto, não merecendo marcação na questão.
d) A alternativa “d" vai ao encontro do artigo 2º da Convenção 87 da OIT, razão pela qual correto, não merecendo marcação na questão.
e) A alternativa “e” vai ao encontro do artigo 4º da Convenção 87 da OIT, razão pela qual correto, não merecendo marcação na questão.
9 • Q335756      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 18ª Região (GO) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Trabalho doméstico;  Direito do Trabalho;  Das relações laborais; 
Parte superior do formulário
A Constituição Federal do Brasil apresenta, no seu arti- go 7o , uma relação de direitos dos trabalhadores que visam à melhoria de sua condição social. Dentre os direitos constitucionalmente previstos aos empregados domésticos, está:
 a) a licença-paternidade, nos termos fixados em lei. 
 b) o piso salarial proporcional à extensão e à complexidade do trabalho. 
 c) a jornada de seis horas para o trabalho em turnos ininterruptos de revezamento
 d) o adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei. 
 e) a proteção em face da automação, na forma da lei.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre os direitos constitucionais dos trabalhadores estampados no artigo 7° da CRFB, os quais são considerados como um "patamar civilizatório mínimo" segundo a doutrina. Para os empregados domésticos, o tratamento vem no parágrafo único do referido dispositivo, ampliado recentemente pela EC 72/13.
a) A alternativa “a” vem tratada no artigo 7°, parágrafo único da CRFB, estando a licença-paternidade estendida aos trabalhadores domésticos, razão pela qual correta.
b) A alternativa “b” trata de direito que não é versado no artigo 7°, parágrafo único da CRFB, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata de direito que não é versado no artigo 7°, parágrafo único da CRFB, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” trata de direito que não é versado no artigo 7°, parágrafo único da CRFB, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” trata de direito que não é versado no artigo 7°, parágrafo único da CRFB, razão pela qual incorreta.
10 • Q351348      
Prova: TRT 2R (SP) - 2013 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Interpretação e integração do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Quanto às teorias que dizem respeito à interpretação das normas jurídicas trabalhistas, destaca-se a do conglobamento, que consiste em:
 a) Fracionamento do conteúdo dos textos normativos, retirando-se os preceitos e institutos singulares de cada um que se destaquem por seu sentido mais favorável ao trabalhador.
 b) Apreender globalmente cada conjunto normativo, considerado o mesmo universo temático.
 c) Pirâmide normativa construída de modo plástico e variável, elegendo a seu vértice dominante a norma que mais se aproxime do caráter teleológico do ramo justrabaihista.
 d) Conciliação da eventual contradição entre as regras heterônomas estatais e as regras autônomas privadas coletivas, prevalecendo aquela que disciplinar a questão de modo mais benéfico.
 e) Nenhuma das anteriores.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a análise da teoria do conglobamento, que é aquela pela qual quando da solução de um confronto aparente de normas juscoletivas autônomas, solucionar-se-á por aquela que, no conjunto de suas normas, for mais favorável ao trabalhador. Trata-se, assim, da aplicação do princípio da norma mais favorável na seara coletiva, em detrimento da teoria da acumulação (que pressupõe a concessão individualizada de direitos em cada norma) ou do conglobamento orgânico (que pressupõe a concessão individualizada de cada instituto tratado em cada norma).
a) A alternativa “a” trata da teoria da acumulação, conforme acima explicado e não do conglobamento, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” especifica exatamente a teoria do conglobamento, razão pela qual correta.
c) A alternativa “c” trata da chamada "pirâmide plástica" ou "elástica" adotada no direito do trabalho quando da avaliação da norma mais favorável, pressupondo que nem sempre necessariamente a Constituição prevalecerá sobre uma lei ou norma coletiva, já que se estas concederem direitos mais amplos aos trabalhadores, deverão prevalecer sobre aquela, não sendo o caso, assim, de análise da teoria do conglobamento, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” trata da aplicação do princípio da norma mais favorável, mas não sob o aspecto de avaliação das normas juscoletivas autônomas, mas num confronto entre as normas heterônomas e autônomas, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” não se aplica ao caso em tela, já que o item "b" é o correto.
11 • Q351350      
Prova: TRT 2R (SP) - 2013 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Convenções Coletivas;  Direito Coletivo do Trabalho;  Direito do Trabalho;  Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. ; Questões essenciais relativas aos contratos de emprego;  Súmulas e Jurispridência do TST; 
Parte superior do formulário
Em relação às normas coletivas e a sua ultratividade, é possível afirmar. Aponte a alternativa correta:
 a) As condições de trabalho alcançadas por força de sentença normativa, convenção ou acordos coletivos vigoram no prazo assinado, não integrando, de forma definitiva, os contratos individuais de trabalho.
 b) As condições de trabalho estabelecidas em norma coletiva, podem ser modificadas pelo contrato individual, com base na autonomia da vontade, ainda que mais favoráveis ao empregado.
 c) Somente o que for convencionado em contrato coletivo válido para as categorias profissional e patronal de todo o país, não pode mais ser alterado por acordo individual de trabalho.
 d) As cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram os contratos individuais de trabalho e somente poderão ser modificadas ou suprimidas mediante negociação coletiva de trabalho.
 e) As condições de trabalho alcançadas por força de convenção coletiva integram de forma definitiva o contrato de trabalho, por serem referentes à toda categoria, o que não ocorre com os acordos coletivos porque levam em conta apenas e tão somente uma empresa.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a ultratividade das normas coletivas no direito do trabalho, ou seja, a extensão de seus efeitos para além do prazo estipulado de sua vigência, o que merece análise conforme Súmula 277 do TST
a) A alternativa “a” trata de redação antiga da Súmula 277 do TST, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” não se amolda ao estipulado na Súmula 277 do TST, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” não se amolda ao estipulado na Súmula 277 do TST, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” transcreve perfeitamente o teor da Súmula 277 do TST, razão pela qual correta.
e) A alternativa “e” não se amolda ao estipulado na Súmula 277 do TST, fazendo uma distinção não cabível legal e jurisprudencialmente, razão pela qual incorreta.
12 • Q313355      
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. ; 
Parte superior do formulário
Considerando que o contrato de trabalho de determinado empregado contratado no Brasil tenha sido mantido no país mesmo após esse trabalhador, depois de prestar serviços em território nacional, ter sido transferido para a Argentina e, sucessivamente, para os Estados Unidos da América, assinale a opção correta.
 a) Se o referido empregado for brasileiro nato, as normas do direito brasileiro sempre serão aplicadas ao contrato de trabalho por ele celebrado.
 b) Considerando-se o disposto na Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, as obrigações trabalhistas, nesse caso, são regidas pelo direito estadunidense, último local em que o trabalhador prestou serviços.
 c) Considerando-se que o entendimento jurisprudencial sumulado do TST adota o princípio da lex loci executionis, aplicam-se integralmente, nesse caso, as regras do país onde se dá a prestação de serviço, e não as regras brasileiras.
 d) No caso de haver conflito normativo no espaço, as normas do direito argentino prevalecerão, em detrimento das normas brasileiras, se forem consideradas mais favoráveis ao empregado.
 e) Tendo sido o empregado contratado no Brasil, as normas do direito brasileiro prevalecerão se houver eventual conflito normativo no espaço.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a aplicação da extraterritorialidade na relação laboral, analisada na forma da extinta Súmula 207 do TST e lei 7.064/82.
a) A alternativa “a” faz uma diferenciação de tratamento para brasileiros natos, o que não é feito pela lei 7.064/82, que se aplica a qualquer trabalhador aqui contratado e transferido para o exterior, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” aplica norma da LINDB, o que não é o caso, mas do artigo 3° da lei 7.064/82, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” seria de aplicação de acordo com a Súmula 277 até 23/04/12, quando a mesma foi cancelada, prevalecendo o princípio da norma mais favorável em análise com a lei 7.064/82, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” aplica corretamente o artigo 3° da lei 7.064/82 e princípio da norma mais favorável, razão pela qual correta.
e) A alternativa “e” não aplica corretamente o artigo 3° da lei 7.064/82 e princípio da norma mais favorável, razão pela qual incorreta.
13 • Q317740      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Como diria Drummond, em momento cético e ao mesmo tempo indignado, “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. O Direito do pós-guerra tenta incorporar o sentimento do mundo e o Direito do Trabalho vale-se da compreensão do sofrimento para se integrar de valores humanos. O jurista trabalhista, então, parafraseando o poeta, poderá dizer: tenho em minhas mãos o sofrimento do mundo. Considerando o anseio maior da construção da paz mundial, conforme estabelecido no Pacto da Sociedade das Nações ao término da Primeira Guerra Mundial, o Direito do Trabalho foi integrado às bases da nova ordem jurídica, sendo-lhe atribuída, desde então, a função de:
 a) garantir a autonomia privada;
 b) coibir agitações perturbadoras da ordém;
 c) promover a justiça social;
 d) incentivar o trabalho decente;
 e) premiar as diferentes competências humanas.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre aspectos históricos do Direito do Trabalho, em especial no pós 1a Guerra Mundial, quando constituída a OIT, a qual, em sua Constituição, estabelece expressamente, em seu preâmbulo e Anexo II, o grande objetivo do Direito do Trabalho, que é a garantia da justiça social
a) A alternativa “a” trata de uma garantia não visada pelo Direito do Trabalho no pós guerra,  sendo um intuito claramente do direito civil, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” trata de uma garantia não visada pelo Direito do Trabalho no pós guerra, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” aborda exatamente a garantia da justiça social, conforme acima explicitado, razão pela qual correta.
d) A alternativa “d” trata de uma garantia não visada pelo Direito do Trabalho no pós guerra, mas em período posterior, destacadamente a partir do final da década de 90, sendo um dos objetivos da OIT, com a promoção do trabalho decente em áreas muito importantes como o combate ao trabalho forçado, ao trabalho infantil e ao tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e comercial, à promoção da igualdade de oportunidades e tratamento de gênero e raça no trabalho e à promoção de trabalho decente para os jovens, entre outras, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” ” trata de uma garantia não visada pelo Direito do Trabalho no pós guerra, razão pela qual incorreta.
14 • Q317741      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
O preceito teórico de que “o ser humano não é mercadoria de comércio” está inscrito em alguns documentos internacionais ligados ao Direito do Trabalho. Dentre os preceitos jurídicos trabalhistas, abaixo relacionados, qual se integra, de forma mais específica, ao preceito em questão?
 a) proibição da intermediação de mão-de-obra (marchandage);
 b) imperátividade das normas de segurança e medicina do trabalho;
 c) flexibilização dos direitos trabalhistas; 
 d) limitação da jornada de trabaího;
 e) isonomia salarial entre homens e mulheres. 
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
O trabalho não pode ser
considerado uma mercadoria, conforme estampado na Constituição da OIT, item I, "a" e muito menos um artigo de comércio, conforme a parte XIII, do Tratado de Versalhes já estampava há tempos. Uma das manifestações do tema em análise reflete-se exatamente na proibição da intermediação de mão de obra, ou seja, a proibição da "marchandage", repudiadas pelo direito internacional e pátrio, pois o homem e sua energia não podem ser objetos de comércio entre empresas. Isso porque não há, na ordem jurídica do país, preceito legal a dar validade trabalhista a contratos mediante os quais uma pessoa física preste serviços não-eventuais, onerosos, pessoais e subordinados a outrem, serviços considerados essenciais à dinâmica empresarial do tomador de serviços, sem que esse tomador responda, juridicamente, pela relação laboral estabelecida. O reflexo disso está na Súmula 331, I do TST.
a) A alternativa “a” expressa exatamente a ideia de proibição da "marchandage" (método já abolido na França desde 1848), razão pela qual correta.
b) A alternativa “b” trata de tema diverso do ora analisado, sendo um princípio correto, mas  que não está diretamente vinculado à ideia de que o ser humano não é mercadoria de comércio, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata de tema diverso do ora analisado, vinculado à ideia de que o ser humano não é mercadoria de comércio, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” trata de tema diverso do ora analisado, mas  que não está diretamente vinculado à ideia de que o ser humano não é mercadoria de comércio, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” trata de tema diverso do ora analisado, sendo um princípio correto, mas  que não está diretamente vinculado à ideia de que o ser humano não é mercadoria de comércio, razão pela qual incorreta.
15 • Q317742      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
Adverte Celso Antônio Bandeira de Mello que “violar um princípio é muito mais grave que transgredir uma norma qualquer”. Considerando, ainda, o entendimento adotado pela doutrina dominante e o que se extrai de preceitos normativos expressos, sobre os princípios jurídicos trabalhistas é corretoafirmar:
 a) evidenciam a necessidade de proteção da empresa como entidade promotora do emprego, justificando a diferenciação de direitos trabalhistas em conformidade com o porte econômico da empresa;
 b) não se diferenciam, quanto à função sistêmica e à extensão dos efeitos, dos axiomas e das máximas de experiência;
 c) estão emoldurados pelos fundamentos da Constituição Federal brasileira referentes aos valores sociais do trabalho, da livre iniciativa e da dignidade humana, com vista a proporcionar o pleno exercício dos direitos da prppriedade privada e do trabalho livre, sem interferência legal;
 d) são enunciações normativas de valor genérico, que, refletindo a razão de ser histórica do conjunto normativo trabalhista é de sua função em tomo da melhoria da condição social dos trabalhadores, condicionam e orientam a compreensão do ordenamento jurídico, quer para a sua aplicação e integração, quer para a elaboração de novas normas; 
 e) não possuem caráter normativo, não gerando direitos e obrigações, nem mesmo em casos de lacuna nó ordenamento jurídico, vez que ninguém deve ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei, não havendo lei que autorize ao juiz julgar com base em princípios.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a análise acerca dos princípios trabalhistas. Cumpre destacar que os princípios são normas, de conteúdo mais abstrato, conhecidos pela doutrina como um mandado de otimização e que, diante de uma divergência, serão avaliados diante de uma dimensão de peso através da ponderação de interesses em cada caso concreto para saber qual deverá prevalecer (e não através da ideia de aplicação do "tudo ou nada" referente às regras). Os princípios orientam e implementam o direito por caminhos abstratos, que dão rumo a todo um sistema normativo. Constituem-se, portanto, normas hierarquicamente privilegiadas, com predominância sobre outras regras por formarem o arcabouço do ordenamento jurídico (ABOUD, Alexandre. Princípio da supremacia do interesse público sobre o privado: destruição, reconstrução ou assimilação?Revista Jurídica Consulex. Ano XXII. Nº 267. Ano 2008. p. 63-64).
a) A alternativa “a” cria uma diferenciação absolutamente contrária a qualquer preceito normativo trabalhista ou princípio especial do Direito do Trabalho, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” coloca os princípios dentro de uma ideia absolutamente genérica, comparando-o a axiomas (que são verdades inquestionáveis universalmente válidas, com papel de destaque nas ciências exatas, nomeadamente na Matemática e na Física, sendo os resultados demonstrados nas múltiplas teorias dessas ciências usualmente designados por teoremas ou leis) e máximas de experiência, o que não é verdade, diante da importância, aplicação e concretização dos princípios, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” traz uma aplicação dos princípios trabalhista para garantia da propriedade privada e trabalho livre de forma absolutamente geral, sem necessária interferência estatal através das leis, o que não é correto, já que os princípios estampados na Constituição servem não só como meio de se evitar abusos por parte dos empregadores, mas também como norte de criação das leis protetivas dos trabalhadores, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” amoldam-se perfeitamente a ideia de princípios, conforme acima enunciado, de modo que resta correta, merecendo marcação no gabarito.
e) A alternativa “e” de antemão já se equivoca ao não conferir um caráter normativo aos princípios, restando incorreta.
16 • Q317743      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Direito do Trabalho;  Interpretação e integração do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Diz um poema: “Não me interprete mal! Sou poema” (Marcelo Soriano). Na mesma linha consigna a Declaração Universal dos Direitos Humanos: “Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos”. É como se dissesse: “Não me interprete mal! Sou Direitos Humanos”. Tendo à vista a tendência atual do Direito do Trabalho de se ligar à referida temática, sobre a interpretação dos Direitos Humanos não se levaTem consideração:
 a) a universalidade, no aspecto de que as normas se destinam a todos os seres humanos, sem distinção de nacionalidade, mesmo preservando as particularidades históricas, culturais e religiosas;
 b) a indivisibilidade, com o sentido de conferir igual tratamento aos direitos ' econômicos, sociais e culturais, entre si, com preservação da lógica dicotômica dos Pactos de 1966;
 c) a interdependência, ligada à indivisibilidade, fixando uma lógica de interrelacionamento entre os diversos direitos na busca das ações afirmativas do Estado;
 d) a inalienabilidade, que excluindo o conteúdo patrimonial dos Direitos Humanos, afasta-os do âmbito da autonomia privada em termos negociais;
 e) a vedação do retrocesso, que limita a atuação do legislador, impedindo a revogação de normas garantidoras dos Direitos Humanos e, claro, a do intérprete.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a ligação entre Direito do Trabalho e Direitos Humanos e a interpretação deste. Vale destacar que os Direitos Humanos possuem diversas gerações ou dimensões (direitos individuais, direitos metaindividuais e direitos
de solidariedade, formando as três clássicas dimensões de direitos humanos ao longo do tempo, ainda que haja parcela doutrinária que entenda no sentido de existência de outras dimensões) e princípios universais ou garantias, segundo parcela da doutrina (como universalidade, indivisibilidade, inalienabilidade, interdependência, interrelacionamento, irrenunciabilidade, efetividade, imprescritibilidade e vedação do retrocesso social). Observe o candidato que o examinador exige a marcação do item incorreto.
a) A alternativa “a” trata exatamente do princípio da universalidade dos direitos humanos, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” trata inicialmente do princípio da indivisibilidade dos direitos humanos, mas equivoca-se ao falar de dicotomia, já que os direitos humanos são complementares, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata exatamente do princípio do interrelacionamento dos direitos humanos, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d” trata exatamente do princípio da inalienabilidade dos direitos humanos, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
e) A alternativa “e” trata exatamente do princípio da vedação do retrocesso social, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
17 • Q317744      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Interpretação e integração do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
No que se refere ao Direito do Trabalho, segundo os critérios doutrinários dominantes, cumpre ao intérprete:
 a) como decorrência do princípio da divisão dos poderes, respeitar o sentido da norma preconcebido pelo legislador, não lhe sendo permitido criar o direito;
 b) na hipótese de dubiedade da norma, valer-se da técnica que autoriza priorizar o sentido que favorece ao trabalhador sem causar prejuízos aos negócios comerciais do Brasil no exterior, tendo em vista a incidência dos princípios da concorrência e da livre iniciativa;
 c) dado o caráter contingencial e secundário dos princípios, buscar o sentido em conformidade com os princípios jurídicos apenas quando se tratar de norma cogente;
 d) apreender o sentido da norma pela visualização sistemática do conjunto.normativo ou pela utilização de argumentos de ordem lógica, buscando o resultado que melhor atenda aos valores inscritos nos princípios do Direito do Trabalho, com respeito, igualmente, aos princípios gerais de Direito;
 e) aplicar os postulados da hermenêutica, entendida como a ciência que busca sistematizar princípios, teorias e métodos aplicáveis ao processo de interpretação, de modo a não permitir uma avaliação valorativa quanto ao conteúdo da norma.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre o papel do intérprete em diversas situações colocadas nos itens, conforme abaixo analisado.
a) A alternativa “a” aborda o princípio da tripartição dos poderes, pelo qual se tem um Legislativo exercendo a função primordial de criação das leis, o Judiciário com a função primordial de intérprete final das leis e o Executivo, como fiscalizador e cumpridor das leis. Ocorre que nessa atividade do Judiciário de intérprete final da lei, indene de dúvidas de que uma das consequências de sua atuação é “criar a lei ao caso concreto”, adequando os sentidos legais com os sociais da norma, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” equivoca-se ao tratar de situação em que se visa a evitar prejuízos a negócios comerciais no Brasil no exterior, o que é objetivo inexistente quando do uso do princípio da norma mais favorável ao trabalhador, que não analisa outra situação que não aquela em que o trabalhador mais se beneficie daquela lei que lhe é mais protetiva, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” já inicia equivocadamente a sua abordagem ao colocar os princípios com uma função secundária, o que não é verdade, ainda mais em um mundo pós-moderno e pós-positivista, no qual os princípios possuem função primordial no sistema, tanto na criação da lei, quanto na interpretação e aplicação, sendo, em verdade, reais normas, ao lado das regras, criando o Direito desde a sua origem, restando, assim, incorreta.
d) A alternativa “d” é exatamente o que o intérprete deve buscar, principalmente o do Direito do Trabalho, já que é exatamente realizar uma interpretação sistemática e lógica do Direito, adequando-o aos princípios e normas do Direito do Trabalho, razão pela qual correta.
e) A alternativa “e” equivoca-se ao entender que a hermenêutica não pode realizar uma avaliação valorativa da norma, o que é exatamente o contrário, já que a interpretação não pode ser simplesmente a gramatical, mas a sistemática, lógica, histórica e teleológica, buscando exatamente apreender o real valor da norma, razão pela qual incorreta.
18 • Q317745      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Interpretação e integração do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Segundo Tércio Sarhpaio Ferraz Jr., o método “é um conjunto de princípios de avaliação dá evidência, cânones para julgar a adequação das explicações propostas, critérios para selecionar hipóteseá”. Em outras palavras, o método possibilita ao jurista a problematização da realidade fática. Em se tratando de Direito do Trabalho, a exemplo dos Direitos Humanos e dos Direitos Fundamentais, uma das técnicas metodológicas é á empatia (colocar-se no lugar do outro ou reconhecer a si próprio no Outro). Considerando os padrões doutrinários e os termos expressos em documentos jurídicos, que conjunto de preceitos, dentre os abaixo relacionados, traduzem melhor esse método?
 a) razoabilidade e proporcionalidade;
 b) alteridade e irrenunciabilidade;
 c) valor social do trabalho e primazia da realidade;
 d) solidariedade e contiijuidade da relação de emprego;
 e) dignidade humana e fraternidade.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre o método da empatia (segundo o próprio avaliador, “colocar-se no lugar do outro ou reconhecer a si próprio no outro”). Dentre os preceitos colocados, dois deles (em uma alternativa) são os que melhores se adequam ao referido método, conforme abaixo:
a) A alternativa “a” trata de dois métodos de sua importância na análise de situações de conflitos de princípios e que não possuem uma solução concreta e direta, não sendo exatamente amoldados à empatia sugerida na questão, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” trata da alteridade (que aborda a situação de o empregador arcar com os riscos do negócio) e a irrenunciabilidade (relacionado às normas trabalhistas, já que tratam de um patamar civilizatório mínimo do trabalhador), não sendo exatamente amoldados à empatia sugerida na questão, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata de um fundamento da República (artigo 1º, IV da CRFB) e um princípio do Direito do Trabalho (que pressupõe a prevalência da verdade real em detrimento da documental), não sendo exatamente amoldados à empatia sugerida na questão, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” aborda um objetivo fundamental da República (artigo 3º, I da CRFB) e um princípio do direito do trabalho (que pressupõe a continuidade da relação empregatícia como regra geral, sendo que as exceções devem vir expressas), não sendo exatamente amoldados à empatia sugerida na questão, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” trata da dignidade da pessoa humana (que pressupõe o ser humano como único, preenchido de preceitos éticos e dignos, contrariamente às coisas e bens, que possuem valores pecuniários) e fraternidade (ideia pela qual se busca uma harmonização nas relações sociais, enxergando o próximo como
incluído dentro de uma mesma relação social fraternal), que se amoldam exatamente ao método da empatia, conforme enunciado pelo examinador na questão, restando, assim, correta.
19 • Q317746      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Eficácia das normas trabalhistas no tempo e no espaço. ; 
Parte superior do formulário
Aplicando a técnica do Direito do Trabalho para a solução de antinomias, é correto dizer: 
 a) a lei nova prevalece sobre a lei anterior, alterando ás bases obrigacionais das relações jurídicas em vigor para o fim, inclusive, de produzir efeitos jurídicos retroativos, atingindo fatos já consumados, quando mais benéficos ao trabalhador;
 b) conforme prevê á Constituição, as normas trabalhistas constantes de Tratados e Convenções internacionais, ainda que menos benéficas aos trabalhadores, quando integradas aó ordenamento jurídico interno, por intermédio de ratificação, substituem as condições de trabalho preexistentes;
 c) sendo mais favorável ao trabalhador, a condição de trabalho fixada contratualmente prevalece sobre a previsão normativa legal, mesmo que esta seja de natureza proibitiva;
 d) aplicando-se o preceito da ultratividade condicionada, recentemente acatado por Súmula do TST, as cláusulas normativas dos acordos coletivos ou convenções coletivas integram-se aos contratos individuais de trabalho e somente poderão ser modificadas ou suprimidas por sentença normativa; 
 e) conforme previsto na CLT, as normas estipuladas em acordo vcoletivo, ainda que sob o argumento de serem mais específicas, não prevalecem sobre as normas de convenção coletiva, resolvendo-se o conflito pelo princípio da norma mais favorável.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a forma de solução de antinomias, ou seja, o uso da interpretação para a resolução de contrariedade das normas no Direito do Trabalho.
a) A alternativa “a” trata de uma irretroativade incondicionada da lei nova, o que contraria a Súmula 51 do TST, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” equivoca-se ao criar hipótese não prevista na CRFB, contrariando o princípio da norma mais favorável, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” cria hipótese em que cláusula contratual beneficia, em tese, o trabalhador, mas viola norma proibitiva legal, o que é vedado, já que se a própria lei impede a prática do ato, o legislador posteriormente ou o contratante não pode agir em sentido contrário, o que, mesmo que beneficie o trabalhador, não encontra respaldo legal, sendo uma afronta ao princípio da legalidade, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” aborda equivocadamente o teor da Súmula 277 do TST em sua nova redação, já que esta permite a modificação ou supressão das cláusulas normativas por novas negociações coletivas e não por sentenças normativas, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” trata do artigo 620 da CLT, analisado conforme o princípio da norma mais favorável, restando correta.
20 • Q317747      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Duração do trabalho;  Direito do Trabalho;  Interpretação e integração do Direito do Trabalho. ;  Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego;  Questões essenciais relativas aos contratos de emprego;  Súmulas e Jurispridência do TST; 
Parte superior do formulário
Como resultado da utilização da analogia, como método de integração, e considerando a posição atual da jurisprudência dominante, é incorreto afirmar:
 a) é garantido o direito à jornada reduzida de 06 (seis) horas para a telefonista de mesa de empresa que não explora o serviço de telefonia, por aplicação do art. 227, da CLT, que regula o serviço de telefonia, telegrafia submarina e subfluvial, radiotelegrafia e radiotelefonia;
 b) é garantido o direito à jornada reduzida de 06 (seis) horas para o operador de telemarketing, por aplicação do art. 227, da CLT, que regula o serviço de telefonia, telegrafia submarina e subfluvial, radiotelegrafia e radiotelefonia:
 c) é garantido o direito ao intervalo intrajomada previsto no “caput” do art. 253, da CLT, para o empregado submetido a trabalho contínuo em ambiente artificialmente frio, conforme definição legal, destinado aos empregados que trabalham rio interior de câmaras frigoríficas;
 d) é garantido o direito aos intervalos de 10 minutos a cada 90 minutos de trabalho consecutivo, para os digitadores, por aplicação do art. 72, da CLT, destinado aos trabalhadores nos serviços de mecanografia;
 e) é garantido o direito ao sobreaviso para o empregado durante o período em que presta trabalho à.distância, estando submetido a controle patronal por instrumentos telemáticos ou informatizados, com apoio na previsão do § 2°., do art. 244, da CLT, alusivo a os ferroviários.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre o uso da analogia, que é um método de preenchimento das lacunas do direito (integração) e sua manifestação na jurisprudência. Observe o candidato que o examinador solicita a marcação da alternativa incorreta.
a) A alternativa “a” transcreve a Súmula 178 do TST, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” é a nova orientação do TST, após o cancelamento da OJ 273 da SDI-1 do TST, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
c) A alternativa “c” transcreve a Súmula 438 do TST, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d” transcreve a Súmula 346 do TST, razão pela qual correta e não merecendo a marcação no gabarito da questão.
e) A alternativa “e” equivoca-se quando a análise da Súmula 428, II do TST (“Considera-se em sobreaviso o empregado que, à distância e submetido a controle patronal por instrumentos telemáticos ou informatizados, permanecer em regime de plantão ou equivalente, aguardando a qualquer momento o chamado para o serviço durante o período de descanso”), razão pela qual incorreta, merecendo a marcação no gabarito da questão.
21 • Q317748      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Como dito por François Ewald: "Se temos direito é porque temos história". A respeito da história geral do Direito do Trabalho, é correto dizer:
 a) os preceitos da Declaração do Homem e do Cidadão, de 1789, constituem o marco histórico da formação dos princípios do Direito do Trabalho;
 b) a lei francesa, conhecida como lei Le Chapelier, de 1791, autorizou, de forma pioneira, a organização sindical dos trabalhadores e o modo de negociação com os empregadores, permitindo que os trabalhadores se mobilizassem por meio de atos públicos;
 c) no Tratado de Versalhes, 1919, foi fixado o princípio de que o trabalho não deve ser considerado como simples mercadoria ou artigo de comércio, mas como colaboração livre e eficaz na produção das riquezas, sendo este valor reafirmado na Declaração da Filadélfia, 1944;
 d) o surgimento do Direito do Trabalho no início do século XIX teve como paradigma as características do modelo fordista de produção e as diretrizes traçadas pela Encíclica Papal, Rerum Novarum, sendo instituído pelo Estado para harmonizar o capital e o trabalho com base no conceito de capitalismo socialmente responsável;
 e) atendidas as razões históricas de sua formação e considerando a divisão clássica, o Direito do Trabalho insere-se no quadro do direito privado porque, traduzindo as necessidades produtivas, o interesse privado prevalece sobre o interesse público.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a História do Direito
do Trabalho, conforme abaixo analisado.
a) A alternativa “a” coloca a Declaração do Homem e do Cidadão, de 1789 como marco histórico da formação dos princípios do Direito do Trabalho, o que não é verdadeiro, em que pese a importância do referido documento para a formação dos princípios de Direitos Humanos, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” equivoca-se quanto aos termos da lei Le Chapelier, que, em verdade, proibiu sindicatos, greves e as manifestações dos trabalhadores, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” trata do anexo I, “a” do Tratado de Versalhes, razão pela qual correta.
d) A alternativa “d” equivoca-se ao colocar o modelo fordista como paradigma do Direito do Trabalho, o que não possui vínculo direto, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e”, ainda que coloque o Direito do Trabalho no ramo do direito privado, equivoca-se quando estabelece a supremacia do interesse privado sobre o público, já que a ideia é que o interesse das partes deve prevalecer, salvo quando violar interesse público, razão pela qual incorreta.
22 • Q317750      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
A CLT faz 70 (setenta) anos neste ano. Sobre este documento, que integra o patrimônio jurídico nacional, é correto dizer: 
 a) trata-se do Decreto-lei n. 5.452, que, em 1943, inaugura as leis do trabalho no Brasil;
 b) dentre os membros que compunham a Comissão, criada em 1942 e que foi responsável pela elaboração da CLT, figuravam os juristas Arnaldo Lopes Süssekind, Dorval de Lacerda, José de Segadas Vianna, Délio Maranhão e Mozart Victor Russomano; 
 c) foi uma cópia da Carta dei Lavoro, a qual se editou na Itália, em 1927;
 d) regulou, desde a data de sua vigência, dentre outros direitos, a nacionalização do trabalho, a carteira de trabalho, a denominada estabilidade decenal, o 13°. salário e o descanso semanal remunerado;
 e) teve sua assinatura comemorada junto a uma multidão qüe lotou, em uma grande festa, o Estádio São Januário, do Club de Regatas Vasco da Gama, no Io de maio de 1943, tendo entrado em vigor em 10 de novembro do mesmo ano.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre questões relacionadas à CLT, em celebração aos seus 70 anos de vigência.
a) A alternativa “a” equivoca-se ao colocar a CLT como ponto inaugural das leis trabalhistas no país, o que não é verdade, já que diversas leis anteriores já vigoravam, razão peal qual incorreta.
b) A alternativa “b” acrescenta membros que não participaram da comissão institucionalizadora da CLT, como os mestres Mozart Victor Russomano e Délio Maranhão, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” equivoca-se ao tratar da CLT como uma cópia da Carta del Lavoro italiana, quando, na verdade, foi uma compilação de diversos diplomas legais estrangeiros, nacionais, assim como criou novos institutos jurídicos, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” equivoca-se, já que não foi regulado desde a sua vigência, sendo que a gratificação Natalina foi instituída pela lei 4.090/62 e a estabilidade decenal, pela lei 4.682/23, razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” trata de aspecto histórico totalmente correto.
23 • Q317752      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Princípios do Direito do Trabalho;  Remuneração e salário;  Direito do Trabalho;  Dano Moral e Indenização; 
Parte superior do formulário
Recentemente, a Justiça do Trabalho condenou uma instituição educacional a pagar uma indenização por dano pessoal a uma professora de ensino religioso, que foi dispensada por ter se divorciado e casado novamente, o que feria, segundo o empregador, as suas diretrizes religiosas. Respeitando os parâmetros da razoabilidade e do devido enquadramento jurídico, seguindo a revisão da doutrina dominante a respeito do tema, qual das alíneas abaixo reflete, respectivamente, os argumentos que poderiam ser utilizados, processualmente, pelo reclamante e pela reclamada, de modo a traduzir de maneira maisadequada e específica o conflito em questão:
 a) abuso de autoridade e falsidade ideológica;
 b) discriminação e falso testemunho;
 c) privacidade e diréito potestativo de resilição contratual;
 d) intimidade e direito de imagem;
 e) proteção ao hipossuficiente e livre iniciativa.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre alegações que caberiam à reclamante e reclamada, respectivamente, no caso colocado à análise. Ao que se vê, dentre as defesas de teses cabíveis, a reclamante poderia se valer do seu direito à intimidade (já que é um direito de ordem pessoal, no qual não pode qualquer outra pessoa invadir), ao passo que a ré poderia argumentar violação à sua imagem (já que prega dogmas contrários àqueles seguidos pela trabalhadora).
a) A alternativa “a” não se amolda às hipóteses acima colocadas como sendo as mais adequadas e específicas ao caso posto, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” não se amolda às hipóteses acima colocadas como sendo as mais adequadas e específicas ao caso posto, razão pela qual incorreta.
c) A alternativa “c” não se amolda às hipóteses acima colocadas como sendo as mais adequadas e específicas ao caso posto, razão pela qual incorreta.
d) A alternativa “d” trata exatamente das hipóteses analisadas especificamente no caso em tela, razão pela qual correta, merecendo marcação no gabarito da questão.
e) A alternativa “e” não se amolda às hipóteses acima colocadas como sendo as mais adequadas e específicas ao caso posto, razão pela qual incorreta.
24 • Q317771      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
O tema das ações afirmativas tem alcançado a maior relevância na realidade nacional. Decisão recente, proferida no âmbito do TRT da 15a. Região, condenou empresa a pagar indenização por dano moral coletivo por ter utilizado meio fraudulento para cumprir uma determinação legal de natureza afirmativa. Dentre as alternativas abaixo, qual não constitui ação afirmativa, no Direito do Trabalho, prevista legalmente? 
 a) a obrigação para que as empresas com 100 (cem) ou mais empregados efetuem a contratação de pessoas com deficiências habilitadas, ou reabilitadas, no percentual de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) do número total de seus cargos, conforme escala fixada na lei;
 b) a determinação de que a dispensa de trabalhador reabilitado ou de deficiente habilitado ao final de contrato por prazo determinado de mais de 90 (noventa) dias, e a imotivada, no contrato por prazo indeterminado, só poderá ocorrer após a contratação de substituto de condição semelhante;
 c) a garantia de que se reserve às pessoas com deficiência o percentual de 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela concedente no estágio;
 d) a permissão, excepcional, de que o contrato de aprendizagem poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos quando se tratar de aprendiz com deficiência;
 e) a determinação de que empresas que exercem atividade agroeconômica reservem 5% (cinco por cento) de suas vagas em cotas para indígenas.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre as ações afirmativas, que são exatamente aquelas tomadas no sentido de fazer valer um direito fundamental, podendo ser através da lei mesmo ou decisões judiciais (quando da carência legal). Observe o candidato que o examinador exigiu a marcação do item incorreto.
a) A alternativa “a” trata do artigo 93 da lei 8.213/91, um exemplo de ação afirmativa legal, razão pela qual incorreta para marcação no gabarito.
b) A alternativa “b”
trata do artigo 93 da lei 8.213/91, um exemplo de ação afirmativa legal, razão pela qual incorreta para marcação no gabarito.
c) A alternativa “c” trata do artigo 17, §5º da lei 11.788/08, um exemplo de ação afirmativa legal, razão pela qual incorreta para marcação no gabarito.
d) A alternativa “d" trata do artigo 428, §3º da CLT, um exemplo de ação afirmativa legal, razão pela qual incorreta para marcação no gabarito.
e) A alternativa “e” não possui qualquer previsão legal ou manifestação judicial nesse sentido, razão pela qual incorreta, merecendo a marcação no gabarito da questão.
25 • Q317772      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Identificação Profissional (arts. 13 a 56);  Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
Um dos direitos do trabalhador é a anotação de sua Carteira de Trabalho e Previdência Social. A respeito da Carteira de Trabalho é incorreto afirmar:
 a) a data da cessação da relação de emprego a ser anotada na CTPS deve corresponder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado;
 b) as anotações na CTPS geram presunção relativa quanto à sua veracidade;
 c) a ausência de anotação da. CTPS, sobretudo quando se tenta mascarar a relação de emprego com formação de negócio jurídico fraudulento, pode gerar dano moral e material ao trabalhador, além de ser criminosa em tese;
 d) segundo Precedente Normativo do TST, as normas coletivas podem prever que a retenção da CTPS do empregado pelo empregador por período superior a 48 (quarenta e oito) horas dará ensejo a uma indenização equivalente a um dia de salário para cada dia de atraso na devolução da CTPS;
 e) a não apresentação de CTPS pelo empregado ao empregador justifica a ausência da respectiva anotação, não incidindo multas e demais cominações ao empregador.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre anotações da CTPS obreira. Observe o candidato que o examinador exigiu a marcação do item incorreto.
a) A alternativa “a” transcreve o disposto na OJ 82 da SDI-1 do TST, restando correta e não merecendo marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” transcreve o disposto na Súmula 12 do TST, restando correta e não merecendo marcação no gabarito da questão.
c) A alternativa “c” retrata uma situação infelizmente corriqueira de não anotação de CTPS obreira, o que acarreta a não proteção previdenciária do obreiro, ocasionando-lhe prejuízos de ordem financeira e que podem, conseqüentemente, abalar a honra e dignidade do trabalhador, acarretando a possibilidade, assim, de indenização por danos morais e materiais. Ademais, trata-se do delito tipificado nos artigos 297 e 299 do CP, razão pela qual correta a alternativa, não merecendo marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d" transcreve o disposto no PN 98 do TST, restando correta e não merecendo marcação no gabarito da questão.
e) A alternativa “e” equivoca-se, já que o empregado é obrigado a apresentar a CTPS ao empregador e este a anotá-la, conforme artigo 29, caput e §5º da CLT. Não havendo apresentação da CTPS pelo obreiro, existem meios substitutivos (artigo 17 da CLT), ou, não sendo possível, o empregador poderá deixar de manter a relação empregatícia, já que estamos diante de uma obrigação legal para ambos, mas jamais poderá simplesmente não proceder à anotação da CTPS. O item, assim, resta incorreto, merecendo marcação no gabarito da questão.
26 • Q317784      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Das relações laborais; 
Parte superior do formulário
Christopher Dejours preconiza que vivemos mergulhados numa profunda crise , ética, traduzida pela “banalização da injustiça”, ou "tolerância à injustiça", impulsionada por uma competitividade desenfreada. Na última década do século XX, o tema da revista íntima passou a habitar, de forma mais intensa, o cenário jurídico nacional, tomando-se. como parâmetro o caso de trabalhadoras que, em sistema aleatório, eram encaminhadas a cabines e recebiam instruções para levantar as saias e blusas ou abaixar as calças compridas. 
Sobre a questão da revista íntima nos moldes da hipótese acima relatada, aponte, dentre as opções abaixo, o conjunto de fundamentos que não serviriam à proteção dos direitos fundamentais das trabalhadoras em jogo:
 a) nos termos da Constituição Federal, a propriedade pode ser exercida na perspectiva do interesse de seu titular, dela decorrendo, para o empregador, o poder disciplinar, que é a outra face do poder diretivo, usado para direcionar a conduta dos empregados;
 b) nos termos da Constituição Federal, ninguém é obrigado a fazer ou de deixar de fazer algo senão em virtude de lei;
 c) nos termos da Constituição, ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, disso defluindo um princípio geral de presunção de inocência, nos planos público e privado; 
 d) constitui crime constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda;
 e) os Direitos Humanos são inalienáveis e irrenúnciáveis.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a proteção dos direitos fundamentais do trabalhador no caso de revista íntima, tema este que vem sendo muito abordado em doutrina e jurisprudência, no sentido de sua vedação, sob pena de abuso de poder por parte do empregador, que possui outros meios de fiscalização do ambiente de trabalho, possuindo peso maior a dignidade humana e direito à privacidade em detrimento do direito à propriedade. Observe o candidato que o examinador exige a marcação da alternativa incorreta.
a) A alternativa “a” equivoca-se no sentido de colocar a propriedade como soberana, a partir da qual outros direitos devem se submeter, o que se mostra um posicionamento antigo civilista de proteção à propriedade privada, o que hoje não prevalece em primeiro lugar, devendo a dignidade humana restar no epicentro do sistema jurídico, conforme artigo 1°, III da CRFB, razão pela qual incorreta a alternativa e merecendo a marcação no gabarito da questão.
b) A alternativa “b” transcreve corretamente o artigo 5°, II da CRFB.
c) A alternativa “c” transcreve corretamente o artigo 5°, II da CRFB, assim como trata exatamente do princípio relacionado.
d) A alternativa “d" trata exatamente do crime de constrangimento ilegal, conforme artigo 146 do CP.
e) A alternativa “e” versa exatamente sobre dois princípios dos direitos humanos (inalienabilidade e irrenunciabilidade), que, ao lado de outros (como imprescritibilidade e universalidade), formam todo um contexto de sua análise.
27 • Q317797      
Prova: TRT 15R - 2013 - TRT - 15ª Região - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Direito do Trabalho;  Fundamentos e formação histórica do Direito do Trabalho. ; 
Parte superior do formulário
Sobre a história da Justiça do 'trabalho é incorreto dizer:
 a) em 1932, foram criadas as Juntas de Conciliação e Julgamento, voltadas aos conflitos individuais, e as Comissões Mistas de Conciliação, direcionadas aos conflitos coletivos, como órgãos administrativos. Apenas os trabalhadores sindicalizados podiam pleitear perante as Juntas de Conciliação e julgamento. Os demais deviam se socorrer da Justiça Comum;
 b) os juizes presidentes das Juntas de Conciliação e Julgamento eram nomeados pelo Ministro do Trabalho, dentre advogados, magistrados ou funcionários públicos; não gozavam de independência, vez que eram demissíveis “ad nutum” e qualquer processo poderia ser subtraído ao conhecimento das Juntas pelo Ministro do Trabalho, que chamava para si a função decisória, através de cartas chamadas.“avocatórias”;
 c) somente em 1943, com a publicação da CLT,
as Juntas de Conciliação e Julgamento passaram a ter competência para executar suas próprias decisões, mantendo-se a possibilidade de “avocatórias”, que foram extintas com a Constituição de 1946;
 d) somente a partir da Constituição de 1946, a Justiça do Trabalho foi integrada, de forma inconteste, aos órgãos do Poder Judiciário, com organização da carreira de Juiz do Trabalho e ingresso mediante concurso público de provas e títulos, promoções pelos critérios de antiguidade e merecimento e as garantias inerentes à magistratura;
 e) fora do âmbito da Ia. e da 2a. Regiões, o Suplente de Presidente de Junta, até alteração havida em 1984, era nomeado pelo Presidente da República, dentre advogados militantes no foro trabalhista, para substituírem os Presidentes em seus afastamentos e impedimentos, para um mandato com tempo determinado, e se fossem reconduzidos eram integrados ao quadro de magistrados de forma definitiva, mesmo sem concurso público.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre a análise histórica da Justiça do Trabalho. Observe o candidato que o examinador exige a marcação da alternativa incorreta.
a) A alternativa “a” trata corretamente da criação das JCJ, o que ocorreu com o Decreto 22.132/32.
b) A alternativa “b” trata corretamente da forma de nomeação dos juízes presidentes das JCJ, forma de dispensa e possibilidade de avocatórias pelo Ministro do Trabalho, em uma época em que a Justiça do Trabalho não era ramo do Judiciário, mas do Executivo.
c) A alternativa “c” equivoca-se ao tratar do marco inicial da possibilidade das JCJ executarem suas próprias decisões, o que se iniciou em 1939, com o DL 1237, que organizou a JT no país, razão pela qual incorreta e merecendo marcação no gabarito da questão.
d) A alternativa “d" trata corretamente do histórico da vinculação da JT ao Judiciário, o que se deu com os artigos 122 e seguintes da CR/46.
e) A alternativa “e” trata corretamente do histórico nela narrado, sem qualquer equívoco, conforme Decreto 6.596/40.
28 • Q313289      
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 5ª Região (BA) - Juiz do Trabalho
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Entidades sindicais: organização;  Direito Coletivo do Trabalho;  Direito internacional;  Direito do Trabalho; 
Parte superior do formulário
Assinale a opção em que é apresentada regra internacional aplicada ao direito coletivo do trabalho brasileiro.
 a) Não se podem estabelecer condições restritivas para que organizações de trabalhadores e de empregadores, federações e confederações adquiram personalidade jurídica
 b) Todo país-membro da OIT deve comprometer-se a tomar todas as medidas necessárias e apropriadas para assegurar aos trabalhadores e empregadores o livre exercício do direito sindical.
 c) Todo país-membro OIT deve apresentar, por meio da direção geral da OIT, à Conferência Geral relatório sobre a aplicação, em seu território, da Convenção n.º 87, relativa à liberdade sindical e à proteção do direito de sindicalização, no qual também avalie a conveniência de incluir na pauta da Conferência revisão total ou parcial das propostas constantes da referida convenção.
 d) Trabalhadores e empregadores, sem distinção de qualquer espécie, têm o direito de constituir, sem prévia autorização, organizações sindicais e de a elas se filiarem, com a única condição de observar seus estatutos.
 e) As organizações de trabalhadores e de empregadores, devidamente registradas perante o órgão competente, têm o direito de elaborar seus estatutos e regimentos, eleger livremente seus representantes e organizar sua administração e atividades.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre regra internacional aplicada ao direito coletivo do trabalho brasileiro, conforme abaixo.
a) A alternativa “a” trata do previsto na Convenção 87 da OIT, não ratificada pelo Brasil, razão pela qual não possui aplicação em nosso país, restando incorreta.
b) A alternativa “b” igualmente trata do previsto na Convenção 87 da OIT, que é de adoção obrigatória aos países ratificantes, não a todo e qualquer membro da OIT, restando incorreta.
c) A alternativa “c” igualmente trata do previsto na Convenção 87 da OIT, que é de adoção obrigatória aos países ratificantes, não a todo e qualquer membro da OIT, restando incorreta.
d) A alternativa “d" trata do previsto na Convenção 87 da OIT, não ratificada pelo Brasil, razão pela qual não possui aplicação em nosso país, restando incorreta.
e) A alternativa “e” versa sobre o estatuído já no artigo 513 da CLT, razão pela qual correta.
29 • Q299659      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Remuneração e salário;  Direito do Trabalho;  Remuneração e salário: caracterização e distinções; 
Parte superior do formulário
Paulo foi contratado como empregado da empresa Fábrica de Doces Celestes para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, Paulo foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal. A atitude da empresa 
 a) está correta, pois a redução de salário é permitida, se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil.
 b) está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.
 c) não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
 d) não está correta, pois o salário é impenhorável, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
 e) não está correta, pois a redução de salário depende de lei.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão em tela versa sobre o princípio da intangibilidade salarial, tema tratado no artigo 7°, VI da CRFB, que veda a redução, salvo negociação coletiva.
a) A alternativa “a” vai de encontro ao artigo 7°, VI da CRFB, já que o mesmo veda a redução, salvo negociação coletiva, motivo pelo qual incorreta.
b) A alternativa “b” vai de encontro ao artigo 7°, VI da CRFB, já que o mesmo veda a redução, salvo negociação coletiva, motivo pelo qual incorreta.
c) A alternativa “c” retrata o estipulado no artigo 7°, VI da CRFB, motivo pelo qual correta.
d) A alternativa “d” não retrata exatamente o artigo 7°, VI da CRFB, já que esse fala da irredutibilidade salarial, não da impenhorabilidade, que é tema analisado no artigo 649, IV e §2° do CPC (possibilidade excepcional de penhora de salário), razão pela qual incorreta.
e) A alternativa “e” vai de encontro ao artigo 7°, VI da CRFB, já que o mesmo veda a redução, salvo negociação coletiva, motivo pelo qual incorreta.
30 • Q299661      
Prova: FCC - 2013 - TRT - 9ª REGIÃO (PR) - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Direito do Trabalho | Assuntos: Descanso no trabalho: repouso anual (férias) e semanal;  Direito do Trabalho;  Efeitos e duração do trabalho nos contratos de emprego; 
Parte superior do formulário
De acordo com previsão constitucional, o descanso semanal remunerado deve ser concedido 
 a) preferencialmente aos sábados.
 b) preferencialmente aos domingos, salvo em semana em que o domingo coincida com feriado.
 c) alternativamente aos sábados e aos domingos.
 d) exclusivamente aos domingos.
 e) preferencialmente aos domingos.
 Comentários do professor
Cláudio Freitas - Juiz do Trabalho - TRT da 16ª Região
A questão trata da previsão constitucional do descanso semanal remunerado (DSR), o que vem abordado no artigo 7°, XV da Carta Constitucional. 
a) A alternativa “a” vai de encontro com o artigo 7°, XV da CRFB, já que o mesmo fala de preferência do DSR em domingos, razão pela qual incorreta.
b) A alternativa “b” inicia a abordagem de forma correta em relação ao artigo 7°, XV da CRFFB, mas acrescenta algo inexistente no referido

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais