Buscar

Avaliando o Aprendizado Contitucional I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201602811254)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	  
(Questão 62 - Exame 28 - OAB-RJ) - Complete as seguintes orações com as alternativas correspondentes: A nova ordem constitucional (1) a anterior, sem necessidade de sua nova produção legislativa infraconstitucional, em decorrência do fenômeno denominado de (2), mediante o qual pode ocorrer, por exemplo, que uma lei ordinária venha a se tornar lei complementar. Quando a nova norma constitucional vier a regular diferentemente a matéria versada pela anterior no todo, ou em parte, há, respectivamente, (3) e (4). Uma lei ordinária, que já perdeu eficácia ante uma Constituição, não pode readquiri-la pelo surgimento de nova Constituição. Essa restauração eficacial, juridicamente condenável, chama-se (5). A (6), inadmitida por parte da doutrina, significa que os preceitos da Constituição precedente que não conflitarem com a nova Constituição são por ela recebidos como leis ordinárias. 
	
	
	 
	  
(1) derroga; (2) repristinação; (3) revogação; (4) ab-rogação; (5) constitucionalização; (6) desconstitucionalização. 
	 
	(1) revoga; (2) recepção; (3) ab-rogação; (4) derrogação; (5) repristinação; (6) desconstitucionalização. 
	 
	(1) torna ineficaz; (2) acomodação; (3) derrogação; (4) ab-rogação; (5) desconstitucionalização; (6) repristinação. 
	 
	(1) ab-roga; (2) constitucionalização; (3) ab-rogação; (4) revogação; (5) disjunção normativa; (6) repristinação. 
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602811280)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	  
Não é um conjunto de princípios de avaliação da evidência, cânones para julgar a adequação de explicações propostas, critérios para solucionar hipóteses, mas um modo de pensar por problemas, a partir deles e em direção deles. Assim, num campo teórico como o jurídico, pensar topicamente significa manter princípios, conceitos, postulados, com um caráter problemático, na medida em que jamais perdem sua qualidade de tentativa. Como tentativas, as figuras doutrinárias do Direito são abertas, delimitadas sem maior rigor lógico, assumindo significações em função dos problemas a resolver, constituindo verdadeiras 'fórmulas de procura' de solução do conflito. Noções-chave como 'interesse público', 'vontade contratual', 'autonomia da vontade', bem como princípios básicos como 'não tirar proveito da própria ilicitude', 'dar a cada um o que é seu', 'indubio pro reo' guardam um sentido vago que se determina em função de problemas como a relação entre a sociedade e indivíduo, proteção do indivíduo em face do Estado, do indivíduo de boa fé, distribuição dos bens numa situação de escassez etc., problemas estes que se reduzem, de certo modo, a uma aporia nuclear, isto é, a uma questão sempre posta e renovadamente discutida e que anima toda a jurisprudência: a aporia da justiça.
FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Prefácio. In: VIEHWEG, Theodor. Tópica e Jurisprudência. Tradução Tercio Sampaio Ferraz Jr. Brasília: Departamento de Imprensa Nacional, 1979, p. 3.
A partir da leitura, analise as assertivas abaixo:
I - O método tópico de Viehweg é aplicado ao problema, isto é, tem por base o raciocínio voltado para o problema e não para a norma em si. 
II - O pensamento tópico-problemático se pauta na racionalidade subsuntiva que parte do caso geral para o caso particular.
III - A tópica é um processo especial de tratamento de problemas, ou seja, é uma técnica do pensamento problemático mediante o emprego exclusivo do método silogístico.
IV - Na centralidade do método tópico viehwegiano encontra-se o contexto semântico da norma.
V - A tópica viehwegiana tem caráter indutivo e se pauta nos elementos juridicamente relevantes advindos do caso concreto (fatos portadores de juridicidade).
Somente é CORRETO o que se afirma em: 
	
	
	 
	I e V;
	 
	III e IV;
	 
	II, III e IV;
	 
	II e IV;
	 
	I, II e IV;
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602977823)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	O fenômeno da repristinação:
	
	
	 
	Se refere ao conflito de leis no espaço.
	 
	Se refere ao conflito de leis no tempo.
	 
	Se verifica no seguinte exemplo: Lei A, revogada por Lei B, será novamente dotada de vigência se a CRFB/88 revogar Lei B.
	 
	Se verifica no seguinte exemplo: Lei A, revogada por Lei B, será novamente dotada de vigência de se Lei C revogar novamente a Lei A.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603380048)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Nova Constituição da Tunísia entra em vigor Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014 18:58 BRST Por Tarek Amara TÚNIS, 27 Jan (Reuters) - A Tunísia adotou nesta segunda-feira uma nova Constituição, num grande passo rumo à democracia no país que deu início às revoluções da Primavera Árabe e conseguiu de modo geral evitar o caos e a violência que agora assola nações vizinhas cujas revoltas inspirou. Depois de anos sob o governo do autocrata Zine el-Abidine Ben Ali, a Carta da Tunísia tem sido elogiada como uma das mais progressistas do mundo árabe, pois designa o islamismo como religião do Estado ao mesmo tempo em que protege a liberdade de crença e a igualdade entre os sexos. O Parlamento irrompeu em festa depois da assinatura oficial da Constituição aprovada no sábado à noite pelos parlamentares, encerrando assim meses de impasse que ameaçavam prejudicar a transição no país. "Este é um dia excepcional para a Tunísia, onde nós celebramos a vitória sobre a ditadura. O governo e a oposição venceram, a Tunísia venceu", declarou o presidente Moncef Marzouki ao Parlamento depois de sancionar a Constituição. O firme progresso do pequeno país do norte da África contrasta profundamente com a turbulência na Líbia e Egito, cujas populações seguiram a Tunísia e derrubaram seus líderes autocratas em 2011. O mercado de ações da Tunísia teve alta de 1,7 por cento nesta segunda-feira, em um sinal de confiança do investidor na estabilidade do país, com a Constituição em vigor e a formação de um novo governo interino que conduzirá o país até as eleições. (Fonte:http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPEA0S4EM20140127), Acesso em 08 de Abril de 2014, às 13:46). Observe as seguintes frases, todas a respeito do texto anterior: I. Se a Constituição da Tunísia foi aprovada pelo voto popular, ela é classificada como promulgada; II. A leitura apenas do segundo parágrafo do texto deixa a impressão que a Constituição foi outorgada; 
	
	
	 
	As frases I e II se relacionam, mas a frase I não justifica a frase II.
	 
	NDA.
	 
	As frases I e II se relacionam, e a frase I justifica a frase II.
	 
	A frase II, dentro de todo contexto, resume toda informação deixada pelo texto.
	 
	As frases I e II não se relacionam apesar da frase I justificar a frase II.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602860345)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Analisando as normas Constitucionais, José Afonso da Silva estabeleceu a classificação clássica das normas constitucionais. Assim, é correto afirmar:
	
	
	 
	As normas de eficácia limitada são aquelas que não necessitam de legislação infraconstitucional para produzir seus efeitos integralmente.
	 
	As normas de eficácia contida são aquelas que produzem efeitos imediatamente, mas podem ser restringidas pela legislação infraconstitucional.
	 
	As normas constitucionais não têm aptidão para produzir efeitos no mundo material, necessitando de uma legislação infraconstitucional para sua regulamentação.
	 
	Normas de eficácia plena são aquelas que necessitam de uma legislação infraconstitucional para produzirem todos os seus efeitos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais