Buscar

Apol 1 - Comportamento Empreendedor e Fundamentos de Gestão

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos de Gestão
João Antônio é gerente de vendas da Vinícola Good Wine localizada a aproximadamente 100 km da cidade de Porto Alegre. No seu dia a dia de trabalho, João Antônio precisa organizar muito bem suas tarefas, começando pela definição de objetivos e quantificação de metas, estabelecer o que deve ser feito por cada membro da equipe de vendas e especialmente analisar e avaliar a frequência de compra dos consumidores e o atendimento aos pedidos feitos por eles com bastante precisão. Logo, João Antônio precisa ser eficiente todos os dias na condução das tarefas da Vinícola Good Wine.
A partir do texto anterior, analise as alternativas abaixo que versam sobre os conceitos de eficiência praticados por João Antônio na Vinícola Good Wine:
I.João Antônio trabalha com eficiência porque procura fazer os processos certos, os meios corretos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine. 
II.João Antonio é um profissional eficiente porque coloca todos os seus esforços nos processos para atingir os objetivos da vinícola Good Wine.
III. João Antonio é um profissional eficiente porque suas ações dizem respeito exatamente ao resultado final da ação.
IV. João Antonio é eficiente porque suas ações promovem os resultados desejados, por meio dos métodos e da correta execução das tarefas.
É correto que se afirma em:
	
	A
	
	I e II apenas
	
	B
	
	I e III apenas
	
	C
	
	III e IV apenas
	
	D
	
	I, II e IV apenas
Você acertou!
A alternativa I, II e IV são as únicas que tratam do conceito de eficiência organizacional, 
citando os métodos e processos para se atingir os resultados desejados em uma organização. 
A alternativa III apresenta argumentos sobre o conceito da eficácia, logo, não está correta conforme aula I, 
p. 8-9 que versa sobre esse tema.
	
	E
	
	II, III e IV apenas
Questão 2/5 - Comportamento Empreendedor
Leia o caso a seguir, o qual se refere a criatividade e empreendedorismo.
João e Pedro são empreendedores, estruturaram um organização não governamental (ONG) chamada INOVA. Esta ONG atua junto a jovens de baixa renda que querem estruturarem seus próprios negócios. João e Pedro são profissionais conectados ao mercado, têm bons relacionamentos com diversas empresas, planejaram o negócio, logo conseguiram patrocínio de grandes empresas públicas e privadas. A INOVA está se desenvolvendo, isto tem levado João e Pedro a refletirem sobre a importância de criar novos caminhos para a ONG, entendem que criatividade é um fator relevante. Em uma reunião, ao analisarem suas posturas, João percebe que, por vezes, sente medo de errar, tende a ser prático e diante de uma nova ideia tende a achá-la sem lógica. Pedro sente que está sempre buscado novas ideias, gosta de inventar, está sempre atento e se permite sonhar. João e Pedro são empreendedores, mas têm diferentes posturas frente à criatividade.
Tendo em vista o caso acima, no que se refere às posturas de João e Pedro, analise sentenças a seguir e assinale a alternativa certa.
I – Pode-se perceber que João apresenta bloqueios em sua criatividade. Estes bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa a um novo e melhor patamar de criatividade.
II –  Pode-se perceber que Pedro está sempre procurando uma resposta certa e quase não procura outras alternativas, portanto apresenta bloqueios em sua criatividade.  
III – Pode-se perceber que João é um empreendedor que incorpora a criatividade, mas devido as crenças limitadoras sobre que ele é e o que pode fazer, nunca age de forma a tornar seu sonho realidade.
IV – Pode-se perceber que Pedro é um empreendedor que desenvolve a sua criatividade, pois exercita ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	Afirmativas I e III, apenas.
	
	B
	Afirmativa IV, apenas.
	
	C
	Afirmativa II, apenas.
	
	D
	Afirmativas I e IV, apenas.
Você acertou!
Ao analisar as posturas de João e Pedro pode-se perceber que:
João apresenta bloqueios em sua criatividade. Schneider (2012, p. 49, citando Oesch, 1988)  aborda sobre os bloqueios da criatividade,  diz que os bloqueios,  quando conhecidos e trabalhados, levam a pessoa um novo e melhor patamar de criatividade.
Pedro é empreendedor que desenvolve a sua criatividade. Schneider (2012, p. 50) comenta que "é importante que o administrados desenvolva sua criatividade". Continua o autor,  pode-se exercitar algumas ações e incorpora hábitos que aproveitam ao máximo o seu potencial criativo (p. 50).
 
O item II está incorreto, pois Pedro não apresenta bloqueios em sua criatividade, mas sim,  procura desenvolvê-la (Schneider, 2012, p. 50).
O item III está incorreto. João percebe bloqueio em sua criatividade. O caso de João não retrata um empreendedor que incorpora a criatividade.  O caso também não fala que João tem as crenças limitadoras sobre o que ele é e o que pode fazer, embora Schneider (2012, p.49) comente que as pessoas que têm bloqueios em sua criatividade possam demonstrar crenças limitadoras.
	
	E
	Afirmativas II e III, apenas.
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Existem dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora.
Analise as sentenças a seguir, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as afirmativas falsas em relação aos tipos de visões que levam o empreendedor a empreender.
 
(    ) Na visão do empreendedorismo por necessidade a caminhada empreendedora pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. 
(    ) No Brasil há predominância de empreendedores por oportunidade, pois o empreendedor brasileiro sabe onde está, o que é, para onde deseja ir e como pretende seguir.  
(    ) A visão motivada pela oportunidade, é um tipo de ação competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso. 
(    ) A visão motivada pela necessidade, é um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V, F, V, V
	
	B
	F, V, V, V
	
	C
	V, F, F, F
Você acertou!
Os dois tipos de visões que levam o empreendedor a trilhar a caminhada empreendedora são: a  motivada pela necessidade e a motivada pela oportunidade.
A visão motivada pela necessidade se refere a caminhada  que pode ser motivada pela falta de alternativas satisfatórias de ocupação e renda; ou seja, as pessoas precisam empreender. (Schneider, 2012, p. 28). Portanto, a primeira sentença é verdadeira.
De acordo com Schneider (2012 pág. 30),  "No Brasil, percebe-se a mudança de um contexto mais intenso de empreendedores por necessidade para um equilíbrio entre os dois tipos de empreendedores. A cada estudo, nota-se uma tendência maior em executar planejamento do ato de empreender de modo mais amplo e eficiente". Portanto, a segunda afirmativa é falsa.
A terceira afirmativa se refere a visão motivada pela necessidade e não pela visão motivada pela oportunidade. A motivada pela necessidade  "é um tipo de ação mais 'sofrida' e competitiva, que leva, em alguns casos, a ações precipitadas pouco potencializadas e com maior chance de fracasso" (Schneider, 2012, p. 28). 
A quarta afirmativa se refere a visão motivada pela oportunidade e não pela visão motivada pela necessidade. A visão motivada pela oportunidade "É um tipo de caminhada mais planejada, mais pensada, calcada na razão e menos influenciada pela emoção" (Schneider, 2012, p. 28).
	
	D
	V, F, V, F
	
	E
	F, F, F, V
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
O americano Frederick Winslow Taylor ficou conhecido como o pai da Administração Científica. A administração científica é marcada por três fases, sendo a primeira delas referente ao salário pago aos trabalhadores. A segunda fase marcada pelas experiências profissionais de Taylor, e a terceira fase, que apresentaas técnicas da administração científica.
Leia e analise as afirmativas abaixo que versam sobre as fases da administração científica de Taylor:
I. Na primeira fase o pagamento era realizado apenas por dia ou por peça, o que motivava o trabalhador a produzir mais.
II. Na segunda fase é necessário treinar cientificamente os funcionários para que todos realizem as atividades de um modo padrão.
III. A terceira fase constitui-se de estudos de tempos e movimentos, padronização de ferramentas e instrumentos.
IV. Na segunda fase é necessário realizar uma seleção científica dos funcionários, ou seja, o trabalhador deve ser preparado para a tarefa que será realizada.
É correto o que se afirma em: 	 
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
	
	E
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
De acordo com a Aula II páginas 4 e 5, são as únicas alternativas que versam corretamente sobre as fases da Administração Científica de Frederick Taylor.
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
A Abordagem Burocrática da Administração de Max Weber estabelece que as organizações formais são regidas por normas e leis racionalmente determinadas. De acordo com o autor, a burocracia tem o objetivo de tornar possível que organizações complexas possam ser administradas de modo mais eficiente e eficaz. Nos estudos organizacionais realizados, Weber identificou alguns tipos de autoridade, que representam o poder institucionalizado, o que significa dizer que: quem tem poder o impõe, pois tem legitimidade, por isso, é aceito e reconhecido.
Considerando as ideias acima, apresentamos algumas das características da  burocracia:
I. A principal falha da burocracia está no fato da divergência entre meios e objetivos pretendidos.
II. A burocracia exige profissionais capacitados, preparados tecnicamente para realizar a função.
III. Quanto mais racional a sociedade, mais as relações são impessoais e mais prevalece as características da burocracia.
IV. A formalidade, a impessoalidade e o profissionalismo são pilares que alicerçam a burocracia.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir:
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas
Você acertou!
Estão corretas as afirmações II, III e IV. Conteúdo disponível na Aula II páginas 14 e 15 que versam sobre as Características da Burocracia. As demais alternativas não estão de acordo com as características da Burocracia.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes