Buscar

ESTUDO DIRIGIDO DE ANATOMIA LOCOMOTORA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESTUDO DIRIGIDO DE ANATOMIA LOCOMOTORA
1. Questão
Cite 3 funções do sistema esquelético.
R: mecânica de sustentação, proteção e sistema de alavanca para os movimentos do corpo e funções metabólicas de hematopoese e de armazenamento de minerais e gorduras.
2. Questão
Defina osso pneumático. Dê um exemplo.
R: são osso que possuem cavidades chamadas de forames, que tem por característica a passagem do ar. Esses osso permitem que o crânio se torne mais leve.
Ex.: ossos da face (forame mentual, forame intraorbital, forame supra orbital).
3. Questão
Cite ossos pares do crânio e ímpares da face.
R: parietais (2), temporais (2), mandíbula (1), vômer (1)
4. Questão
Cite 3 estruturas encontradas no ramo da mandíbula.
R: na margem superior encontramos o processo condilar, que se assemelha a um botão que se articula com a fossa mandibular do osso temporal e um processo coronóide em ponta para inserção do músculo temporal. A área escavada entre os processos é chamada de incisura da mandíbula.
5. Questão
O que se entende por posição anatômica? Por que a posição anatômica é importante para o estudo de anatomia?
R: Como se as pessoas estivem de pé, eretas; com: cabeça, olhos e dedos dos pés direcionados anteriormente (para frente). Membros superiores ao lado do corpo com as palmas olhando anteriormente. Membros inferiores juntos, com os pés direcionados anteriormente.
Esta posição é importante para evitar descrições ambíguas.
6. Questão
Um homem de 70 anos de idade visitou seu médico de família para o seu primeiro exame físico em 30 anos. Ao perceber que o paciente estava preocupado, o doutor educadamente tentou determinar o motivo, Em resposta ao interrogatório do doutor, o paciente afirmou “ A enfermeira que mediu minha altura é incompetente! Eu sei que quando estava na Marinha, a minha altura era de !,80m, mas ela me disse que eu tenho 1,63m”. O doutor então realizou nova medição e observou que embora a postura do paciente fosse excelente, ele realmente tinha 1,63m, confirmando a medida que a enfermeira tinha dito. Ele explicou ao paciente que a coluna vertebral contém alguns tecidos não ósseos que encolhem um pouco durante os anos. O paciente interrompeu e declarou indignado que ele conhecia termos e princípios anatômicos e que gostaria de uma explicação detalhada. Como você explicaria a anatomia da coluna vertebral e as mudanças que sofre durante o processo de envelhecimento?
R: A altura da coluna vertebral é igual a soma das vertebras mais a soma das espessuras dos discos intervertebrais. O corpo em uma vertebra consiste em osso compacto externamente e osso esponjoso internamente. O disco é composto de bainha de fibrocartilagem chamado de Anel Fibroso, que tem uma porção central mucoide chamada de núcleo pulposo. Os discos com o passar do tempo sofrem mudanças anatômicas. No adulto jovem o núcleo pulposo é esponjoso e úmido. Com o avanço da idade este núcleo resseca, levando o achatamento do disco intervertebral. Os discos representam 25% da altura da coluna vertebral.
7. Questão
Os ossos do esqueleto são classificados de acordo com sua forma em 4 categorias principais: ossos longos, curtos, planos e irregulares. Defina cada um dando um exemplo.
R: Ossos longos: são osso onde o cumprimento predomina sobre a largura e funcionam como alavancas. Ex.: úmero, fêmur, rádio, ulna, fíbula, falanges, osso metacarpais.
Ossos curtos: ossos parecidos com cubos e são encontrados no punho e no tornozelo onde eles transferem forças de movimentos. Ex.: cuboide.
Ossos planos: apresentam superfície larga para a inserção de músculos ou proteção de órgãos subjacentes. Ex.: ossos do crânio (parietal), costelas.
Ossos irregulares: osso que variam de forma e apresentam várias superfícies para inserções musculares ou para articulações. Ex.: vertebras.
8. Questão
A localização da cela turca é imediatamente:
R: superior ao seio esfenoidal.
9. Questão
A crista etmoidal é uma característica estrutural de qual osso?
R: osso etmoide.
10. Questão
Quais curvaturas fisiológicas da coluna vertebral?
R: cifose torácia e cifose sacrococcígea.
11. Questão
Quais as curvaturas secundarias da coluna vertebral?
R: lordose cervical e lordose lombar.
12. Questão
As vértebras cervicais têm forames transversários; as vértebras torácicas têm fóveas;
R: verdadeiro.
13. Questão
Diferencie costelas verdadeiras, falsas e flutuantes.
R: as costelas verdadeiras têm como características a sua inserção diretamente no esterno, através da cartilagem costais individuais. As falsas não tem inserção direta no esterno e as flutuantes não se prendem ao esterno e não apresentam tubérculos.
14. Questão
Quais são as costelas atípicas? E por que elas têm esse nome?
R: 1° costela porque apresenta um corpo mais largo e quase horizontal, mais curta e mais acentuadamente encurvada das sete costelas verdadeiras. Ela possui uma faceta única na sua cabeça para articulação com a vértebra T1 e dos sulcos direcionados transversalmente, que cruzam sua face superior em direção aos vasos subclávos, eque são separados por um tubérculo do músculo escaleno anterior e uma crista.
A 2° costela é mais fina com um corpo mais típico, menos curvada e substancialmente mais longa do que a primeira costela. Ela possui duas facetas na sua cabeça, para articulação com os corpos das vértebras T1 e T2, e um tuberosidade para a inserção muscular.
Da 10° à 12° costelas, como a primeira costela, há uma faceta em suas cabeças.
A 11° e a 12° costelas são curtas e não possuem colos ou tubérculos.
15. Questão
Por que a 1° costela raramente é fraturada? E caso isso ocorra quais as possíveis injúrias que podem ocorrer?
R: porque se encontra protegida pela clavícula. Se você observar, nós não podemos apalpar a primeira costela. Caso aconteça uma fratura, isso pode acarretar em lesão do plexo braquial, lesando nervos e vasos subclávos.
16. Questão
Quais são os ossos que compõem os ossículos da audição?
R: martelo, bigorna e estribo.
17. Questão
Um homem de 45 anos de idade caiu do cavalo. Queixou-se aqueles que o atenderam sobre uma dor acentuada no pescoço e uma sensação de formigamento nos membros superiores. Uma radiografia revelou uma vértebra cervical deslocada. Pergunta:
a) Que vértebra pode ter sido comprimida se ocorreu um deslocamento acentuado?
R: vértebra C6 se desloca, deslizando anteriormente sobre a vértebra C7. Devido a ser o canal vertebral relativamente grande nesta região.
b) Que estrutura pode ter sido comprimida se ocorreu um deslocamento acentuado?
R: medula espinhal ou esmagamento do tecido nervoso resultando em uma sensação de formigamento.
c) Qual a base anatômica das lesões?
R: caso o deslocamento seja acentuado, isso pode levar a compressão da medula espinhal e causar paralisia dos membros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais