Buscar

Desafio bioquimica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio Bioquímica.
Os carboidratos possuem várias funções: Energética, Estrutural e comunicação celular.
Adesão entre Células> Ácido Hialurônico (Encontrado entre as células) 
Heparina> Anticoagulantes encontrados nos mastócitos (Evita a formação de coagulo no coração e pulmões). 
Celulose- Forma a parede celular das plantas.
Humanos não fazem digestão de celulose, pois não possuímos as enzimas necessárias para desfazer as ligações glicosídicas deste polissacarídeo. A celulose aumenta a produção de muco no intestino, favorecendo a movimentação do bolo fecal, facilitando a defecação.
Amido- Reserva de carboidratos nas plantas.
O amido é digerido primeiramente através da amilase, que quebra o amido liberando várias maltoses, logo em seguida essa maltose é transformada em glicose, através de outra ação enzimática.
Glicogênio- Reserva de energia intracelular.
O glicogênio é utilizado em casos de “baixa” glicemia, nesses casos o hormônio GLUCAGON é liberado para sinalizar a quebra glicosídica entre as glicoses do glicogênio. O glicogênio é armazenado principalmente nos músculos e fígado.
**O excesso de carboidrato é transformado em gordura.
** A gordura é a fonte de energia que fornece a maior quantidade de energia, porém ela demora muito a ser digerida, já os outros carboidratos são de mais rápida digestão.
No duodeno, a enzima amilase pancreática (produzida pelo o pâncreas), completa a digestão do amido em maltose. Já no intestino delgado, onde se faz mais intensamente a digestão dos carboidratos, as células intestinais secretam as enzimas maltase, frutase e lactase. Que degradam os dissacarídeos em glicose, frutose e galactose para serem absorvidos e levados para a corrente sangüínea. Frutose e galactose são convertidas em glicose e a glicose restante é convertida a glicogênio para reserva. O glicogênio é constantemente reconvertido a glicose de acordo com as necessidades de cada organismo.

Outros materiais