Buscar

TESTE DE CONHECIMENTO PLANEJAMENTO URBANO AULA 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONSÓRCIO E GESTÃO CONSORCIADA
TESTE DE CONHECIMENTO – AULA 7
	1a Questão
	
	
	
	Com prefeituras sem conseguir dinheiro que não seja de repasse obrigatório, os setores mais prejudicados, avaliam pesquisadores, acabam sendo aqueles que justamente dependem mais de verba de convênios feitos com base em projetos técnicos: habitação, saneamento e transportes. O tratamento de resíduos urbanos, por exemplo, é um desafio e que em muito depende desses repasses obrigatórios. Com isso, o um mecanismo criado pelo Estatuto das Cidades em 2001 para reduzir estas dificuldades dos Municípios é:
		
	
	Planejamento de Segurança Integrada.
	
	Licenças Ambientais.
	 
	Operações Urbanas Consorciadas.
	
	Sistemas de Gestão Ambiental.
	
	Código de Obras do Município.
	
	 
	Ref.: 201201863582
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Marque abaixo a opção que representa reconhecidamente um dos avanços na questão dos do tratamento dos resíduos, com os Consórcios Urbanos de Resíduos Sólidos:
		
	
	Verdadeiramente não podemos afirmar que tais operações urbanas poderão gerar qualquer tipo de benefício para a sociedade.
	
	Os Consórcios Urbanos acabaram definitivamente no Brasil com os lixões.
	
	O grande avanço em relação às Operações Urbanas / Consórcios Urbanos, foi alcançar seu objetivo real que era de acabar com a sobrevivência inadequada das populações que viviam dos lixões.
	 
	Os Consórcios entre Municípios foi a forma encontrada para que a instalação de aterros sanitários e sua plena manutenção não tornasse propícia a formação futura de novos lixões.
	
	A gestão dos aterros sanitários, segundo o Ministério das Cidades, nunca chegou a ser um dos grandes problemas para os municípios brasileiros. Ao contrário, a Legislação Ambiental Brasileira não tratou deste tema por ser um problema irrelevante.
	
	 
	Ref.: 201201863587
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a lei que regulamenta os consórcios públicos é a Lei Federal 11.107 de abril de 2000, é correto afirmar:
		
	
	Os consórcios jamais poderão possuir personalidade jurídica na modalidade de associação pública ou pessoa jurídica de direito privado, estrutura de gestão autônoma e orçamento próprio.
	 
	Os consórcios são entidades que reúnem diversos municípios para a realização de ações conjuntas que se fossem produzidas individualmente, não atingiriam os mesmos resultados ou utilizariam um volume maior de recursos, além de demandar mais tempo.
	
	Os Consórcios não conseguiram possibilitar a discussão de um planejamento regional como na ampliação da oferta de serviços por parte dos municípios.
	
	É um equívoco pensar que os consórcios devam ser um instrumento que permite ganhos de escala nas políticas públicas, além de ser um novo modelo gerencial que pode viabilizar a gestão microrregional. Este entendimento está totalmente equivocado.
	
	Os consórcios não poderão ser firmados entre todas as esferas de governo como entre municípios, ou ainda entre municípios com estados, estados com a União, ou municípios com o estado e com a União.
	
	 
	Ref.: 201201784172
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O aumento da demanda, em especial o consumo dos produtos, principalmente os industrializados, ampliou de forma direta os problemas ambientais, especialmente com a coleta e destinação do lixo. Muitas cidades que são regiões de manancial ou as de base agrícola, nem sempre têm recursos e áreas livres suficientes para a construção de um aterro sanitário, conforme determina a legislação. Os consórcios públicos surgem como uma forma de solução, de modo colegiado; um novo arranjo institucional para a gestão municipal, como instrumentos de planejamento regional para a solução de problemas comuns. Neste sentido marque a opção que representa uma das dificuldades neste processo:
		
	
	A total falta de orientações por parte da Legislação e em especial do Estatuto das Cidades
	
	O excesso de recursos financeiros e a consequente dificuldade neste gerenciamento
	
	A dificuldade de recursos humanos e técnicos por parte dos municípios
	
	A ausência de definições por parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos para a implementação dos consórcios urbanos.
	 
	A prática de uma ação coletiva e não individualizada por parte dos Municípios que nem sempre entendem esta dinâmica e mecanismo
	
	 
	Ref.: 201201863608
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Os Consóricios Públicos atuam como instrumento para a realização dos objetivos do Estatuto da Cidade. Marque a única opção correta em relação a Operações Urbanas Consorciadas.
		
	 
	Operações urbanas consorciadas são intervenções pontuais realizadas sob a coordenação do Poder Público e envolvendo a iniciativa privada, empresas prestadoras de serviços públicos, moradores e usuários do local, buscando alcançar transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
	
	Não existe nenhuma relação entre Operação Urbana Consorciada e Plano Diretor Estratégico do Município.
	
	O Poder Público deverá sempre oferecer à iniciativa privada a concessão de aumento do Coeficiente de Aproveitamento ou de modificação dos usos permitidos para o local sempre que necessitar, independentemente dos Estudos Prévios de Impacto Ambiental e Viário.
	
	Operações urbanas não necessitam de potencial de qualificação espacial para as cidades, visto que não atuam sob o contexto quase arquitetônico dos espaços urbanos.
	
	O Poder Público deverá resolver os problemas pontuais diretamente e sem nenhuma intervenção ou participação da sociedade e não necessita, portanto, das Operações Urbanas
	
	 
	Ref.: 201201330432
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Complete a frase com a alternativa que preenche a lacuna: O conceito de _______________ está relacionado às explicações sobre o desempenho econômico de um determinado setor e pelo desenvolvimento consequente da ação dos indivíduos, orientada pelo papel que um conjunto de instituições desempenha nos rumos de uma sociedade.
		
	
	ruralização
	
	restauração
	
	requalificação
	
	urbanização
	 
	arranjo institucional
	
	 
	Ref.: 201201330439
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	No estudo das cidades, consideramos que a expansão horizontal de um sítio urbano, isto é, a área efetivamente ocupada pela cidade, pode fazer com que ele se junte a um sítio urbano próximo, de modo que seus limites geográficos tornam-se indefiníveis, chama-se:
		
	 
	Conurbação
	
	Urbanização
	
	Desertificação
	
	Reestruturação
	
	Ruralização
	
	 
	Ref.: 201201863588
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Bem-vinda a Lei n.º 11.107, de 06 de abril de 2005, a chamada Lei de Consórcios Públicos, que, regulamentando o artigo 241 da Constituição Federal de 1988, introduz instrumentos e mecanismos de cooperação entre os entes federativos para a realização de objetivos de interesse comum, de modo a contribuir para o amadurecimento e efetivação do sistema federativo brasileiro. Entre os instrumentos previstos no citado diploma, merecem destaque a gestão associada de serviços públicos e o contrato de programa. Podemos afirmar em relação aos Consórcios Urbanos:
		
	
	As Parcerias Públicas Privadas, conhecidas como PPP, são a única forma de Consórcios Urbanos contemplados pelo Estatuto das Cidades.
	
	Apesar de publicada em 06 de abril de 2005, a Lei de Consórcios Públicos ainda não está em vigor no Brasil.
	
	Consórcios Públicos foram criados pela Lei 11.107 com o objetivo único de resolver as questões de saneamento básico de populações carentes.
	
	A gestão associada de serviços públicos é utilizada somente entes federativos não consorciados, casoem que se realiza, previamente, um convênio de cooperação, como entre um ente federativo e um consórcio público.
	 
	É um exemplo claro de Gestão Urbana Associada, a destinação e tratamento de resíduos entre dois ou mais Municípios através de aterro sanitário comum aos mesmos, facilitando sua destinação e acabando com os lixões urbanos.

Outros materiais