Buscar

Direito Positivo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

O Direito Constitucional engloba as normas jurídicas constitucionais, isto é, aquelas que pertence à Constituição, consideradas leis supremas de um Estado soberano e têm por função regulamentar e delimitar o poder estatal, além de garantir os direitos considerados fundamentais. No Brasil, essas normas estão estabelecidas na atual Constituição Federal, vigente desde 5-10-1988.
 O Direito Administrativo corresponde ao conjunto de normas jurídicas que organizam administrativamente o Estado, fixando os modos, os meios e a forma de ação para consecução de seus objetivos. Enfim, regulam todos os atos e procedimentos administrativos. Exemplo: dispensa de um servidor ocupante de cargo em comissão.
 O Direito Tributário envolve as normas jurídicas voltadas para arrecadação de tributos, bem como as que cuidam das atividades financeiras do Estado, regulando suas receitas e despesas. Principais instrumentos legais são a própria constituição federal, o código Tributário Nacional (CTN) e uma série de leis esparsas. Exemplo, o imposto sobre a renda de pessoas físicas.
O Direito Processual regula o processo judicial, bem como a organização judiciaria. Cuidam das regras relativas a ação judicia, isto e, do direito de ver qualquer pretensão sendo analisada e julgada pelo Poder Judiciário. O Direito Processual possui três subdivisões básicas?
Direito Processual Civil, que regula as situações relativas a orbita civil, comercial, fiscal, administrativa, do consumidor etc.
Direito Processual Penal, que regula as situações relativas a orbita penal.
Direito Processual do Trabalho, que regula as situações relativas a orbita trabalhista.
 O Direito Penal corresponde ao conjunto das normas jurídicas que regulam os crimes e as contravenções penais (condutas ilícitas penais de menor potencial ofensivo), com as correspondentes penas aplicáveis. Existem pelo menos dois aspectos pelos quais é possível conceituá-lo: pelo Formal (ou Estático); e o Material. Quanto ao aspecto material, o Direito Penal refere-se a comportamentos considerados altamente reprováveis ou danosos ao organismo social, afetando bens jurídicos indispensáveis à própria conservação e progresso da sociedade. Do aspecto formal ou estático, Direito Penal é o ramo do direito público dedicado às normas emanadas pelo Poder Legislativo para reprimir os delitos, lhes imputando penas com a finalidade de preservar a sociedade e proporcionar o seu desenvolvimento.
O Direito Militar e aquele que regula as normas que afetam os militares. Visa proteger não são os militares em si, mas sim as Instituições Militares, Estaduais, do Distrito Federal ou da União, sendo que, inclusive, na área penal as penas são em grande parte mais rígidas que do aquelas que se encontram estabelecidas no vigente Código Penal Brasileiro.
 O Direito Internacional Público compõe-se das normas convencionas (tratados internacionais, também chamados de convenções, pactos, convênios, acordos) e dos costumes jurídicos internacionais.
O Direito Civil e também conhecido como direto comum. Engloba as normas jurídicas que regem, entre outros, a capacidade o estado das pessoas, o nascimento, o fim, o nome, a maioridade etc. Exemplos: casamento, separação, divorcio, relações de parentesco, testamentos, compra e venda entre outros.
 O Direito Comercial regula a atividade comercial ou empresarial, entendida esta como a de fabricação, produção, montagem, distribuição, comercialização etc. Em outras palavras, o Direito Comercial trata das relações entre empresários, que exercem aquelas atividades, com vistas ao lucro.
O Direito do Trabalho regulam as relações entre o empregado e o empregador (patrão), compreendo o contrato de trabalho, o registro do empregado, a rescisão, a despedida, as verbas trabalhistas, os salários e seus ajustes, a duração da jornada de trabalho etc.
 O Direito Previdenciário que cuidam da Seguridade Social (compreendendo a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social) e atua por intermédio de seus órgãos (INSS, SUS etc.), estabelecendo os benefícios e as formas de sua obtenção.
O Direito Econômico regulam a produção e a circulação produtos e serviço, com vistas ao desenvolvimento econômico do Pais, especialmente no que diz respeito ao controle do mercado interno. São normas, portanto, regulam monopólios e oligopólios, tentam impedir a concorrência desleal etc.
 O Direito Consumidor regula as relações potencias ou efetivas entre consumidores e fornecedores de produtos e serviços. Tem por objetivo assegurar que os consumidores obtenham acesso a informações quanto a origem e qualidade dos produtos e serviços; assegurar proteção contra fraudes no mercado de consumo; garantir transparência a segurança para os usuários dos bens e serviços e harmonizar as relações consumo por meio da intervenção jurisdicional.
 O Direito Ambiental cuidam do meio ambiente em geral, tais como a proteção de matas, florestas e animais a serem preservados, o controle de poluição e o do lixo urbano etc.
A base desse direito ambiental e a do art. 225 da Constituição Federal, cujo caput dispõe: 
Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá- lo para as presentes e futuras gerações.
O Direito Internacional Privado regulam as relações privadas no âmbito internacional. E o ramo da ciência jurídica onde se definem os princípios, se formulam os critérios, se estabelecem as normas a que deve obedecer a busca de soluções adequadas para os conflitos emergentes de relações jurídico-privados internacionais.
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Direito_constitucional

Outros materiais