Buscar

Estudo de caso relacionamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso
1- a) Condutas a serem adotadas neste caso:
Conversa com a paciente para saber como anda seu estado geral, quais sintomas vem apresentando.
Medição da pressão arterial.
Verificação do peso.
Aferição da altura do útero e da circunferência abdominal.
Ausculta dos batimentos cardíacos do feto.
Solicitação de exames médicos (laboratoriais, de imagem e outros, se necessário).
b)Planejamento de ações:
Assim que iniciado o pré-natal:
Sangue 
Determinar o tipo sanguíneo da gestante (importante para outras providências, caso o fator Rh seja negativo), dosar hormônios e anticorpos da tireoide, detectar possíveis infecções (como sífilis, HIV, hepatites A, B e C), verificar se a gestante não tem anemia, dosar os níveis de açúcar no sangue e definir se a paciente corre ou não o risco de contrair doenças como rubéola, citomegalovirose e toxoplasmose. Também é feita uma pesquisa de trombofilias congênitas, essencial para prevenir o trabalho de parto prematuro e alertar para doenças hipertensivas da gestação, como pré-eclâmpsia e help síndrome, que podem causar óbito fetal. A critério do médico, o exame de sangue pode ser repetido várias vezes ao longo da gestação, mas deve ser solicitado, no mínimo, uma vez a cada trimestre. 
Urina
Detectar uma eventual infecção urinária e a presença de proteínas que podem indicar tendência a desenvolver pré-eclâmpsia. Útil também no acompanhamento de gestantes diabéticas.
Fezes
Investigar a presença de parasitas no intestino que podem provocar, entre outros problemas, anemia. 
*Entre 5ª e a 8ª semana de gestação
Ultrassonografia intravaginal
Visualizar o embrião e o saco gestacional, calcular o tempo de gravidez e a data provável do parto. 
No caso específico desta paciente de acordo com os relatos de sintomas dela deve ser investigada a candidíase na gravidez nos quais se enquadram os sintomas de prurido vaginal e corrimento esbranquiçado.
A candidíase tem um tratamento até que simples mas cabe ao ginecologista obstetra que acompanha a gestante tratar a candidíase na gravidez. Alguns medicamentos são apropriados para tratar, um em específico e bastante receitado como o Flogo Rosa. Essa medicação é apenas externa para se fazer a ducha vaginal. A medicação baixa os sintomas da candidíase na gravidez ainda na primeira aplicação devido ao seu efeito anestésico.
Os cremes ou pomadas vaginais também são muito recomendados tal qual os óvulos medicamentosos para introduzir na vagina assim amenizando os sintomas como é o caso da nistatina. Todos os medicamentos ajudam a equilibrar novamente a flora vaginal fazendo assim amenizar os sintomas da candidíase na gravidez.
c) Profissionais que devem ser envolvidos neste caso:Agente Comunitário de Saúde,Médico(Ginecologista-Obstetra),Enfermeiro e Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

Outros materiais