Buscar

Propriedades Mecânicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Propriedades Mecânicas
As propriedades mecânicas dos polímeros são caracterizadas pelo modo como esses materiais respondem as solicitações mecânicas aplicadas. 
O estudo destas propriedades permite-nos escolher um material para uma determinada aplicação afim de que ele resista aos esforços mecânicos que for solicitado sem se romper ou deformar.
As principais propriedades a serem observadas nos polímeros são: Modulo de elasticidade, limite de resistência a tração, resistência ao impacto, resistência a fadiga.
As propriedades estão associadas a capacidade do polímero resistir ou transmitir as forças mecânica que lhe são aplicadas.
As propriedades são definidas através de ensaios com um corpo de prova, que geralmente são produzidos respeitando algumas normas técnicas (no Brasil a ABNT). Alguns fatores importantes devem ser considerados nos ensaios como: massa molecular, temperatura.
Os ensaios nos dão uma curva de Tensão x Deformação que podem ser de três tipos no caso dos polímeros, que são: frágil (fratura ocorre quando o material se deforma apenas elasticamente), Plástica (semelhante aos materiais metálicos), Totalmente Elástico (quando há alta deformação com baixa tensão).
Propriedades determinadas pelo ensaio de tração: modulo de elasticidade que é uma grandeza proporcional a rigidez de um material, ductilidade que é quanto um material aguenta a tensão até a sua ruptura, tensão de escoamento que é até onde o material se deforma elasticamente, limite de resistência a tração que é o ponto onde o corpo falha.
As características mecânicas dos polímeros são sensíveis a temperatura podendo mudar sua curva de Tensão x Deformação conforme varia a temperatura.
Viscoelasticidade: é quando o polímero apresenta características de um fluido e de um sólido. Para poder ser tratado matematicamente existem associações para que se possa calcular a parte de deformação plástica e elástica. A parte de deformação plástica é associada com um amortecedor enquanto a elástica é associada com uma mola. dependendo do estimulo mecânico que estão exercendo sobre ele o mesmo apresenta comportamentos diferentes, um exemplo é o “gel-bobo” se fizermos uma bola com ele e jogarmos no chão ele vai quicar, por outro lado se aplicarmos uma tensão que aumenta gradativamente, veremos ele obter um comportamento viscoso.

Outros materiais