Buscar

ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO

Prévia do material em texto

ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO
	
	
	1a Questão (Ref.:201505213834)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sr Eugênia, 78 anos, viúva, esta internada na enfermaria psiquiátrica de um grande hospital geral. Durante a entrevista a enfermeira Fernanda pergunta sobre a juventude de dona Eugênia, que incrivelmente lembra-se de fatos que ocorreram em sua adolescência. Porém, ao ser indagada sobre fatos ocorridas há algumas horas atrás dona Eugênia não lembrava. Tendo como base o exame psíquico a Enfermeira Fernanda pode afirma que a paciente esta apresentando um quadro de:
		
	 
	Comprometimento da memória retrógrada
	
	Comprometimento cognitivo.
	
	Comprometimento da memória anterógrada;
	
	fala pastosa, poliúria, confusão mental
	
	Comprometimento da senso percepção;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505214211)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Com relação a reforma psiquiátrica, marque o item correto:
		
	
	A capacitação em atendimento psicoterápico dos técnicos da equipe dos serviços de saúde, para realizar atendimentos nos CAPS, sem o uso de medicamentos, não constitui princípio fundamental dessa reforma.
	
	São fatores primordiais responsáveis pelas alterações sofridas no cuidado aos pacientes, além da eficiência dos psicofarmacoterápicos das últimas gerações e de outras técnicas biológicas, a ineficácia do modelo hospitalar hegemônico e a restituição dos direitos individuais e civis dos portadores de transtornos mentais.
	
	O Centro de Atenção Psicossocial e outras drogas (CAPS AD II) tem definido por objetivo propiciar atenção contínua durante 24 horas, todos os dias da semana, inclusive feriados e finais de semana, às pessoas com demandas relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas
	
	Um paciente esquizofrênico, acompanhado há dois anos por um CAPS de Fortaleza, apresentou episódios de agitação psicomotora, em casa, e, uma hora depois da última ocorrência, manifestou comportamentos de agressividade, com delírios e alucinações auditivas, tipo vozes de comando, razão pela qual pode ser atendido em uma unidade de CAPS I.
	 
	O CAPS tem por função acolher as demandas de localidades específicas, através de intervenção multidisciplinar e interdisciplinar além de promover a reinserção social do portador de sofrimento mental através do fortalecimento de seus laços familiares e comunitários.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505213944)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica:
		
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.
	 
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505213919)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando as discussões do livro Loucos Pela Vida(1998), consiste afirmar que a Psiquiatria Democrática Italiana
		
	
	(C) entende como necessário superar o modelo de humanização institucional, a fim de inventar uma política que tem na comunidade e nas relações que ela estabelece com o dito louco, matéria prima para desconstrução dos dispositivos de tutela, exclusão e periculosidade.
	
	Medo de morrer ,Embotamento emocional, anedonia .
	
	(A) visa democratizar as inter-relações nas instituições totais, fomentando a construção coletiva da saúde junto aos internos.
	 
	(B) pretende humanizar os espaços institucionais, a fim de tornar terapêuticos os dispositivos de internação às pessoas em sofrimento mental.
	
	(D) entende que a doença mental é uma produção do universo linguístico estabelecido predominantemente nas relações familiares do paciente, conforme demonstra a Escola de Palo Alto.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201505213994)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos no âmbito do SUS, criados para substituir as internações em hospitais psiquiátricos. Em relação à modalidade dos Serviços e Capacidade Operacional dos CAPS, assinale a alternativa correta.
		
	
	CAPS i II (crianças e adolescentes): atende uma população com 30.000 hab ou critérios epidemiológicos.
	
	CAPS ad II (álcool e drogas): atende uma população acima de 10.000 hab.
	 
	CAPS III: atende uma população acima de 200.000 hab.
	
	CAPS II: atende uma população entre 80.000 e 230.000 hab.
	
	CAPS I: atende uma população entre 40.000 e 100.000 hab.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes