Buscar

CCJ0044 SM 201402002491 V.2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL
	Avaliando Aprend.: CCJ0044_SM_201402002491 V.1 
	Aluno(a): OSMAR ARIEL OLHER XIMENES
	Matrícula: 201402002491
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	24/04/2018 12:29:20 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201402587031)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Não é cabível a impugnação pela via da Ação Direta de Inconstitucionalidade de:
		
	
	Leis distritais
	
	Decretos autônomos
	
	Medidas provisórias
	
	Resoluções do Senado
	 
	Normas pré-constitucionais
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201402768305)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Após reiteradas decisões sobre determinada matéria, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou enunciado de Súmula Vinculante determinando que ¿é inconstitucional lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consórcios e sorteios, inclusive bingos e loterias¿. O Estado X, contudo, não concordando com a posição do Supremo Tribunal Federal (STF), edita lei dispondo exatamente sobre os sistemas de consórcios e sorteios em seu território. A partir da situação apresentada, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Qualquer cidadão poderá propor a revisão ou o cancelamento de súmula vinculante que, nesse caso, será declarada mediante a decisão de dois terços dos membros do Supremo Tribunal Federal (STF).
	
	O Supremo Tribunal Federal (STF) poderá, de ofício, declarar a inconstitucionalidade da norma estadual produzida em desconformidade com a Súmula.
	 
	A súmula possui efeitos vinculantes em relação aos órgãos do Poder Judiciário e à Administração Pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, mas não vincula o Poder Legislativo na sua atividade legiferante.
	
	As súmulas do Supremo Tribunal Federal foram criadas com a edição da emenda Constitucional nº45 de 2004.
	
	É cabível reclamação perante o Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a validade da lei do Estado X que dispõe sobre os sistemas de consórcios e sorteios em seu território.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201402587011)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pode-se afirmar que a maioria da doutrina brasileira acatou, inclusive por influência do direito americano, a caracterização da teoria da nulidade ao se declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma característica desse sistema de controle:
		
	
	a lei, por ter nascido morta, nunca chegou a produzir efeitos
	
	por regra, o vício de inconstitucionalidade é aferido no plano da validade
	
	lei inconstitucional é ato nulo
	 
	a decisão tem eficácia constitutiva
	
	a decisão produz efeitos ex tunc
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201402725203)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB 2010.2-FGV) A obrigatoriedade ou necessidade de deliberação plenária dos tribunais, no sistema de controle de constitucionalidade brasileiro, significa que:
		
	 
	a) Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
	
	c) Somente nas sessões plenárias de julgamento dos Tribunais Superiores é que a matéria relativa a eventual inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pode ser decidida.
	
	b) A parte legitimamente interessada pode recorrer ao respectivo Tribunal Pleno das decisões dos órgãos fracionários dos Tribunais Federais ou Estaduais que, em decisão definitiva, tenha declarado a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo.
	
	d) A competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar toda e qualquer ação que pretenda invalidar lei ou ato normativo do Poder Público pode ser delegada a qualquer tribunal, condicionada a delegação a que a decisão seja proferida por este órgão jurisdicional delegado em sessão plenária.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201402147279)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que concerne à organização do Poder Judiciário e do Conselho Nacional de Justiça, leia as assertivas abaixo e, aseguir, assinale a alternativa correta:
I- Os Ministros do STF não precisam ser bacharéis em Direito, de acordo com a Constituição.
II- O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida 1 (uma) recondução.
III- As Zonas e Colégios Eleitorais são órgãos da Justiça Eleitoral, conforme menção expressa da Constituição.
IV- De acordo com a Constituição, os Tribunais Regionais Federais serão compostos de, no mínimo, 27 (vinte e sete) juízes.
		
	
	Apenas I e III.
	
	Apenas I e IV.
	
	Apenas II e IV.
	 
	Apenas I e II.
	
	Apenas II e III.

Outros materiais