Buscar

Gestão do Conhecimento e Tecnologia na Empresa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMBRACO
1)Internalização de conhecimentos é um procedimento que tem como objetivo assimilação e a internalização do conhecimento, trazendo para a instituição uma capacidade de ação diferenciada e efetiva, fortalecendo a cultura, desenvolvendo novas competências, aprimorando as já existentes e gerando vantagem competitiva. Essa busca do diferencial competitivo, trás a definição do modelo de GC onde o intuito é criar uma cultura e um ambiente organizacional voltado à obtenção, criação, captura, compartilhamento e internalização do conhecimento. 
2)Os benefícios do compartilhamento de conhecimentos vão desde o bom uso de recursos, onde se poupa tempo e dinheiro até o aprimoramento dos sistemas utilizados pela instituição. Aplicação do “principio da confiabilidade” aplicado na divulgação de informações gerando uma rápida e lucrativa solução de problemas. Outro ponto importante é o reconhecimento do colaborador, aplicando um sistema de incentivos e recompensas; a criação de um banco de dados dos próprios usuários, aplicando um sistema de validação para as sugestões, buscar legitimidade, reconhecimento e fundos próprios. 
3)O papel principal da TI é dar suporte à GC, ampliando o alcance e acelerando a velocidade de transferência do conhecimento, ou seja a TI desempenha papel de infraestrutura, é um instrumento facilitador para a rápida disseminação do conhecimento tácito e explicito nas organizações. A TI pode ser empregada como uma ferramenta para o mapeamento, a extração, a codificação, a modelagem, a disponibilização, o compartilhamento do conhecimento e a comunicação organizacional, favorecendo a interação entre as pessoas e grupos (gestores, funcionários e parceiros do negócio). Diversas tecnologias que podem ser empregadas para a GC, pois quando se trata desta área temos um vasto numero de ferramentas, porem cito; o Digital Dashboard da Microsoft que integram informações de variadas fontes e o Acess Workflow Designer que auxilia no desenvolvimento de bancos de dados; portais corporativos de informação são usados para disseminação de conhecimentos, onde através da intranet (usando a Internet) os usuários podem incluir dados, gerando informação e construindo conhecimento; videoconferência e computação multimídia que transmite áudio, vídeo e texto, tornam possível comunicar parte do conhecimento de uma pessoa para outra, ou seja, rapidez, precisão, segurança e uma abrangência de inúmeras pessoas e setores ao mesmo instante.

Outros materiais