Buscar

BDQ ADMINISTRATIVO

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	
	
		
	
	
	1a Questão (Ref.:201401410000)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Adaptação OAB/FGV) Suponha que a Administração do Distrito Federal (DF) determinou que feirantes, ocupantes de área pública, deveriam ser transferidos para outro local que lhes fora destinado. A Administração fixou prazo para que se procedesse à transferência. Expirados todos os prazos fixados, foi dada ordem para que a Polícia Militar providenciasse a desocupação da área pública. Os ocupantes, em número de quinze, resistiram, usando paus e pedras, às tentativas de desocupação. A polícia, com um efetivo de 30 homens, usou de força para cumprir as ordens recebidas. Terminado o confronto, dois feirantes foram mortos e vários sofreram lesões corporais graves provocadas por tiros disparados pela polícia. Em face dessa atuação hipotética, assinale a opção correta:
		
	
	a atitude da polícia seria considerada lícita apenas se estivessem os policiais dando cumprimento a ordem judicial;
	
	a coercibilidade é característica do poder de polícia. Para ser lícita, a atuação da Administração deveria, porém, ter obedecido ao princípio da razoabilidade e ao da proporcionalidade, que, no caso, foram violados; O denominado "poder de polícia" é autoexecutório, não necessitando de autorização judicial e é também coercível, na medida em que poderá se valer da força física para realizá-lo. Porém, deve fazê-lo em estrita conformidade com os princípios da razoabilidade e proporcionalidade. No caso objeto da questão, a polícia agiu desarrazoada e desproporcionalmente ao desferir disparos com arma de fogo, provocando mortes e ferimentos dos manifestantes, que não portavam arma de fogo, mas pedras e paus, e estavam em número menor do que o de policiais envolvido. 
	
	o uso da força pela polícia será sempre considerado como violador de direitos e garantias individuais;
	
	a atitude da polícia deve ser considerada lícita. A coercibilidade é uma das características do poder de polícia;
	
	somente à polícia judicial é lícito o uso da força.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401304557)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(OAB/CESPE) Sobre regulamentos, assinale qual a certa: 
		
	
	o Presidente da República está autorizado a editar decretos ape¬nas para o fiel cumprimento da lei; 
	
	todas as leis precisam de regulamentos para se tornar aplicáveis; 
	
	os regulamentos podem ser formalizados através de quaisquer atos administrativos. 
	
	o Poder Regulamentar é típico do chefe do Poder Executivo; 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401409895)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Como a CF (art. 5o, inciso XXXV) estabelece que a lei não pode excluir da apreciação judicial qualquer lesão ou ameaça de direito, o controle judicial dos atos da administração abrange:
		
	
	os atos vinculados e os atos discricionários, estes quanto à competência, à finalidade, à forma e aos limites dessa discricionariedade. 
	
	somente os atos vinculados;
	
	indiscriminadamente todos os atos administrativos;
	
	somente os atos administrativos já examinados em todas as instâncias recursais administrativas;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401415136)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Joaquim da Silva, agente de policia da Policia Civil do Distrito Federal, conduzia veículo oficial quando provocou acidente do qual resultaram, além de danos materiais, lesões corporais graves para as vítimas. O processo penal instaurado resultou na condenação de Joaquim da Silva pelo crime de lesões corporais graves. Em face da situação descrita, assinale a opção correta acerca da responsabilidade civil da Administração Pública, de acordo com as regras constantes na Constituição Federal e na Lei no 8.112/90. 
		
	
	a condenação criminal em nenhum aspecto vinculará a decisão judicial quanto ao dever de a administração indenizar a vítima;
	
	a condenação penal do agente implicará o dever de a administração indenizar o prejuízo sofrido pela vitima. Em seguida, a administração deverá intentar ação regressiva contra o agente; 
	
	apenas a administração terá o dever de indenizar a vítima, não cabendo nenhum tipo de ação regressiva contra o agente em face de encontrar-se este no exercício de suas funções.
	
	tanto a responsabilidade da administração para com a vitima quanto a responsabilidade do agente em face da administração seguem a teoria da responsabilidade objetiva;
	
	em face da condenação penal do agente, a vítima não mais poderá demandar civilmente a Administração Pública, cabendo eventualmente ação cível contra Joaquim da Silva;
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401409926)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Após tomar ciência de irregularidades praticadas pela Assembléia Legislativa de seu Estado, o cidadão José da Silva diligenciou junto ao referido órgão, oportunidade em que lhe foi negado o direito de obter certidões que esclarecessem tal fato. Com essa recusa foi desrespeitado o princípio da: 
		
	
	publicidade. 
	
	motivação; 
	
	tipicidade; 
	
	eficiência; 
	
	impessoalidade; 
	
	
Parte inferior do formulário
	
		
	
	1a Questão (Ref.:201401415308)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Dentre os atributos do ato administrativo, a imperatividade: 
		
	
	garante ao Poder Público a execução de determinado ato administrativo, sem necessidade de intervenção do Poder Judiciário;
	
	exige que os atos administrativos correspondam a figuras definidas previamente na lei como aptas a produzir determinados resultados;
	
	permite que determinado ato obrigacional expedido pela Administração Pública se imponha a terceiros, independentemente de sua concordância; 
	
	é o resultado que a Administração quer alcançar com a prática de atos que conferem direitos solicitados pelos administrados. 
	
	autoriza a Administração Pública a executar os atos que não respeitaram os requisitos necessários para sua formação válida, enquanto não decretada sua nulidade pelo Judiciário;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401415155)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Administração Pública havia dado permissão a um particular para explorar uma atividade comercial em certo bairro, mas em razão de alteração na lei de zoneamento do Município, não é mais possível exercer esse tipo de atividade no referido bairro. Nesse caso, diz-se que o ato administrativo que havia dado a permissão extinguiu-se por 
		
	
	renúncia.
	
	caducidade. 
	
	cassação.
	
	revogação. 
	
	anulação.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401304605)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(OAB/RJ) Marque a resposta certa: 
		
	
	O ato administrativo pode ser anulado pelo Administrador Público; 
	
	O ato administrativo pode ser anulado se proposta uma ação popular pelo Ministério Público; 
	
	O ato administrativo somente pode ser revogado pelo Poder Judiciário. 
	
	O ato administrativo pode ser revogado através de decisão transitada em julgado em ação civil pública proposta pelo Ministério Público; 
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401409911)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(Adaptação/OAB) Prescreve o caput do artigo 37 da Constituição Federal que a Administração Pública Direta e Indireta de qualquer dos poderes da União, dos listados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale a alternativa incorreta.
		
	
	A Constituição Federal de 1988 no artigo 37, § l, dispõe sobre a forma de como deve ser feita a publicidade dos atos estatais estabelecendo que a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoçãopessoal de autoridades ou servidores públicos.
	
	Segundo a doutrina majoritária e decisão hodierna do STF, o rol de princípios pre¬vistos no artigo 37, caput. do texto constitucional é taxativo, ou seja, a Administração Pública, em razão da legalidade e taxatividade não poderá nortear-se por outros princípios que não os previamente estabelecidos no referido dispositivo. 
	
	O princípio da eficiência foi inserido positivamente na Constituição Federal via emenda constitucional.
	
	O princípio da legalidade significa estar a Administração Pública, em toda a sua atividade, adstrita aos mandamentos da lei, deles não podendo se afastar, sob pena de invalidação do ato. Assim, se a lei nada dispuser, não poderá a Administração agir, salvo em situações excepcionais. Ainda que se trate de ato discricionário, há de se observar o referido princípio.
	
	O STF reiteradamente tem proclamado o dever de submissão da Administração Pública ao principio da moralidade. Corno exemplo, cita-se o julgado em que o Pretório Excelso entendeu pela vedação ao nepotismo na Administração, não se exigindo edição de lei formal a esse respeito, por decorrer diretamente de princípios constitucionais estabelecidos, sobretudo o da moralidade da Administração. 
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401413543)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Acerca dos atos administrativos, assinale a opção correta. 
		
	
	Os atos de caráter normativo, de decisão de recurso administrativo e os de matérias de competência exclusiva, nos termos da Lei n.º 9.784/1999, não são passíveis de delegação. 
	
	Os atos administrativos são praticados apenas pela administração pública. 
	
	Os elementos do ato administrativo que se referem ao mérito são o objeto e a finalidade. 
	
	Se o motivo que determina e justifica a prática do ato é inexistente ou é inválido, inválidos serão apenas os efeitos do ato e não o próprio ato em si. 
	
Parte inferior do formulário
	
	
	1a Questão (Ref.:201401415152)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre o controle dos atos administrativos, pode-se afirmar que o ato editado com vício de legalidade:
		
	
	pode ser anulado pela própria Administração, desde que ocorra ratificação pelo Poder Judiciário;
	
	só pode ser anulado por decisão judicial em ação autônoma;
	
	não pode ser anulado pela Administração Pública na hipótese de ter ele produzido efeito.
	
	 pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, assim como pelo Poder Judiciário; 
	
	só pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, pois só ela detém o poder de autotutela;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201401410273)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Sobre o controle dos atos administrativos, pode-se afirmar que o ato editado com vício de legalidade: 
		
	
	pode ser anulado pela própria Administração, desde que ocorra ratificação pelo Poder Judiciário; 
	
	só pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, pois só ela detém o poder de autotutela; 
	
	só pode ser anulado por decisão judicial em ação autônoma; 
	
	não pode ser anulado pela Administração Pública na hipotese de ter ele produzido efeito. 
	
	pode ser anulado ou invalidado pela própria Administração Pública, assim como pelo Poder Judiciário; 
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201401415213)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	É regra estranha ao tratamento legal da modalidade de licitação dita pregão, em termos de normas gerais, a que determina que
		
	
	para julgamento e classificação das propostas, será adotado o critério de menor preço, observados os prazos máximos para fornecimento, as especificações técnicas e parâmetros mínimos de desempenho e qualidade definidos no edital.
	
	o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 5 dias úteis
	
	no curso da sessão, o autor da oferta de valor mais baixo e os das ofertas cora preços até 20% superiores àquela poderão fazer novos lances verbais e sucessivos, até a proclamação do vencedor. 
	
	examinada a proposta classificada em primeiro lugar, quanto ao objeto e valor, caberá ao pregoeiro decidir motivadamente a respeito da soa aceitabilidade.
	
	encerrada a etapa competitiva e ordenadas as ofertas, o pregoeiro procederá à abertura do invólucro contendo os documentos de habilitação do licitante que apresentou a melhor proposta, para verificação do atendimento das condições fixadas no edital.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201401415211)
	Pontos: 0,0  / 0,1   
	Determinado Estado da Federação pretende adquirir um imóvel pertencente à União Federal. Durante a instrução do processo administrativo autuado para viabilizar a referida aquisição foi lançado parecer concluindo pela necessidade de realização de prévia licitação. O parecer, de acordo com o disposto na Lei Federal nº 8.666/93, 
		
	
	não procede, uma vez que se dispensa licitação quando se trata de venda de imóvel a outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo. Comentários Parecer totalmente equivocado. É permitida a venda de imóvel exclusivamente para outro órgão ou entidade da administração pública, de qualquer esfera de governo, de acordo com o Art. 17, Lei 8.666/93, sem o procedimento licitatório. 
	
	procede, na medida em que o ente público interessado na aquisição do bem tem preferência para a compra somente ao final do procedimento de licitação.
	
	não procede, uma vez que entre entes públicos é inexigível procedimento de licitação para aquisição de bens móveis e imóveis.
	
	procede, uma vez que o ente titular do domínio do bem integra a administração direta, sendo dispensável apenas quando se trata de venda entre entes públicos da administração indireta.
	
	procede, na medida em que se trata de alienação de bem público a ente público de esfera diversa.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201401415145)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Na classificação dos atos administrativos, o ato que está sujeito a condição ou termo para que inicie a produzir efeitos jurídicos denomina-se: 
		
	
	imperfeito;
	
	suspensivo;
	
	pendente; 
	
	resolutivo. 
	
	condicionado;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes