Buscar

Influência do Fator Financeiro na Motivação dos Colaboradores

Prévia do material em texto

passo 5
FORMULÁRIO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
Preencha os campos seguindo as orientações, assim como as dicas de seu Tutor Presencial:
Identificação
	Nome
	
	RA
	Curso
	MBA em Gestão de Pessoas
	Período de ingresso
	01-2015
Preencha os tópicos abaixo seguindo as orientações contidas no texto:
1. INTRODUÇÃO
Estamos vivendo numa era globalizada com grandes avanços tecnológicos e com facilidade de acesso a praticamente todas as informações que o ser humano procura. Diante desse acesso fácil e rápido as informações, os indivíduos passam maior parte do seu tempo virtualmente conectados através da internet, tanto em casa, nas salas de aula, ou mesmo no trabalho, sejam as redes sociais, ou aos meios de pesquisa de conteúdos e divulgação de notícias diversas.
Da mesma forma que facilmente percebemos os impactos da evolução da tecnologia digital na sociedade atual, podemos perceber que esses avanços também trouxeram consequências para as organizações empresariais. Com o constante fluxo da informação de uma forma extremamente rápida, quase que imediata, as organizações procuram encontrar seu espaço dentro dos mercados em meio a essa era globalizada. 
Porém, esses mercados tornam-se a cada dia mais competitivos e disputados, impondo novos desafios quase que constantemente para as empresas que buscam crescimento, ou mesmo se manterem vivas na competição pelo seu espaço. Clientes mais informados e exigentes, novos concorrentes, muitas vezes até estrangeiros, novos produtos cada vez mais criativos e inovadores, são alguns exemplos de desafios que as empresas precisam estar preparadas para enfrentar no seu dia a dia.
Diante desse cenário, as entidades empresariais, buscam formas eficientes de vencer todos esses obstáculos e manter a sua saúde financeira, proporcionando o resultado econômico e financeiro esperado pelos seus sócios e investidores. Essa necessidade imposta às empresas, fez com que as mesmas passassem obrigatoriamente a investir no seu maior capital e certamente o seu diferencial para superar todas as barreiras, o seu capital humano. 
Para manter-se competitiva e rentável é indispensável que a empresa tenha funcionários qualificados, bem preparados e motivados, pois só assim essas pessoas podem dar o retorno esperado pela empresa, empregando todo o seu comprometimento e criatividade em prol do alcance das metas e dos desafios propostos pela organização.
Cabe à empresa disponibilizar os recursos necessários para que seus colaboradores desempenhem suas tarefas com o máximo do seu potencial, isso normalmente começa por um salário que atenda as expectativas dos empregados, salário esse que não atenda apenas as necessidades básicas dos seus empregados, mas também proporcione a eles e as suas famílias um mínimo de conforto e segurança, e de preferencia que atenda também a necessidade do colaborador de investir em sua capacitação e adquirir um maior conhecimento, o que virá de encontro com a necessidade da própria empresa. 
Por isso sempre é muito importante que a empresa esteja preocupada com a remuneração dos funcionários, e ainda utilize-se de formas para medir se os mesmos estão plenamente satisfeitos com o seu salário, ou se acreditam que não estão sendo valorizados de acordo com a importância do seu trabalho realizado na organização, visto que esse poderá ser um fator desmotivacional que pode contribuir para perda de rendimento ou até mesmo a saída do funcionário da entidade em busca de melhores oportunidades de remuneração no mercado.
1.1. Delimitação do Tema
No presente artigo será abordado o tema da influencia do fator financeiro na motivação dos colaboradores dentro de uma determinada organização empresarial. 
O referido estudo será realizado na área administrativa de uma empresa de pequeno-médio porte, do ramo metal mecânico, localizada ao norte do estado do Rio Grande do Sul e para realização da pesquisa, será aplicado um questionário para alguns colaboradores da área administrativa da empresa objeto do estudo, que trabalham em setores diversos, com perguntas relacionadas à remuneração atual dos funcionários e o quanto isso colabora com a sua satisfação e motivação no ambiente de trabalho. Com base nos dados coletados será realizada a analise e fundamentação das conclusões em relação ao tema abordado nesse artigo.
1.2. Formulação do Problema (Problematização)
A pesquisa será realizada buscando identificar a importância do fator financeiro em relação à motivação dos funcionários. Existem diversos fatores que podem motivar um funcionário, o que muitas vezes leva a empresa, buscando constantemente manter uma estrutura enxuta de custos, a deixar em segundo plano o reconhecimento financeiro, considerando que esse não é imprescindível para a satisfação dos colaboradores, para que eles desempenhem suas funções com empenho se propondo a atingir as metas. Diante dessas colocações, pretende-se responder se a melhor forma de motivar e satisfazer as expectativas dos colaboradores e garantir a permanência desses colaboradores na organização é através do reconhecimento financeiro, ou não. 
1.3. Hipótese
O ambiente ideal para que um colaborador sinta-se motivado no seu trabalho pode englobar vários fatores que colaboram para essa motivação, desde um líder inspirador, relacionamento saudável com os colegas de trabalho, reconhecimento pelo seu trabalho, ou um ótimo salário, dentre outros. 
Não podemos negar que no ambiente de trabalho onde esses conjuntos de fatores favoráveis apresentem-se por completo, identificaremos funcionários muito satisfeitos e motivados na realização do seu trabalho. Porém, um desses fatores é determinante para a motivação da maioria dos funcionários, o fator financeiro, pois o mesmo é base para realização de várias conquistas na vida do funcionário, que por isso, o leva a considerá-lo o principal fator motivacional para os funcionários diante dos demais.
1.4. Objetivo Geral
O objetivo geral da pesquisa é identificar o quanto o fator financeiro, remuneração, afeta à motivação dos funcionários de uma organização.
1.5. Objetivos Específicos
Aplicar um questionário numa determinada empresa preparado de acordo com a necessidade de levantamento de informações para realização da pesquisa.
Buscar conhecer a satisfação dos profissionais com o seu atual salario.
Determinar o nível de motivação e satisfação dos funcionários no seu trabalho.
Relacionar o nível de motivação dos funcionários com a sua realização financeira.
Determinar a importância do reconhecimento financeiro dos funcionários com a sua motivação para o trabalho.
1.6. Justificativa
É imprescindível para empresa estar consciente se a sua remuneração está alinhada com os salários oferecidos no seu segmento, ou mesmo no mercado de trabalho, isso, para evitar que a empresa perca bons profissionais indispensáveis para sua operação, e que muitas vezes foram treinados e preparados dentro da empresa representando um investimento para a organização. Além disso, profissionais satisfeitos e motivados tem um rendimento maior e apresentam resultados melhores, cumprindo suas metas, e consequentemente resultando em ganho para empresa.
2. Referencial Teórico
No atual mundo globalizado, em meio a mercados fortemente competitivos e exigentes, as empresas precisam buscar formas de potencializar suas qualidades para alcançarem seus objetivos e resultados, mantendo-se vivas e produtivas, superando as barreiras e desafios impostos diariamente pelo ambiente onde estão inseridas.
Essa não é uma tarefa simples e muito menos fácil, o que exige das organizações estratégias eficientes e processos eficazes. Com isso as pessoas são cada vez mais fundamentais dentro das organizações, pois elas podem ser o diferencial para alcançar o sucesso almejado.
Por isso, valorizar e desenvolver as competências do seu capital humano é uma necessidade para as empresas, pois uma equipe satisfeita e motivada irá alcançar suas metas e produzir melhores resultados. 
Essaideia é reforçada conforme Gil (2001), comentando, que desde meados da década de 80, as empresas vêm sofrendo sérios desafios, como globalização econômica, desenvolvimento tecnológico e das comunicações, acirrando a competitividade, sendo que isso ocorre tanto no ambiente externo quanto interno da organização. Os processos escolhidos pelas empresas para superar esses intensos desafios causaram consequências dramáticas para seu pessoal, levando a reflexões sobre o papel do individuo dentro das organizações.
Como fruto desse processo ocorreu uma mudança na dimensão humana nas organizações. As relações de trabalho passam por um processo de compartilhamento de expectativas, do funcionário em relação à empresa, buscando oportunidades de desenvolvimento e reconhecimento, e da empresa em relação ao funcionário, esperando comprometimento e produtividade daquele individuo. (VERGARA, 2010)
Para atender a necessidade de produtividade das empresas os funcionários buscam adequar-se a exigência do mercado de trabalho, que busca funcionários bem preparados e capacitados. Esse processo de aperfeiçoamento contínuo também é constante dentro das organizações. Chiavenato (2010, p. 428) cita que “as pessoas que trabalham nas organizações estão sendo solicitadas a melhorar constantemente o seu desempenho ao mesmo tempo em que enfrentam pressões para mudanças contínuas e incrementais”, isso reflete a necessidade das empresas em buscar profissionais cada vez mais completos para ocupar os cargos disponíveis.
Segundo Gil (2001), não basta à empresa estar preocupada com a contratação de funcionários bem qualificados e preparados, ou com o desenvolvimento interno das habilidades desses colaboradores, pois em paralelos a isso, deverá estar preocupada também com a manutenção de seu capital intelectual dentro da organização, já que esse é o seu principal capital e o seu diferencial perante as adversidades que irá enfrentar. Para isso será preciso elaborar estratégias para amenizar esse risco e manter os funcionários trabalhando na empresa, fornecendo condições para que os empregados desejem permanecer no seu ambiente de trabalho, satisfeitos e motivados, evitando uma possível evasão de talentos.
Com certeza a pessoa que busca ser contratada por uma determinada empresa entende que esta tem condições de lhe a ajudar a alcançar seus objetivos pessoais e a sua realização profissional. Para Chiavenato (2010) as pessoas buscam atender algumas expectativas quando ingressam nas organizações, podemos destacar entre elas, um excelente ambiente de trabalho, recompensa salarial satisfatória e benefícios, oportunidade de crescimento profissional e participação nas decisões, fazendo sentir-se conectada com os objetivos da organização.
Devemos considerar esse conjunto de fatores quando proporcionado pela empresa, como o cenário ideal para que o colaborador exerça sua função, plenamente feliz e motivado com o seu trabalho. Mas embora todos esses tópicos sejam importantes para a motivação do funcionário, entendemos que um deles merece destaque, o fator relacionado à recompensa salarial satisfatória acompanhada de benefícios, por se tratar de algo imprescindível para que o funcionário atinja outras pretensões, pessoais ou mesmo profissionais, como ascensão social, saúde, segurança, investimento em conhecimento e qualidade de vida.
Por se tratar de um meio necessário para a subsistência do funcionário e da sua família, o salário é extremamente relevante na hora do funcionário optar pela escolha de um emprego ou por sua permanência em um. Por isso as empresas devem ficar atentas ao plano de cargos e salários dos seus funcionários, o que muitas vezes não acontece, pois as mesmas estão preocupadas com outros fatores do ambiente de trabalho, ou mesmo consideram que a remuneração não é importante para o funcionário, e não percebem o quanto esse aspecto é importante para o reconhecimento e motivação dos seus colaboradores.
Para Vergara (2010) a motivação é uma força ou energia que vem de dentro de nós, por isso absolutamente intrínseca ao ser humano, e que nos impulsiona na direção das coisas que estamos de acordo. Essa força ou energia sofre influencia de fatores externos que podem ou não estimulá-la, colaborando para que um indivíduo mantenha-se ou fique motivado em relação a algum proposito, ou talvez não causando nenhum efeito deixando-o indiferente a qualquer situação, ou provocando também redução desse estímulo de energia, criando um funcionário desmotivado por alguma condição externa.
Pelo fato da motivação ser intrínseca ao ser humano está associada as nossas necessidades, crenças, valores, formação, cultura, interesses, objetivos, etc., e por esse motivo cada pessoa sente-se motivada por fatores diversos ligados ao seu trabalho, ou mesmo a fatores que vem de fora dele. Os efeitos desses fatores extrínsecos às pessoas vão influenciar a motivação dos funcionários de formas diferente de um individuo para outro, pois as pessoas têm necessidades e interesses diferentes, e não necessariamente irão sentir-se motivadas pelos mesmos aspectos (VERGARA, 2010).
Segundo Chiavenato (2010, p. 242) sobre a motivação podem ser concluídos e resumidos os seguintes aspectos,
 “o conceito de motivação está intimamente relacionado com o comportamento e desempenho das pessoas. A motivação das pessoas certamente envolve metas e objetivos. Existem diferenças fisiológicas, psicológicas e ambientais das pessoas que são fatores importantes na explicação da motivação.” 
Quanto à definição sobre o conceito de motivação, segundo Chiavenato (2010), pode ser definido de forma ampla e com vários termos usualmente usados, como impulsos, metas, objetivos, desejos, necessidades, etc., além desses fatores ainda existem definições relacionadas com a maneira que os indivíduos reagem internamente às energias do ambiente, porém não existe um consenso sobre uma real definição geral de motivação que possa ser aplicada para as organizações. De fato a motivação passa por um processo psicológico de percepção de cada pessoa em relação aos fatores do meio e é uma forma de compreensão do comportamento humano em relação a influencia dos mais variados fatores.
Para Bergamini (2008, p. 108) a motivação do ser humano não pode ser entendida somente com a vontade ou falta de vontade de fazer alguma coisa.
 “a motivação pode e deve ser considerada como uma força propulsora que tem suas fontes frequentemente escondidas dentro de cada um, e que a satisfação ou insatisfação que poder oferecer fazem parte integrante de sentimentos de prazer ou desprazer diretamente acessíveis somente a quem experimenta.”
 
	Não restam duvidas que a motivação possa variar de um ser humano para outro de acordo com seus interesses e necessidades, e que é intrínseca a cada um, sofrendo variações no seu estado de acordo com os fatores internos que a afetem. Porém acreditamos que é possível determinar esses fatores externos que mais influenciam a motivação das pessoas, e que um deles com certeza é o fator financeiro, possibilitando que as organizações entendam e reconheçam a necessidade de reconhecer os seus colaboradores financeiramente de acordo com o seu potencial de trabalho, pois caso contrário o funcionário não se sentirá motivado. Mesmo que encontre outros fatores que colaborem para a motivação dentro do ambiente de trabalho, caso não for devidamente recompensado financeiramente, o funcionário irá buscar no mercado de trabalho outras organizações que ofereçam a recompensa financeira desejada para que ele possa dedicar-se e comprometer-se de fato com essa organização, entendendo que essa troca mútua é benéfica para duas partes.
3. Metodologia (Métodos e Técnicas de Pesquisa)
No presente artigo serão utilizadas técnicas de pesquisa descritiva, pois conforme Cervo (2007, p.62) “a pesquisa descritiva, desenvolve-se, principalmente, nas ciências humanas e sociais, abordando aqueles dados e problemas que merecem ser estudados, mas cujo registro não consta de documentos”.
Cervo (2007, p.61) comentaainda que a pesquisa descritiva “busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, politica, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do individuo tomado isoladamente como de grupos e comunidades mais complexas”.
Para Furasté (2008) a pesquisa descritiva observa, descreve, analisa, classifica e registra fatos.
Também serão utilizadas a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo para coleta de dados para o artigo.
Cervo (2007, p. 60) comenta que com a pesquisa bibliográfica “busca-se conhecer e analisar as contribuições culturais ou cientificas do passado sobre determinado assunto, tema ou problema”. Complementa ainda relacionando-a como parte da pesquisa descritiva, nos casos em que busca informações e conhecimento para fornecer respostas a cerca de um problema ou hipótese.
A pesquisa bibliográfica baseia-se em obras literárias, impressas ou não, e preferencialmente mais completas e abrangentes, possível, em relação ao tema. Quanto à pesquisa de campo, busca conhecer aspectos importantes do ser humano, estudando as opiniões de pessoas ou grupos de pessoas, utilizando ferramentas, como questionários, entrevista, observações, etc. (FURASTÉ, 2008).
O presente artigo será formulado utilizando os métodos de abordagens de pesquisa quantitativos. 
“A abordagem quantitativa é caracterizada pela quantificação, tanto na coleta de informações quanto no tratamento dessas, através de técnicas estatísticas, desde a mais simples (percentual, média, desvio padrão) às mais complexas” (FICAGNA et al, 2008, p. 72).
 A coleta de dados para o artigo consistirá inicialmente em uma pesquisa documental e revisão bibliográfica de obras já publicadas sobre o tema por diversos autores, e num segundo momento, na aplicação de um questionário, a ser elaborado, para alguns colaboradores da área administrativa de uma empresa de pequeno-médio porte, do ramo metal mecânico, localizada ao norte do estado do Rio Grande do Sul.
4. Cronograma
	Atividade
	Mar
	Abr
	Mai
	Jun
	Jul
	Ago
	Set
	Out
	Nov
	Dez
	Jan
	Fev
	Levantamento bibliográfico
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do projeto
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração de fichamentos
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Elaboração do Questionário
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Análise do Questionário
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Analise dos Dados
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entregas Parciais
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Revisão da versão final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Entrega da versão final
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Bibliografia indicada
BERGAMINI, Cecília Whitaker. Motivação nas organizações. 5 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia cientifica. 6 ed. São Paulo: Editora Pearson Prentice Hall, 2007.
CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Elservier Ltda., 2010.
FICAGNA, Alba Valéria Oliveira et al. Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa. 2. Ed. Passo Fundo: Faplan e Méritos Editora Ltda., 2008.
FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho cientifico. 14 ed. Porto Alegre: s.n., 2008.
GIL, Antonio Carlo. Gestão de pessoas. 1 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2001.
VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de pessoas. 9 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes