Buscar

AVA GESTÃO DE CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVA – Gestão de Conhecimento 
Vários são os modelos utilizados para medir o desempenho organizacional, dentre eles o BSC (Balanced Scorecard), o Navegador Skandia e o Monitor de Ativos intangíveis. Por Modelos pode-se entender construções intelectuais, possibilidades de analogia entre aquilo que conhecemos e o que se quer conhecer” (ALVES, 1995, apud MARTINS, 2010). Os modelos têm, dentre outras funções, a de organizar e medir.
Levando em consideração o trecho acima, qual a importância da criação de modelos para avaliação de desempenho organizacional?
A importância da avaliação de desempenho na organização
Essa avaliação nada mais é do que um tipo de ferramenta importante de gestão de pessoas que representa a uma única análise sistêmica do desempenho na função das atividades que exerce, medindo e estabelecendo os resultados dos metas alcançadas, do potencial, excelência e qualidade de trabalho da pessoa na sua contribuição para o crescimento da organização. 
Dentre vários objetivos de se aplicar esse método nas empresas, um deles Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, dentre eles é o aperfeiçoamento contínuo dos colaboradores, evidencia problemas de relacionamentos, demonstra evolução dos funcionários, gera motivação e satisfação no trabalho, propicia geração de aumentos salariais, comunicar aos colaboradores como estão se saindo no trabalho e sugerindo quais as mudanças necessárias, tanto no comportamento e atitudes, quanto nas habilidades ou conhecimentos. . Para que se tenham melhores resultados, as avaliações devem ser periódicas e com padrões definidos para todos os cargos existentes na empresa. Não existe uma maneira ideal de quem deve avaliar, deve sim cada organização conhecer quem são as pessoas que podem ser os avaliadores e montar um sistema de avaliação que se condiz com a cultura da organização, e que traga resultados benéficos sem que venha gerar conflitos. Por isso a avaliação de desempenho é possível identificar novos talentos dentro da própria organização por meio da análise do comportamento e das qualidades de cada colaborador, outra vantagem é a possibilidade de gerar um feedback mais fácil aos colaboradores analisados e gestores , este feedback faz com que os avaliados queiram investir ainda mais em seu relacionamento , melhorando seu desempenho e trazendo vantagens para a empresa . Neste processo, o gestor precisa avaliar as fraquezas e limitações dos funcionários, buscando identificar pontos de melhoria, necessidade de treinamento ou até mesmo remanejamento do indivíduo para outras funções em que poderia render melhor. Buscando sempre equilibrar as metas estabelecidas pela empresa com o comportamento de seus colaboradores, a fim de manter o sistema funcionando em harmonia, atingindo sempre os objetivos traçados. A avaliação de desempenho para serem eficazes deve basear-se inteiramente nos resultados das atividades do homem no trabalho e nunca apenas em suas características de personalidade. Assim a avaliação de desempenho identifica a desempenho de seus profissionais através da mensuração de seus objetivos e das suas competências comportamentais.
Avaliar para identificar, medir e melhorar os processos internos. Este é um dos principais benefícios da avaliação de desempenho numa organização. Seja como empresário ou líder é fundamental conhecer os pontos fortes e de melhoria de sua empresa, tanto no que tange os profissionais quanto ao seu gerenciamento como um todo.
Esta ferramenta serve para mensurar o desempenho dos colaboradores e avaliar se a sua performance está condizente com os resultados esperados. Além de fazer este diagnóstico, sobre a eficiência e eficácia, do trabalho de cada avaliado, este estudo também permite reconhecer os talentos e os profissionais de destaque, bem como a identificar aqueles que precisam ser acompanhados, mais de perto, ou que precisam de maior capacitação, por exemplo.

Outros materiais