Buscar

Resenha gestao custos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MESTRADO STRICTO SENSU
GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Disciplina: Gestão de Custos
	Aluna:
	
	Data:
	
Resenha Crítica
1 Informação bibliográfica
Análise de custos de concorrentes: proposta de um modelo de relatório para análise de posicionamento estratégico.
Publicado nos anais do VII Congresso Brasileiro de Custos, Recife-PE, Brasil, 2 a 4 de agosto de 2000.
2 Dados sobre os autores
Welington Rocha – doutor em contabilidade/USP
Célia Maria Braga Carneiro – mestranda em contabilidade e controladoria/USP
Osório Cavalcante Araújo – mestranda em contabilidade e controladoria/USP
3 Dados sobre o artigo
O artigo trata sobre a gestão estratégica das informações de custos. O estudo apresentado baseia-se na proposição de um modelo de relatório de análise de concorrentes, emitido pelo sistema de informação de concorrentes. Visa auxiliar o gestor na solução da situação problema de não possuir uma variedade de informações necessárias para tomar decisões referentes à reestruturação estratégica da empresa frente à posição relativa dos seus concorrentes.
O sistema de informação da concorrência é apresentado como um subsistema do sistema de gestão estratégica e deve ser utilizada uma grande variedade de dados, sob o enfoque sistêmico amplo do ambiente e do impacto de suas variáveis.
No processo de gestão estratégica, faz-se necessário observar dois princípios básicos: o primeiro, trata-se do princípio do posicionamento, onde determina-se o que a empresa deve adaptar-se ao ambiente tornando-se diferente aos concorrentes. No segundo ponto, denomina-se o princípio da competitividade, ressaltada para que as empresas devem gerar vantagem competitiva com relação aos seus concorrentes. 
Assim, o sistema de informação torna-se, uma forma estratégica. Tornando-se necessária o processo de alimentação de dados no sistema de informação. Podendo-se então fomentar a criação de estratégias e trazer feedback para a empresa.
O sistema de informação contábil tenha condições de fornecer outros tipos de informações, que serão analisadas no modelo de informação sobre os concorrentes.
Analisar os custos da própria organização é um desafio. Torna-se maior, ao buscar analisar os custos dos concorrentes, que na prática, não é uma tarefa fácil e muito menos precisa. 
Os autores apresentam que a informação para a empresa pode melhorar a precisão das estimativas dos custos da concorrência, examinando diversos concorrentes simultaneamente. Destaca os autores, que a análise da concorrência não é uma espionagem. Ela pode ser obtida através de: observação direta, estatísticas oficiais, fornecedores comuns, consultores e experts, associações comerciais, análise comparativa da indústria, demonstrações contábeis publicadas, entre outras. Conforme apresentado na Figura 1 da página 6.
Estas informações devem estar inseridas em um sistema de informações de concorrentes aos quais devem-se utilizar as etapas de: identificar os principais concorrentes atuais e potenciais; definir as principais informações necessárias; identificar os dados necessários; coletar os dados; classificar e compilar os dados; analisar os dados e gerar informações úteis a tomada de decisões estratégicas. 
Conforme os estudos de Porter, a análise da concorrência para fazer quatro componentes de diagnósticos para facilitar a análise: 1) o que orienta o concorrente; 2) o que o concorrente está fazendo e pode fazer; 3) hipóteses; 4) capacidades.
Ao apresentar a proposta de modelo de relatório para análise de concorrentes, deve-se conter: objetivo do relatório, características do relatório, acesso aos dados, utilização do relatório, limitações dos dados obtidos.
Por fim, ao concluir o estudo ao analisar as informações pelo sistema de análise de concorrentes, pode redefinir sua estratégia frente aos concorrentes, decidindo sobre eventos característicos do processo de gestão estratégica. Essas informações podem impactar diretamente no processo de gestão estratégica da organização, bem como, obter informações estratégicas que permitam decidir sobre sua posição relativa perante os concorrentes.
4 Posicionamento crítico
Creio que o artigo apresenta sim o objetivo proposto de propor um modelo de relatório para a análise de posicionamento estratégico. Contudo, a análise dos custos dos concorrentes, com as opções apresentadas, ainda aparecem com aspectos subjetivos. 
A subjetividade torna-se menor, diante das diversas possíveis fontes de coleta de dados apresentadas. Todavia, nem todas as organizações possuem demonstrações contábeis aplicadas, grandes volumes de propaganda e publicidade. A medida de transações financeiras é protegida pelo sigilo bancário e fiscal. Assim, pouco provável, obter esta informação sem um acesso ‘privilegiado’ desta informação.
Pouco se apresenta um modelo adaptado para pequenas e microempresas, sendo estas as maiores empregadoras do Brasil.
5 Propostas de pesquisas
Formatar uma proposta de relatório para pequenas e médias empresas para analisar as concorrências.
Aprofundar a análise do posicionamento estratégico das empresas, diante dos seus custos.

Outros materiais