Buscar

MAPA CONCEITUAL DAS ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ABORDAGEM IDEIAS CENTRAIS PRINCIPAIS PENSADORES VISÃO DA ORGANIZAÇÃO VISÃO DO HOMEM VISÃO CRÍTICA TEORIA DA BUROCRACIA 
 Inclui a impessoalidade, a concentração dos meios da administração, um efeito de nivelamento entre as diferenças sociais e econômicas e a execução de um sistema da autoridade que é praticamente inabalável. 
Max Weber, juntamente com Taylor e Fayol. 
É uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, afim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência. 
Verificou que o sistema produtivo moderno, tipicamente racional e capitalista, teve como embrião o conjunto de normas 
ao trabalho duro, poupança e aplicação de excedentes de produção. 
- Dificuldade de adequação das organizações às novas realidades. - Ênfase exagerada nos métodos e procedimentos administrativos. - Proporciona inchaço das organizações. 
 TEORIA ESTRUTURALIS TA 
Ênfase na estrutura, nas pessoas e no ambiente. Teoria Clássica x Teoria das relações humanas. 
Etzioni, H Spencer. 
Constituem a forma dominante de instituição da sociedade moderna: São a manifestação de uma sociedade especializada e interdependente que se caracteriza por um crescente padrão de vida. 
O homem não pode se alienar das organizações, adotando comportamentos conformistas, contrários àqueles desenhados pelas instituições. 
A visão estruturalista é mais crítica em relação à organização formal. 
 TEORIA SISTÊMICA 
com o objetivo de não somente realizar a tarefa pretendida, mas a realizar com máxima de eficiência e menor custo possíveis. 
Ludwig Van Bertalanffy. 
O sistema aberto é o que melhor permite uma análise ao mesmo tempo profunda e ampla das organizações. 
 
Em uma apreciação crítica da teoria sistêmica, verifica-se que essa abordagem trouxe uma fantástica ampliação na visão dos problemas organizacionais em contraposição à antiga abordagem do sistema fechado. DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 
O estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano. 
Leland Bradford. 
As organizações também protagonizaram um novo desenho, que permitia continuar com seu desempenho e consequentemente, alavancar alternativas para o desenvolvimento de seus ambientes institucionais. 
Tem como permissa a atuação na formação de equipes, dando ênfase às relações grupais dentro das organizações de forma a proporcionar que o trabalho seja mais eficaz. 
Eles criticam o conceito tradicional de organização e dão ênfase `as diferenças entre os sistemas mecânicos e os sistemas orgânicos. 
 TEORIA CONTIGENCIAL 
Ênfase é dada à influência do mercado e da tecnologia, os principais fatores contingenciais, segundo os representantes dessa teoria. 
Burns e Stalker, Chandler, Lawrence e Lorsch. 
O que afeta a estrutura organizacional é o tamanho da organização. 
As empresas industrias cresceram em tamanho, gerando uma complexidade administrativa cada vez maior e provocando o aparecimento de grandes quantidades de funções e postos burocráticos, além de o controle haver se deslocado do proprietário para o administrador. 
Consenso de seus adeptos quanto a certo relativismo no método gerencial, acarretando rejeição aos princípios universais e definitivos da administração.

Outros materiais