Buscar

U1S1 FERTILIDADE DE SOLOS

Prévia do material em texto

U1 S1 FERTILIDADE DE SOLO
1- A disponibilidade excessiva e a ausência de nutrientes pode significar grandes transformações que afetam o ciclo de vida das plantas. A respeito disso, é correto afirmar:
O desenvolvimento das plantas está fortemente ligado aos nutrientes minerais que possuem um importante papel no desempenho das funções metabólicas dos vegetais. 
2- O crescente e significativo aumento populacional aliado com a maior exigência em consumir alimentos que atendam uma vertente baseada na nutrição humana adequada, vem causando uma maior necessidade de produzir alimentos em maior escala. Segundo essa informação, pode-se afirmar:
Cada vez mais a produção agrícola passa por processos que possibilitam o aumento na produtividade e qualidade dos alimentos para atender a demanda populacional. 
3- A fertilidade do solo está relacionada a sua capacidade em fornecer os elementos em quantidade suficiente e assimilável pelas plantas proporcionando assim que está possa nutrir-se satisfatoriamente. Entre suas divisões, qual das alternativas está correta?
A fertilidade natural ocorre do processo de formação do solo, a fertilidade é espontânea da própria origem mais as ações do tempo e de organismos. 
4- Por volta de 1600, J. B. van Helmont realizou um experimento com um salgueiro (Salix babylonica L.) que visou determinar se a perda de solo estaria relacionada ao consumo da planta.
Sobre esse experimento, é correto afirmar:
Após cinco anos, a planta desenvolveu-se e ele constatou que a quantidade perdida de solo era pouco significativa. Dessa forma, Helmont propôs que a água era a responsável pelo crescimento da planta associada.
5-Conhecer aspectos históricos relacionados à uma ciência é importante para entender como surgiram algumas inovações que proporcionaram evolução nos estudos da nutrição das plantas.
Em relação à ciência do solo, pode-se afirmar que:
Cientistas ao longo da história foram construindo conceitos sobre como os elementos ficam disponíveis no solo para absorção das plantas.
6- Os estudos sobre a fertilidade do solo são relacionados à interação entre os nutrientes e a planta, compreendendo os fatores que limitam a disponibilidade e como corrigir os excessos e as deficiências dos elementos.
Sobre a fertilidade do solo, é correto afirmar que:
Escolha uma:
A fertilidade do solo está relacionada à sua capacidade em fornecer os elementos em quantidade suficiente e assimilável pelas plantas, proporcionando, assim, que estas possam nutrir-se satisfatoriamente.
7- Muitos estudiosos apresentaram definições diferenciadas de como as plantas realizavam sua alimentação e, aos poucos, novos elementos foram descobertos.
Sobre Justus von Liebig e sua visão sobre a nutrição mineral de plantas, pode-se afirmar:
Conhecido como o “pai da nutrição mineral de plantas”, entre uma das suas principais contribuições, está a “Lei do Mínimo”
8- Alguns estudos demonstram que o pouco conhecimento do homem antigo sobre as plantas, a existência das pragas e os fatores bióticos e abióticos interferiam no desenvolvimento dos vegetais, comprometendo a produção agrícola.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
 É notável que em certos períodos da história da humanidade houve um elevado declínio populacional relacionado à agricultura, pois a sua destruição por diversos fatores levava a população local a morrer de fome.
9- A nutrição mineral é fundamental para que os vegetais atinjam a produtividade esperada pelos produtores e relevantes progressos foram atingidos nas últimas décadas com descobertas com a maior compressão dos fenômenos envolvidos na absorção de nutrientes pelas plantas, além do maior entendimento das funções metabólicas das plantas. Sobre o início do estudo de como os vegetais alimentavam-se, é correto afirmar que: Escolha uma:
O primeiro registro sobre o conceito da nutrição mineral de plantas é atribuído a Aristóteles, que propôs a teoria do húmus ou teoria humística, na qual acreditava que a planta alimentava-se diretamente de pequenas porções do húmus, utilizando as suas raízes como se estas atuassem como a “boca” da planta.
10- O desenvolvimento das plantas está fortemente ligado aos nutrientes minerais que possuem um importante papel no desempenho das funções metabólicas dos vegetais.
 Sobre o exposto, é correto afirmar que: Escolha uma:
A disponibilidade excessiva e a ausência de um elemento podem significar grandes transformações que afetam o ciclo de vida das plantas.

Outros materiais