Buscar

Anotações da AULA 1

Prévia do material em texto

Varões (Homens que possuíam riqueza):
Pequeno número de pessoas que exerciam plenamente os seus direitos políticos e de cidadania na praça pública.
Pater Familias:
Pater famílias era o dono de terras, casa, bens, escravos e mulher, que participava em diversas instâncias da vida pública.
Ortodoxia:
Interpretação correta das verdades religiosas.
Heresias:
Desvios doutrinários.
Novos atores sociais:
Os grandes comerciantes, por exemplo.
Pré-socráticos:
Como sugere o nome, os filósofos pré-socráticos são aqueles que antecedem a Sócrates. Contudo, essa divisão se dá mais propriamente devido ao objeto de sua filosofia (o interesse pelo estudo da natureza) em relação à novidade introduzida por Sócrates, do que em relação à cronologia. Já que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a ele (como no caso de alguns sofistas).
Physis:
Palavra grega que significa natureza – entendendo-se este termo não em seu sentido corriqueiro, mas como realidade primeira, originária e fundamental, ou como o que é primário, elementar e persistente, em oposição ao que é secundário, derivado e transitório.
Arché:
Para os filósofos pré-socráticos, a arché (origem) seria um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de todas as coisas; no início, no desenvolvimento e no fim de tudo. Princípio pelo qual tudo vem a ser.
Sofística:
Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes