Buscar

Atividade diagnostico 1 educação e tecnologia

Prévia do material em texto

Educação e Tecnologia- Pedagogia 2018
Atividade diagnostico 1
Gabarito: 1-A 2-A 3-A 4-A 
1) Cada nova tecnologia traz (ou acarreta) profundas transformações sociais, culturais, políticas e civilizatórias. Os meios geram ambientes que moldam os tipos de sociedades e as formas de vida, com conseqüências marcantes na cultura e nas formas de sociabilidade.
SILVEIRA, Fabricio. A Galáxia de McLuhan. Verso e Reverso, vol. XXV, n. 59, maio-agosto 2011. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/versoereverso/article/viewFile/ver.2011.25.59.06/461. Acesso em: 28 Fev. 2018, p. 134.
Com base no fragmento acima sobre a emergência de novas tecnologias, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a) A criação de uma tecnologia visa atender a um fim específico da sociedade, ou seja, sanar algum problema.Alternativa assinalada
b) A convergência entre ciência e tecnologia nunca foi necessária para as inovações tecnológicas.
c) Nenhuma tecnologia precisa ser planejada, as tecnologias simplesmente acontecem.
d) Todas as tecnologias de nossa história sempre foram criadas apenas com uso da ciência.
e) Uma inovação tecnológica não depende de experimentos passados.
2) A inclusão digital é um dos caminhos para atingir a inclusão social. Por meio dela, as camadas mais carentes da população podem se beneficiar com novas ferramentas para obter e disseminar conhecimento, além de ter acesso ao lazer, à cultura e melhores oportunidades no mercado de trabalho. Assim, os programas de inclusão digital são ações que ajudam a democratizar o acesso às novas tecnologias, levando computadores, conexão de internet e cursos de formação às populações mais necessitadas.
BRASIL. Programa de inclusão digital. 2014. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/educacao/2010/01/programa-de-inclusao-digital-2. Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no exposto acima sobre os projetos de inclusão digital do Ministério da Educação, assinale a alternativa que a apresenta o significado correto para a sigla UCA.
Alternativas:
a)Um Computador por Aluno.Alternativa assinalada
b)
Um Certificado de Aprendizagem.
c)
Um Computador Automático.
d)
Um Conhecimento Ampliado.
e)
Um Conhecimento Autorizado.
3)
No percurso histórico da ciência diferentes lentes foram utilizadas para fenomenalizar a natureza e construir conhecimentos. Essa construção se estabeleceu de forma peculiar nos diferentes contextos históricos e comunidades científicas de cada época, sendo caracterizada por métodos distintos de se fazer ciência. Esses métodos foram observados e discutidos por vários filósofos da ciência contemporânea, que, ao descrevê-los, deixaram transparecer seus posicionamentos e suas lentes para a observação do universo.
RAMOS, F. P; DANHONI, M. C; CORAZZA, M. J. Os paradigmas da ciência moderna e pós moderna e as concepções de professores-pesquisadores. VII Empec. Florianópolis, Nov. 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/6.... Acesso em: 20 Fev. 2018.
De que forma o paradigma moderno da ciência incidiu sobre a educação?
Alternativas:
a)
Na atuação de professores mediadores do conhecimento.
Alternativa assinalada
b)
No estabelecimento de uma dinâmica em que só o professor fala e os alunos copiam a matéria.
c)
Na utilização de  tecnologias da informação e da comunicação em todas as aulas.
d)
Na criação de uma dinâmica marcada pela memorização e repetição de conteúdo das aulas.
e)
Na utilização das diretrizes das ciências exatas e biológicas como modelo ideal a ser seguido na prática do ensino.
4)
É por meio da aprendizagem colaborativa, que o aluno é capaz de estabelecer um paralelo daquilo que já conhece com o conhecimento que está sendo construído, participa ativamente e dessa forma consolida, amplia e formula suas próprias respostas. É profícuo esclarecer a importância de o professor oferecer atividades que aproximem o modo de fazer com sua realidade e é dentro desta perspectiva colaborativa que os alunos buscam objetivos e trabalham em grupo para alcançá-los.
SILVA, A. S; CÔRREA, A. M.; SILVA, K. C; MOURA, M. A; SILVA, M. D.Ecossistemas educomunicativos: o "blog" como ferramenta educomunicativa. XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Uberlândia MG, 2015. Disponível em: http://www.portalintercom.org.br/anais/sudeste2015.... Acesso em: 28 Fev. 2018.
Com base no contexto apresentado acima, qual deve ser o papel do docente?
Alternativas:
a)
Deve ser orientador e mediador emocional, intelectual e comunicacional.
Alternativa assinalada
b)
Deve ser porta-voz do conhecimento e oferecer apoio emocional.
c)
Deve ser orientador de atividades extracurriculares.
d)
Deve ser porta-voz das novas tecnologias frente aos colegas professores.
e)
Deve ser orientador para uso de pesquisas na internet.

Continue navegando