Buscar

Questões Av Nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES
16. Sobre o uso do peso na avaliação nutricional, considere as seguintes afirmativas: 
1. O peso usual é a soma de todos os compartimentos corporais e é obtido com a utilização do IMC. 
2. Há desnutrição moderada quando a adequação do peso encontra-se entre 70,1 e 80% do peso desejável. 
3. A perda de peso involuntária constitui uma importante forma de avaliar o estado nutricional, apesar de sua baixa correlação com mortalidade.
 4. A estimativa do peso considera os valores de circunferência do braço e da panturrilha, além da dobra cutânea tricipital e altura do joelho. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras. 
b) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. 
 17 - Vários métodos podem ser utilizados para se avaliar o consumo alimentar. Sua validade e reprodutividade dependem da habilidade do entrevistador. Quanto ao uso da avaliação de consumo de alimentos, considere as seguintes afirmativas: 
1. O questionário de frequência alimentar e o recordatório de 24h fornecem dados quantitativos sobre a ingestão de nutrientes. 
 2. No recordatório de 24 horas, as quantidades de alimentos são estimadas em medidas caseiras. 
 3. A história dietética inclui informações similares às obtidas pelo recordatório de 24h e questionário de frequência alimentar. 
 4. O recordatório de 24 horas permite estimar ingestão de macro e micronutrientes. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa 3 é verdadeira.
Questão 1: Os índices antropométricos são utilizados para avaliar o crescimento das crianças, uma vez que o peso e a estatura isolados não permitem avaliação nutricional precisa. Assinale a afirmativa INCORRETA.
a)O índice peso/idade é influenciado pelo peso e pela estatura. 
b) O índice peso/estatura identifica déficit estatural.
c) O índice peso/estatura reflete a harmonia do crescimento, sendo considerado indicador de obesidade.
d) O índice peso/idade permite triagem preliminar, mas não diagnostica a natureza da desnutrição. 
e) O índice estatura/idade não identifica déficit ponderal.
Questão 3: O recordatório alimentar de 24 horas é um dos métodos dietéticos mais utilizados na investigação do hábito alimentar. Assinale a afirmativa que melhor caracteriza esse método. 
a) Utilizado para saber quantas vezes por dia, semana ou mês, o indivíduo come determinado alimento. 
b) Exige pouco tempo e pode-se quantificar a ingestão. 
c) Envolve maior compreensão por parte do paciente, que fica com a incumbência de anotar tudo o que come e bebe. d) Inclui o controle das sobras e do desperdício.
 e) O consumo resulta da quantidade total dos alimentos registrados no primeiro dia, menos a quantidade encontrada no último dia da investigação.
11) Para avaliação nutricional de crianças menores de 5 anos, recomenda-se a utilização de índices antropométricos associados à outros fatores que podem influenciar seu estado nutricional. A partir da afirmação acima, assinale a alternativa que contém os parâmetros antropométricos que devem ser considerados na avaliação nutricional de uma criança: 
a) Peso para estatura; IMC por idade; circunferência da cintura; peso para idade. 
b) Peso para idade; peso para estatura; estatura para idade; IMC por idade. 
c) IMC por idade; peso para estatura; circunferência do braço; perímetro cefálico. 
d) Peso para idade; peso para estatura; estatura para idade; dobra cutânea tricipital. 
e) Peso para estatura; peso para idade; IMC por idade; circunferência da cintura.
21 Em relação aos aspectos nutricionais do idoso responda as opções abaixo, conforme sejam verdadeiras (V) ou falsas (F): I. Dentre as alterações gástricas decorrentes do envelhecimento a diminuição do suco gástrico implica na redução do fator intrínseco, podendo prejudicar a absorção de cálcio e zinco. 
II. O processo natural do envelhecimento, ou senescência, traz alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas e psicológicas, as quais não são relevantes no cuidado nutricional.
 III. Causas externas, como os fatores psicossociais, tais como perda do cônjuge, depressão, isolamento social, pobreza,falta de integração social, capacidade cognitiva e outros interferem diretamente no estado nutricional do idoso. 
IV. A estatura tende a diminuir com o avanço da idade, sendo recomendada a estimativa da altura através da medida da altura do joelho, por sua elevada correlação com a estatura. 
V. Existe uma correlação positiva entre alterações nos parâmetros nutricionais (peso corporal, IMC, massa de tecido gorduroso) e piora da capacidade funcional. 
Verifica-se que está (ão) correta(s):
A) somente I, II e III são verdadeiras. B) somente I e II são verdadeiras. 
C) somente III e IV são verdadeiras. D) somente III, IV e V são verdadeiras. E) todas são verdadeiras
01. As alterações fisiológicas e anatômicas decorrentes do processo de envelhecimento têm repercussões na saúde e na nutrição do idoso, principalmente quando associadas a outras doenças de ocorrência frequente nesta população. Considerando a elaboração de um plano alimentar para uma pessoa de 79 anos de idade, do sexo feminino, que não consegue manter-se em equilíbrio sobre uma balança e que é portadora de uma doença infecciosa, avalie as afirmações a seguir.
 I. A avaliação nutricional pela antropometria pode ser feita com a adoção de fórmulas de estimativa de peso que utilizam as circunferências do braço e da panturrilha, além da dobra cutânea subescapular e altura do joelho. 
II. O colesterol sérico pode ser utilizado como marcador de desnutrição, pois a hipocolesterolemia é resultado da menor síntese hepática e da secreção de lipoproteínas. 
III. Na avaliação bioquímica do estado nutricional, pode ser feita a mensuração da albumina sérica, uma vez que, no caso da idosa, a redução dessa proteína indicaria perda de peso e de massa muscular. 
IV. Na estimativa da estatura, pode-se medir o comprimento ou a altura do joelho, por se considerar que a medida em membros inferiores não é afetada pela diminuição das dimensões ósseas. 
É correto apenas o que se afirma em 
A I e II. B I e III. C III e IV. D I, II e IV. E II, III e IV
31 A população idosa vem crescendo mundialmente, e a avaliação do estado nutricional permite a identificação de idosos em risco nutricional. A medida que é considerada melhor e mais sensível, para avaliar a massa muscular nessa população, é a 
(A) área muscular do braço.
(B) bioimpedância elétrica. 
(C) circunferência do braço. 
(D) circunferência da panturrilha.
(E) circunferência muscular do braço
8. A adolescência é uma etapa evolutiva peculiar ao ser humano, que encerra todo o processo maturativo biopsicossocial do indivíduo. Caracterizada por profundas transformações somáticas, psicológicas e sociais que interferem no comportamento alimentar do adolescente. Sendo assim, analise as seguintes afirmações. 
I. Essa etapa é o primeiro período da vida extrauterina em que o crescimento tem sua velocidade máxima. 
II. A puberdade, evento da adolescência, é caracterizada pelas mudanças biológicas determinadas pelo desencadeamento dos estímulos hormonais do eixo hipotálamo-hipófise-gônadas. 
III. A energia e os nutrientes como proteína, ferro, cálcio e vitaminas A e C possuem necessidades diminuídas.
IV. O hormônio de crescimento influencia a composição corporal do adolescente, pois controla o crescimento e atua na distribuição de tecido adiposo e no metabolismo dos macronutrientes, minerais e água.
 V. O comportamento alimentar, nessa faixa etária, deve ser considerado pela inter-relação de vários fatores que influenciam de maneira direta e/ou indireta. 
Está correto apenas o que se afirma em 
(A) I, II e IV.(B) I, II e V. (C) I, III e V. (D) II, III e V. (E) II, IV e V

Outros materiais