Buscar

trabalho de história

Prévia do material em texto

Trabalho de Filosofia 
Escola: Renascer Colégio e curso
Aluno: luís Felipe F. Mendonça
Professor: Adryanno 
Tema: Maquiavel 
PARNAMIRIM/RN
 Sumário
1.Introdução
2.Desenvolvimento
3.Considerações Finais (conclusão)
4.Referências 
 Introdução
 Nicolau Maquiavel foi um Italiano famoso da época do Renascimento. Filho de pais pobres, Maquiavel desde cedo se interessou pelos estudos. Tornou-se um importante historiador, diplomata, poeta, músico, filósofo e político italiano. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Sua educação, porém, foi fraca quando comparada com a de outros humanistas, devido aos poucos recursos de sua família.
 Nascido na Cidade de Florença (Itália) em 3 de maio de 1469,Maquiavel criou variarias obras e frases de grande importância, sendo considerado um grande Filósofo.
 
Desenvolvimento
 O termo que esteve muito associado ao Filósofo foi o termo “maquiavélico”, que sempre esteve associado à astúcia, falsidade e má-fé. Foi empregado, por exemplo, para caracterizar governos despóticos e políticos corruptos. Os dicionários apontam esse termo como “astuto”, “ardiloso”. De fato, o nome de Maquiavel foi considerado uma ameaça às bases morais da vida política. Mas isso, de maneira alguma, expressa o pensamento desse humanista: Maquiavel nunca foi maquiavélico.
A obra mais importante e famosa de Nicolau Maquiavel foi escrita em 1513. Em O Príncipe, Maquiavel aconselha os governantes sobre como governar e manter o poder absoluto, mesmo que seja necessário utilizar forças militares para alcançar tal objetivo. Esse livro que sugere a famosa expressão: “os fins justificam os meios”, que transmite a ideia de que não importa o que o governante faça em seus domínios, tudo é válido para manter-se como autoridade. Ou seja, os governantes precisam estar acima da ética e moral dominante para realizar seus planos. No entanto, essa expressão não se encontra no texto, foi apenas uma interpretação tradicional do pensamento maquiavélico. Esta obra tentava resgatar o sentimento patriota do povo italiano, e foi escrita no contexto que tinha como ideal a unificação italiana. Fica evidente, nesse ponto, a originalidade do pensamento político de Maquiavel.
 Outra obra de grande expressão do filosofo foi “A Arte da guerra”,que foi escrito entre 1519 e 1520, num período em que a Itália necessitava de um forte líder militar e político que conseguisse criar um Estado unificado no norte do país, para eliminar as forças estrangeiras do território italiano. Maquiavel institui conceitos novos, que até então não existiam na guerra medieval, como a organização do exército, a hierarquia de comando, a formação de soldados, o Estado-Maior e os códigos de leis militares. A seguinte frase ilustra bem o princípio do livro: “minha intenção decerto não foi mostrar-vos como a antiga milícia era organizada, mas como em nossos dias se poderia ordenar uma milícia com mais virtù do que as de hoje“.
 Considerações finais
 Apesar de todas as dificuldades que Maquiavel tinha de enfrentar, sendo uma delas a financeira, foi em busca dos seus estudos e de tentar fazer obras excelentes, onde atingiu de fato seus objetivos, além disso se esforçou e conseguiu elaborar algumas frases que teve grande expressão, nos dias atuais temos que sempre acreditar, e ter como espelho a força e a grandeza do grande filósofo, Nicolau Maquiavel.

Continue navegando

Outros materiais