Buscar

BDQ EMPRESARIAL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201409654770)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A sociedade empresária Beta Ltda, que atua no ramo de distribuição de bebidas está passando por um período de dificuldades financeiras devido à retração do mercado interno e começou a atrasar os pagamentos de fornecedores. Preocupado com a situação da empresa, os sócios da Beta Ltda procuram você, Advogado especialista em Direito Empresarial com a finalidade de serem orientados a respeito do instituto da Recuperação Judicial. Com base na situação hipotética apresentada, assinale a alternativa correta:
		
	
	O plano de recuperação judicial da Empresa Beta Ltda poderá prever prazo superior a 1 (um) ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial.
	 
	Na recuperação judicial, os titulares de créditos retardatários, excetuados os titulares de créditos derivados da relação de trabalho, não terão direito a voto nas deliberações da assembléia-geral de credores.
	 
	A Empresa Beta Ltda poderá desistir do pedido de recuperação judicial a qualquer tempo, desde que antes da concessão da recuperação judicial pelo juiz, bastando, para tanto, comunicar sua desistência ao juízo da recuperação.
	
	O plano de recuperação apresentado pela Empresa, em hipótese alguma, poderá sofrer alterações.
	
	O juiz somente poderá conceder a recuperação judicial da Empresa Beta Ltda se o plano de recuperação for aprovado pela Assembleia Geral de Credores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201409749317)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FGV Prova Procurador TCM-RJ 2008) Em relação ao instituto da recuperação judicial, analise as assertivas a seguir: I. A distribuição do pedido de recuperação suspende as ações e execuções individuais em curso em face do devedor. II. As sociedades operadoras de plano de saúde não podem se beneficiar da recuperação judicial. III. As microempresas e empresas de pequeno porte têm que se sujeitar a plano especial de recuperação IV. O deferimento do processamento da recuperação judicial implica a suspensão do prazo prescricional das obrigações
		
	
	Se somente as assertivas I e III estiverem corretas.
	
	Se somente as assertivas III e IV estiverem corretas.
	 
	Se somente as assertivas II e IV estiverem corretas.
	
	Se somente as assertivas II e III estiverem corretas
	
	Se somente as assertivas I e IV estiverem corretas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201410125120)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Ana Paula e advogada de uma empresa que foi nomeada como Administrador Judicial pelo juiz da vara de falências competente de Tagamandápio, para atuar prestando esse serviço àquele juízo em um processo de recuperação judicial de uma grande corporação daquela comarca, devendo ser esta função por ela, a defensora, executada de forma personalizada. Diante dessa realidade aqui descrita e, tendo como fundamento legal as normas positivadas pela Lei no 11.101/2015 para essa atividade, avalie sob a luz daquilo que determina esse diploma legal o trabalho desenvolvido por essa patrona e sua empresa: I A advogada tem um processo disciplinar que tramita na OAB daquele Estado em seu desfavor. Assim sendo, pelo que tudo indica, o resultado desse processo comprometerá significativamente sua idoneidade. Preocupados com a situação de Ana Paula, seus empregadores, tendo em vista o problema acima relatado e suas implicações junto ao devido exercício dessa nomeação, resolvem procurar o juízo em questão para receber sua autorização para substituir Ana Paula por outro colega advogado. II Qualquer pessoa jurídica pode ser contratada para atuar como administrador judicial, independente de ser ou não empresa especializada nesse seguimento. III Diante dessa situação o administrador judicial nomeado, ainda relutante de declarar o nome de profissional responsável pela condução do processo de recuperação judicial em questão, acaba por não comparece no prazo previsto nessa lei para assinar o termo de compromisso. Desse modo, o magistrado viu-se obrigado a nomear outro administrador judicial. IV Mas, sob a óptica do juiz em questão, esse processo disciplinar que tramita em face de Ana Paula não representa problema algum para a empresa nomeada, e assim, o magistrado abre prazo de 24 horas para que o administrador judicial assine, na sede do juízo, o termo de compromisso de bem e fielmente desempenhar o cargo e assumir todas as responsabilidades a ele inerentes. Está CORRETO APENAS o que se afirma em:
		
	
	II e III.
	
	I e IV.
	
	III e IV.
	 
	I e III.
	
	II e IV.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201410167357)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	De acordo com a Lei nº 11.101/2005, que regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, são requisitos necessários para o pedido de recuperação judicial, EXCETO:
		
	
	Que o devedor esteja na função de empresário regular.
	
	O devedor, no momento do pedido, exercer regularmente suas atividades há mais de 2 (dois) anos.
	
	O devedor, no momento do pedido, não ter há menos de 5 (cinco) anos, obtido concessão de recuperação judicial.
	
	O devedor, no momento do pedido, não ter sido condenado ou não ter, como administrador ou sócio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos na Lei nº 11.101/2005.
	 
	O devedor, no momento do pedido, não possuir títulos protestados
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201409228198)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando os princípios emanados pela Lei 11.101/2005, analise as afirmativas abaixo: I - Retirada do mercado de sociedades ou empresários não recuperáveis: caso haja problemas crônicos na atividade ou na administração da empresa, de modo a inviabilizar sua recuperação, o Estado deve promover de forma rápida e eficiente sua retirada do mercado, para evitar o agravamento dos problemas e da situação dos que negociam com empresas ou empresários com dificuldades insanáveis. II - Proteção aos trabalhadores: os trabalhadores, por terem como único ou principal bem sua força de trabalho, devem ser protegidos, não só com precedência no recebimento de seus créditos na falência e na recuperação judicial, mas com instrumentos que, por preservarem a empresa, preservem também seus empregos e criem novas oportunidades para desempregados. III - Redução do custo do crédito no Brasil: conferir segurança jurídica à atividade econômica, com garantias e normas precisas sobre a ordem de classificação de créditos na falência, para incentivar investimentos a custo menor nas atividades produtivas e estimular o crescimento econômico. Estão corretas as afirmativas:
		
	
	apenas II e III
	
	apenas I e III;
	
	apenas I e II;
	 
	I, II e III.
	
	apenas II;

Outros materiais