Buscar

Relatório Cromatografia em papel

Prévia do material em texto

Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS 	 Prof. Clovis Piovezan
Química Licenciatura		 Química Geral Experimental
Cromatografia em papel
Daniela Steinheuser Schiochet 1813121025, Geissy Eduarda Limonie 1813121012. 
Química licenciatura danielasteinheuser@gmail.com 
Introdução
 Cromatografia é um processo físico de separação, no qual os componentes a serem separados distribuem-se em duas fases: fase estacionária e fase móvel. A fase estacionária pode ser um sólido ou um líquido disposto sobre um suporte sólido com grande área superficial. A fase móvel, que pode ser gasosa, líquida ou ainda um fluido supercrítico, passa sobre a fase estacionária, arrastando consigo os diversos componentes da mistura. Um cromatograma é o resultado de um método de separação de misturas e identificação de seus componentes. Esta separação depende da diferença entre o comportamento dos analíticos entre a fase móvel e a fase estacionária. A interação dos componentes da mistura com estas duas fases é influenciado por diferentes forças intermoleculares, incluindo iônica, bipolar, apolar, e específicos efeitos de afinidade e solubilidade. 
 Existem quatro tipos principais de cromatografia: cromatografia em papel, cromatografia de camada fina, cromatografia gasosa e cromatografia líquida de alta eficiência. A seleção do tipo de cromatografia adequada depende dos materiais a serem isolados e, freqüentemente, diversos métodos cromatográficos podem ser usados seqüencialmente para que seja obtido um composto na forma pura.Dentre a várias técnicas cromatográficas,aquela com maior potencialidade didática de química é a cromatografia em papel, devido à sua simplicidade, facilidade de execução e possibilidade de uso de amostras coloridas, em pequenas quantidades.A cromatografia em papel é uma microtécnica muito útil para a separação de componentes de uma mistura e realização da analise qualitativa dos mesmos em função dos fatores de retenção,razão entre a distância percorrida pelo soluto e a distância percorrida pelo solvente e cores apresentadas.Essa técnica é frequentemente utilizada para a extração de pigmentos de plantas flores e frutos. O conhecimento sobre a polaridade das moléculas das substâncias é importante na cromatografia em papel. Sabe-se que as substâncias cujas moléculas são polares interagem mais intensamente com solventes polares. As substâncias apolares têm mais afinidade com solventes apolares. Assim, variando a polaridade do solvente, ou misturas de solventes, podem-se separar os componentes de uma amostra. 
 Para várias finalidades, deve-se preferir papel de filtro celulose. É tão hidrófilo que normalmente mantém um revestimento de água (totalmente imperceptível) adsorvida do ar. Portanto a cromatografia em papel de filtro é quase sempre um apartição, um exemplo de cromatografia líquido-líquido. Essa é uma técnica de partição que utiliza dois líquidos (líquido-líquido) sendo um fixado em um suporte sólido (papel de filtro). Útil em separação de compostos polares. Neste tipo de cromatografia, uma amostra líquida flui por uma tira de papel adsorvente disposto verticalmente. O papel é composto por moléculas de celulose que possuem uma forte afinidade pela água presente na mistura de solvente, mas muito pouca afinidade pela fase orgânica, atuando como suporte inerte contendo a fase estacionária aquosa (polar). À medida que o solvente contendo o soluto flui através do papel, uma partição deste composto ocorre entre a fase móvel orgânica (pouco polar) e a fase estacionária aquosa. Desta forma, parte do soluto deixa o papel e entra na fase móvel. Quando a fase móvel alcança uma seção do papel que não contém soluto, o fenômeno de partição ocorre novamente, só que agora o soluto é transferido da fase móvel para a fase estacionária. Com o fluxo contínuo de solvente, o efeito desta partição entre as fases móvel e estacionária possibilita a transferência do soluto do seu ponto de aplicação no papel, para um outro ponto localizado a alguma distância do local de aplicação no sentido do fluxo de solvente.Algumas vezes, pode-se preferir outros tipos de papel em substituição à celulose. O papel feito de fibra de vidro permite a localização de substâncias orgânicas através de uma pulverização com ácido sulfúrico concentrado, o que produz manchas carbonizadas facilmente visíveis na superfície branca. Dispõe-se de papéis em que se adicionaram resinas de troca iônica para usar com substâncias iônicas.
 A cromatografia tem origem que vem do grego “chroma”, com o significado de cor, e "grafia" que também vem do grego graphe, significando escrever.Esta é considerada uma das mais importantes técnicas de análise químicas e é bastante utilizada em indústrias farmacêuticas e químicas para identificação de substâncias e misturas.
Materiais e Método
Materiais:
5 tiras de papel de filtro
2 béqueres de 50ml
Água
Clorofórmio
2 vidros de relógio pequenos
1 pinça metálica
Canetas(hidro cor) nas cores amarelo,ciano e magenta
Procedimento:
Parte 1 :Corrida de cores : Em dois béqueres foi adicionado uma certa quantia de clorofórmio suficiente que preencheu o fundo do béquer e ao outro a mesma quantia de água.Pegou-se duas tiras de papel.E em cada uma delas foi marcado 3 pontos:Um na cor amarela,um em ciano e outro em magenta.Os pontos foram desenhados a um dedo da extremidade do papel.Mergulhou-se uma tira no béquer com água e outra no béquer com clorofórmio ,com a extremidade do papel mais próxima do desenho voltada para baixo.Aguardou-se e observou-se.
Parte 2 :Mistura de cores primárias : Separou-se uma tira de papel e foi desenhado um risco e foi escolhido a seguinte combinação: Usou-se primeiro a caneta magenta e a amarela por cima.Foi colocada uma tira na água e outra no clorofórmio e observou-se a cor que foi formada em cada tira a partir das misturas.
Parte 3 : Usando a caneta preta : Foi feito dois pontos em uma tira de papel,um com a caneta preta e outro com a vermelha e usou-se o solvente que melhor separou as cores nos procedimento 1 e 2.
Resultados e Discussão
Parte 1: No béquer com o solvente clorofórmio foram observadas a seguintes informações :A cor ciano subiu mais rápido em seguida o amarelo e por ultimo a magenta, observou-se que as cores ficaram mais claras e subiram mais que no béquer com água.Já no béquer com água ,as cores subiram muito pouco e não chegaram ao topo do papel e continuaram fortes , a seqüência de subida foi a mesma que no clorofórmio.Isto pode ser visto conforme mostrado na figura 1
Figura 1 :Solventes água e clorofórmio
Isso acontece pois à medida em que a água ou o clorofórmio subiu pelo papel, a tinta foi dissolvida e se espalhou.Foi visto que umas cores subiram mais rápido do que as outras , isso aconteceu porque as fibras de celulose do papel interagem com a água ou o clorofórmio e os pigmentos. Os corantes das canetinhas têm composição química diferente, e é o tipo de interação do corante com o papel que irá determinar o quanto ele subirá. Quanto mais forte for a interação, mais lento será o processo.
Parte 2 : No béquer com o clorofórmio , foi subindo primeiro a cor amarela em seguida a magenta ,do lado direito ficou mais alto e do esquerdo mais baixo , o amarelo se separou bem do rosa e as cores ficaram mais claras.Já no béquer com água a separação demorou mais para começar , as cores ficaram mais fortes e não se separaram totalmente como ocorreu com o clorofórmio . Isto pode ser visto conforme mostrado na figura 2:
Figura 2: Solventes água e clorofórmio:
As substâncias que foram separadas costumam interagir com a celulose do papel, neste método uma substância se fixa em sua superfície a substância que está sendo separada, e o solvente arrasta o material a ser isolado.
Parte 3:Neste procedimento utilizou-se somente o solvente clorofórmio pois foi percebido que esteapresentou melhor resultado nos experimentos anteriores , as duas cores (vermelho e preto) subiram ao mesmo tempo e pode-se observar que as duas cores são resultado de misturas pigmentos ,os pigmentos ficaram separados, assim ficou fácil identificar quantas destas substâncias estão presentes no vermelho observou que havia a mistura das cores magenta e amarelo , e a cor preto apresentou as cores verde e roxo que são misturas das cores amarelo,azul e vermelho . Isto pode ser visto conforme mostrado na figura 3:
Figura 3 :Solvente clorofórmio:
Conclusões
A experiência realizada permitiu que fosse aprendido que a cromatografia em papel é uma microtécnica muito útil para a separação de componentes de uma mistura e realização da analise qualitativa dos mesmos em função dos fatores de retenção,razão entre a distância percorrida pelo soluto e a distância percorrida pelo solvente e cores apresentadas
Referências Bibliográficas
https://www.manualdomundo.com.br/2012/02/segredo-das-cores-canetinha-cromatografia/
http://eurekacienciaquevocemesmopodefazer.blogspot.com.br/2011/09/tudo-junto-e-misturado-separando.htm 
 
https://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/experimento-cromatografia-papel.htm
Todos acessados :07/05/2018
Relatório Experimental

Outros materiais

Perguntas Recentes