Buscar

Educação Inclusiva: Desafios e Superação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Segundo as leis educacionais, as escolas devem se preparar para enfrentar desafios, e oferecer a todos os alunos uma educação inclusiva e de qualidade. Sabendo que cada aluno em uma escola apresenta características próprias, o desafio na inclusão se torna uma dificuldade. No entanto, muitas escolas fazem o possível parar suprir todas as expectativas e trabalhar com essas diversidades.
 O artigo 28.II da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa Deficiente diz "aprimoramento dos sistemas educacionais, visando a garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras e promovam a inclusão plena". 
 Em minha observação em uma rede municipal, vi que essa lei está entrando em vigor e sendo bem aplicada. O aluno com deficiência física teve todo o suporte necessário para uma boa inclusão, sendo restringido de grandes dificuldades. A escola é adaptada, e utiliza de recursos para maior ajuda do mesmo, os alunos são orientados a tratarem seu colega como são tratados e a incluírem em suas atividades. O aluno com autismo também recebe todo apoio necessário, tendo uma cuidadora que da uma atenção a mais para ele, também é dado mais um reforço com aulas especiais uma vez por semana.
Contudo concluo que mesmo com tantas dificuldades existem redes que se esforçam para trazer uma educação mais inclusiva e com maior qualidade para os alunos que necessitam.

Outros materiais