Buscar

Av 1 Ciências Sociais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: DANIELE LOPES DE FIGUEIREDO
	Matr.: 201802089004
	Disc.: CCJ0001 - FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS 
	2018.1 (G)
	
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		O pensamento religioso explica as relações humanas a partir de uma causa sobrenatural, acima da capacidade humana. A base ou a causa dos eventos é atribuída a uma divisão da vida em dois domínios. Marque a alternativa que cita esses domínios.
	
	
	
	
	o profano e o mítico.
	
	
	o senso comum e o mitológico.
	
	
	o sagrado e o profano.
	
	
	o filosófico e o de senso comum.
	
	
	o senso comum e o científico.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
	
	
	
	
	Somente as alternativas III, IV e V.
	
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Diferente do pensamento religioso e do mitológico, o pensamento filosófico procura explicar a vida a partir de características próprias. A filosofia explica a experiência humana a partir de duas características. Marque a alternativa que representa essas características.
	
	
	
	
	o uso de lendas e mitos.
	
	
	o uso da razão e de fenômenos naturais.
	
	
	o emprego da razão e o de teses míticas.
	
	
	o uso de mitos e de eventos sobrenaturais.
	
	
	o uso da teologia e o do senso comum.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		"A condição humana compreende algo mais que as condições nas quais a vida foi dada ao homem. Os homens são seres condicionados: tudo aquilo com o qual eles entram em contato torna-se imediatamente uma condição de sua existência. O mundo no qual transcorre a vita activa consiste em coisas produzidas pelas atividades humanas; mas, constantemente, as coisas que devem sua existência exclusivamente aos homens também condicionam os seus autores humanos. Além das condições nas quais a vida é dada ao homem na Terra e, até certo ponto, a partir delas, os homens constantemente criam as suas próprias condições que, a despeito de sua variabilidade e sua origem humana, possuem a mesma força condicionante das coisas naturais. O que quer que toque a vida humana ou entre em duradoura relação com ela, assume imediatamente o caráter de condição da existência humana". Com inspiração no texto de Hannah Arendt indique a afirmação incorreta.
	
	
	
	
	A existência Humana compreende toda a maquinaria, todas as descobertas científicas, as formas de Estado, a constituição da cultura, ou seja, compreende tudo o que é tocado pelo pensamento e pela mão do homem.
	
	
	O que reside, o que mora dentro das máquinas, o que habita o mundo artificial é a realidade humana.
	
	
	A negação da espontaneidade do tempo se estabelece na negação da naturalidade, do isolamento e da abstração do homem.
	
	
	A civilização resulta do acumulo do viver originado na relação entre informação e formação, é ao mesmo tempo forma e conteúdo, sempre em um efetivo laço entre pensamento, conhecimento e linguagem.
	
	
	A existência humana é a manutenção da objetividade e da espontaneidade do tempo natural. Formula-se apenas como presente e nega o vivido.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence (LARAIA, 2005; p. 87.)¿ Assim, na contemporaneidade a antropologia busca compreender a logica de vida do outro, esse processo é denominado de:
	
	
	
	
	Determinismo cultural
	
	
	Analogia
	
	
	Etnocentrismo
	
	
	Compreensivismo
	
	
	Relativismo cultural
	
	
	
	CONFERIR E ENCAMINHAR

Outros materiais