Buscar

Arquitetura e Urbanismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Ref.: 201608236034
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Existem muitas metodologias de projeto arquitetônico, porém todas tem em comum a necessidade de montar um processo de escolhas e problematização para obter espaços e edificações que equilibram função forma e estrutura. Quais são as três etapas do Projeto Arquitetônico?
		
	 
	PROGRAMA - PARTIDO e PROTÓTIPO OU PRODUTO FINAL.
	
	PARTIDO - PROTÓTIPO- MAQUETE
	
	PROGRAMA - PROBLEMA E-SOLUÇÃO
	 
	PROGRAMA - PARTIDO E DESENHO
	
	FUNÇÃO - FORMA E ESTRUTURA
	
Explicação: É fundamental entender a sucessão das etapas do projeto independentemente da metodologia.
	
	 
	Ref.: 201608236036
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Por que afirmamos que O PROJETO DE ARQUITETURA deve ser além de correto e construivel adequado e idôneo, para o terreno e programa?
		
	
	Por que o projeto de arquitetura deve ser rápido e partir logo para a primeira opção, diminuindo o custo do projeto, mesmo que surjam surpresas desagradáveis na execução por falta de detalhamento.
	
	Por que podemos dizer que ser correto é o mesmo que completo e é o suficiente.
	
	Todas as opções anteriores estão corretas, deveriam todas serem consideradas no projeto idôneo.
	
	Por que o projeto pode ser único para todos os terrenos e programas semelhantes, como escolas em série, edifícios habitacionais, isso diminuiria o tempo de obra.
	 
	Por que o projeto de arquitetura como escolha de solução para problemas, não pode se contentar com a primeira solução construível, deve ser testada e testada, até encontrar a solução do problema que não crie outros problemas, daí o termo idôneo.
	
Explicação: Eliminar o preconceito da subjetividade como ausência de parâmetro para o projeto arquitetônico, a adequação e idoneidade são mensuráveis e valores claros.
	
	 
	Ref.: 201607992049
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo a NBR-13532, as etapas de execução da atividade técnica do projeto de arquitetura são as seguintes: 1. Estudo de viabilidade de arquitetura. 2. Programa de necessidades de arquitetura. 3. Anteprojeto de arquitetura. 4. Estudo preliminar de arquitetura. 5. Projeto para execução de arquitetura. 6. Projeto legal de arquitetura. 7. Levantamento de dados para arquitetura. Assinale a alternativa abaixo que determina a sequência lógica dessas atividades.
		
	
	1, 2, 7, 4, 3, 6, 5
	
	4, 2, 1, 7, 3, 5, 6
	
	3, 1, 2, 4, 7, 5, 6
	 
	7, 2, 1, 4, 3, 6, 5
	
	2, 7, 1, 4, 3, 6, 5
	
	 
	Ref.: 201607781191
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em relação às técnicas de representação gráfica e as convenções de desenho para a disciplina de arquitetura escolha a opção que melhor define a quantidade de afirmações corretas:
		
	 
	c) Normalmente os planos de corte para arquitetura são realizados acima do nível da laje (aproximadamente 120cm) e com o posicionamento de visão voltadas para baixo.
	
	d) As alternativas letras (a) e (c) estão corretas.
	
	e) As alternativas letras (a) e (b) estão corretas.
	
	b) Linhas cheias indicam sólidos cortados, e graduação de linhas escuras são utilizadas para indicar principalmente paredes. Quanto mais maciço for o elemento, mais grossa será a linha que o representa.
	
	a) Linhas tracejadas indicam sólidos visíveis no plano de visão considerado.
	
	 
	Ref.: 201608365113
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a norma ISO 7730, sobre o conforto térmico: I. O calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo variável com a idade e sexo. II. Este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e vaporação. III. A convecção não depende da temperatura do ar exterior. IV. A radiação depende da temperatura média radiante. V. A evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade. Assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	Apenas II, III e IV estão certas.
	
	Apenas I, II e III estão certas.
	 
	Apenas I, II, IV e V estão certas.
	
	Todas estão certas.
	
	Apenas III, IV e V estão certas.
	
Explicação:
Sobre o CONFORTO TÉRMICO é correto afirmar que o calor produzido no corpo é determinado pelo nível de atividade da pessoa, sendo variável com a idade e sexo., que este calor é trocado com o ambiente exterior por condução, convecção, radiação e vaporação, que a radiação depende da temperatura média radiante e que a evaporação depende da umidade do ar e de sua velocidade.
	
	 
	Ref.: 201608236035
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	São aspectos considerados para a lista de necessidades a elaboração da base do projeto, condicionantes de projetos: Aspectos Humanos,Ambientais, Econômicos, Segurança, Estéticos,Culturais, tecnológicos e Temporais. Qual o nome que se dá a este conjunto de necessidades?
		
	 
	PROGRAMA
	
	PLANO
	
	PARTIDO
	
	CONCLUSÃO
	
	PROPOSTA
	
Explicação: É imprescindível que a associação com a atividade de programação esteja presente na interpretação do processo de projetar.
	
	 
	Ref.: 201607992299
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Com relação a análise do terreno ou sítio de um projeto pode ser afirmar que I. É essencial o mapeamento ou levantamento de campo, que inclui aspectos físicos, históricos, experiências e interpretações do lugar, visto que oferece os critérios para o desenvolvimento do projeto. II. Áreas não urbanizadas costumam ter histórias menos evidentes, por isso não há indicadores suficientes que influenciem o projeto de arquitetura. III. Os levantamentos topográficos podem registrar diferentes níveis do terreno. Diferentes curvas de nível e acidentes topográficos são fatores que podem sugerir maneiras de desenvolver o conceito do projeto. IV. O posicionamento de uma edificação em relação ao sol determina muitos aspectos do seu planejamento. No hemisfério sul, por exemplo, a luz vinda do norte pode gerar uma iluminação constante e homogênea sem necessidade de qualquer tipo de proteção contra a luz do sol. São corretas as afirmações
		
	
	I, II, III e IV
	
	I, III e IV
	
	I e IV, apenas.
	 
	I e III apenas.
	
	I, II e III
	
	 
	Ref.: 201607781194
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Considerando o uso de escalas gráficas marque a alternativa mais correta:
		
	
	a) As escalas gráficas são utilizadas para representar detalhes de projeto, de forma a possibilitar o entendimento de grandes áreas num pequeno espaço de apresentação.
	
	b) O uso das escalas gráficas possibilita a representação de grandes áreas em espaços menores de apresentação e permite dar destaque a detalhes, cortes e vistas em um projeto de arquitetura.
	
	c) O uso de escalas é fundamental na representação cartográfica.
	
	e) Somente a alternativa (c) esta correta.
	 
	d) As alternativas (a), (b) e (c) estão corretas.

Outros materiais