Buscar

ETICA NA SAUDE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina: SDE0083 - ÉTICA NA SAÚDE 
	201407143786
	 
	Ref.: 201407244342
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar__________________________________________________________________________________
		
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens com o fim último de se atingir a felicidade.
	 
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens, os costumes éticos.
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana com o fim último de se atingir a felicidade.
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana.
	
	 
	Ref.: 201408161250
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A Ética antiga foi desenvolvida, sobretudo, por Platão e Aristóteles. Sobre ela, julgue os itens abaixo. 1. A ética de Platão está intimamente relacionada com a teoria dualista dos dois mundos: sensível e suprassensível. 2. Na perspectiva platônica, ser feliz é o mesmo que ser virtuoso, estando o vício ligado à ignorância. 3. O bem moral para Platão consistia em agir de forma equilibrada e sob a orientação da razão. 4. Aristóteles concebia a virtude como o equilíbrio racional, que depende da prática persistente de bons hábitos, já que, para ele, a boa conduta é aprendida. 5. Aristóteles defende que a alma, tendo participado da realidade suprassensível, trás consigo, de forma inata, o conhecimento do Bem. É CORRETO o que se lê em:
		
	 
	1 e 3.
	 
	1, 2 e 4.
	
	3 e 4.
	
	1, 3 e 5.
	
	2, 3, 4 e 5.
	
	 
	Ref.: 201407244127
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates, que elaborou um método que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. Este método é denominado:
		
	
	morada
	 
	maiêutica
	
	virtude
	
	sofista
	
	prudência
	
	 
	Ref.: 201407205830
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
		
	
	morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
	
	a liberdade é acomodação, heteronomia.
	
	a liberdade é ignorância, anomia.
	
	a liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer.
	 
	a liberdade é autodeterminação, autonomia.
	
Explicação:
Em Espinosa a liberdade é autonomia. Em nosso exemplo, representativo da paixão, elencamos a unidade alma-corpo, estabelecendo que podemos ou não nos apaixonar. Mesmo a paixão pode ser evitada, quando se tem consciência da possibilidade de que a mesma aconteça e não se está desejoso dela.
	
	 
	Ref.: 201407955980
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta que estabelece as características da moral.
		
	
	A moral é mais flexível do que a lei, por variar de indivíduo para indivíduo, e afeta diretamente a prestação dos serviços públicos por criar condições para uma ética flexível no atendimento às necessidades básicas da população
	 
	A moral é mutável e varia de acordo com o desenvolvimento de cada sociedade. Ela norteia os valores éticos na sociedade.
	
	A moral resulta do conjunto de leis, costumes e tradições de uma sociedade e é subordinada a ética comportamental definida em regras constitucionais.
	 
	Entende-se por moral, um conjunto de regras consideradas válidas para uma maioria absoluta, que valem-se dela para impor conduta ética aos demais cidadãos.
	
	A ética confunde-se com a moral como um dos parâmetros para a avaliação do grau de desenvolvimento de determinada sociedade e, consequente, padronização da prestação dos serviços públicos comunitários
	
	 
	Ref.: 201408123753
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O pensamento renascentista diferencia-se do pensamento medieval e modifica a relação do homem com o mundo, e dessa maneira influencia no movimento de relação do homem em suas relações éticas. A teoria que fundamenta essa nova relação é:
		
	
	Teoria da Translação: Poder da Igreja de tronar ou destronar um rei.
	 
	Teoria Antropocêntrica: O Homem como o centro do Universo;
	
	Teoria do Mito da Caverna: teoria de Platão: Ética e Política
	
	Teoria Heliocêntrica: O sol como o centro do Universo;
	 
	Teoria teocentrismo: Deus como o centro do Universo;
	
	 
	Ref.: 201407205829
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de:
		
	
	coletivismo ético.
	
	altruísmo ético.
	
	filantropismo ético.
	 
	egoísmo ético.
	
	servidão ética.
	
Explicação:
Assim como Macquiavel defende a existência dos grupos como fortalecimento de preceitos políticos, Hobbes defende que o Homem visa mais a satisfação de suas necessidades individuais. 
	
	 
	Ref.: 201407388277
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
		
	 
	A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
	
	O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
	
	Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
	 
	A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
	
	O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
	
Explicação:
Com Aristóteles, a ética torna-se uma disciplina filosófica. Sua filosofia critica o dualismo ontológico de Platão, isto é, a separação dos mundos sensível e inteligível. Para Aristóteles, existe uma correlação entre ser e bem. O bem se relaciona com a essência de cada coisa.  O objeto da ética consiste em investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana. Segundo Aristóteles, o homem deve contentar-se com o ser e o bem que possui, pois está limitado,essencial e temporalmente, pela sua substância mortal e corruptível. O conceito de realidade, assim, condiciona a formulação da ética aristotélica, dominada por um relativismo radical. Ele considera que toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade.
Aprofundando a busca de conhecimentos universais, Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas um valor também ontológico (parte da Filosofia que estuda o ser em si), considerando-os objetos de pensamento e situados numa dimensão superior ao universo físico percebido pelos sentidos. Desta maneira, a realidade fica dividida, para ele, em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação. A ética platônica gira em torno da aspiração dos homens à felicidade.

Outros materiais